Empresa de Facilities: 6 reais soluções para o crescimento do seu negócio

Como incrementar as margens de seu lucro com uma empresa de facilities? Ela emprega mão de obra especializada em alguns segmentos dentro do negócio ou condomínio. A partir daí, com o foco direcionado e planejamento é possível aprimorar a qualidade de produtos ou serviços incrementando as margens e, direcionando a empresa para um crescimento gradual.

É natural que para o crescimento de uma empresa esforços e energias sejam direcionados para o planejamento, a estratégia e a execução de seu core business. Entretanto, ao ampliar a visão e dar a devida importância aos demais setores é possível chegar a resultados ainda melhores; com a expertise de uma empresa de facilities.

A terceirização de atividades de serviços para uma empresa de facilities confere ao gestor o tempo e foco necessário para as estratégias operacionais, comerciais e de alavancagem, enquanto os processos de sustentação são geridos por uma equipe especializada.

 Dica: Neste link você encontrará muito material prático sobre empresas de facilities, acho que pode ajudar: Contratação de serviços terceirizados – Guia completo: checklist, dicas, dados e gráficos úteis

Soluções com uma empresa de facilities

Facilities oferece no mercado inúmeras soluções importantes para indústrias, escolas, condomínios ou outros segmentos empresariais.

O que ocorre é que, muitas vezes as empresas não pensam em buscá-los, um fator agravante também é uma má experiencia anterior com empresas não idôneas ou com pouca qualidade profissional.

O que dizemos aqui é, vale a pena investir em facilities. Falaremos sobre as 6 principais soluções oferecidas por uma empresa de facilities e de que forma beneficiam o crescimento de sua empresa. Vamos a elas:

empresa de facilities

1. Recrutamento e Seleção com uma empresa de facilities

Os processos de recrutamento e seleção estão entre os processos não operacionais mais importantes para o crescimento de uma empresa, mas também entre os que mais demandam tempo e recursos.

A terceirização de serviços de recrutamento e seleção por uma empresa de facilities é uma maneira muito eficiente de otimizar recursos e reduzir custos, sem mais a necessidade em dispor de tempo para selecionar e avaliar candidatos, em processos seletivos muitas vezes lentos e caros pela maneira que estão sendo conduzidos.

Além disso, a transferência dessa responsabilidade para uma empresa de facilities dá mais qualidade ao processo, com a expertise e o olhar treinado de profissionais qualificados para conduzir assertivamente o recrutamento e seleção de novos talentos que contribuirão com o crescimento da empresa.

2. Recepção através da empresa de facilities

A recepção é o cartão de visitas de uma empresa, afinal é na recepção que se estabelece o primeiro contato de clientes e demais visitantes com a empresa. De modo que essa é a chance única de causar uma primeira-boa impressão.

Desta forma, a terceirização de serviços de recepção por uma empresa de facilities é a melhor alternativa em qualidade, processos ágeis e economia.

Uma boa empresa de facilities dispõe de profissionais com qualificação e treinamento adequados para segmentos como condomínios empresariais, clínicas e consultórios, instituições de ensino, indústrias, shoppings e centros comerciais, e escritórios em geral.

Neste serviço a chave do sucesso são as técnicas de treinamento em recepção para o recepcionista e despertar no colaborador o desejo de recepcionar bem.

3. Apoio administrativo e na produção

A estruturação (ou reestruturação) de processos e estratégias de uma empresa nunca é algo tranquilo de se fazer, sejamos realistas, longe disso! Funcionários acabam com sobrecarga em demasia e o trabalho perde qualidade devido à falta do foco adequado.

É preciso ter em mente que perder qualidade em serviços prestados ou produtos fornecidos só levará a empresa na direção oposta ao crescimento, desta forma é essencial contar com suporte extraordinário para lidar com esse processo.

A empresa de facilities oferece suporte com equipes compostas por:

  • Digitadores;
  • Telefonistas;
  • Copeiras;
  • Auxiliares administrativos;
  • Auxiliares de produção e;
  • Tantas outras funções permanentes ou sazonais.

Dispor de profissionais treinados para dar o apoio necessário no administrativo ou na produção e mesmo em condomínios é algo lucrativo, sem dúvida. Veja mais vantagens investir em terceirização de mão de obra.

 Dica: A oportunidade do trabalho temporário não pode ser esquecida em períodos turbulentos ou sazonais, e na realidade isso acontece muitas vezes por falta de hábito das empresas neste modelo de contratação e até pela correria das rotinas de executivos e gestores.

Trabalho temporário: em tempos de crise 8 ótimas vantagens e o guia completo 

Desta forma, é possível implementar práticas e reestruturar processos sem que as engrenagens sejam prejudicadas ou tenham que parar e, a empresa continue sua jornada rumo ao crescimento e expansão.

4. Limpeza e Conservação

A limpeza e conservação de ambientes é um dos serviços mais importantes para a rotina de qualquer empresa, afinal, é impossível ter produtividade e boa performance em um local desorganizado e sem higiene.

Além disso, o cuidado com o asseio e limpeza do local é fundamental para uma atmosfera saudável e para a imagem da empresa a partir de sua aparência ordenada, limpa e bem-conservada.

Esta é outra frente que pode gerar muitos benefícios à gestão como um todo e às estratégias de crescimento da empresa com a atuação de uma empresa de facilities.

Isso porque a empresa de facilities faz a gestão dos serviços de limpeza e conservação a partir das necessidades e do perfil de cada empresa, utilizando conhecimento técnico, equipe treinada e experiente, e materiais e equipamentos adequados, proporcionando qualidade, economia e eficiência.

Mas, se no seu caso, esse serviço for orgânico vale conferir alguns posts que poderão facilitar a gestão desse serviço que, a rigor deve ter alta qualidade e ao mesmo tempo ser invisível – tudo está sempre lá, pronto para os usuários.

5. Portaria e a empresa de facilities

A falta de controles de entradas e saídas de visitantes, veículos, materiais e até funcionários, pode se transformar em um enorme problema para indústrias, condomínios empresariais e quaisquer outras empresas que tenham grande fluxo de movimentação.

Para se ter ideia, as estatísticas de prevenção de perdas apontam a falta de controle de portaria como um dos grandes responsáveis por prejuízos com perdas por furtos.

Com o suporte e gestão da empresa de facilities é possível implementar rotinas de controles de acesso, procedimentos de conferência, liberações e bloqueios, dentre outros processos igualmente importantes para a manutenção da ordem, segurança e organização.

A empresa de facilities conta com equipe treinada e recursos tecnológicos proporcionando controle, organização e melhora de indicadores financeiros com a diminuição de perdas.

6. Logística

Este é um ponto de muita sensibilidade para empresas do ramo varejista, industrial e de transporte, pois em geral, estão nos processos de logística a causa de grande parte de prejuízos dessas empresas.

Porém, assim como nos processos anteriores, a empresa de facilities também pode atuar na gestão de processos de logística com muita eficiência transformando erros e perdas em qualidade, economia, ganhos e crescimento.

Dentre algumas operações que podem ser terceirizadas pela empresa de facilities estão as de armazenagem, montagem de pedidos, transporte, e carga e descarga.

A influência da empresa de facilities no crescimento econômico de seus clientes

O setor de facilities é um dos que mais tem crescido e ganhado espaço no mercado de terceirizações, e o grande motivo para isso está na expertise, no sucesso na implementação, no controle e gestão de variados processos, como os que vimos aqui.

Entretanto, é preciso esclarecer que somente empresas sérias, idôneas e comprometidas com a qualidade nos serviços conseguem esse feito.

Isso porque, é necessário muito trabalho, empenho e olhos voltados para a inovação no setor. A partir dessas premissas é possível olhar para cada cliente individualmente, identificar e sanar necessidades, transformando-as em bons resultados para a empresa.

Perceba, em cada item tratado nesse artigo, que a economia de tempo e de recursos financeiros estão entre os principais resultados da terceirização de serviços com uma empresa de facilities, dentre outros.

Ou seja, com a contratação de uma excelente empresa de facilities, para além de um bom custo-benefício e qualidade nos serviços, está a oportunidade de transformação na performance e produtividade de colaboradores e gestão.

Como encontrar uma empresa de facilities e focar no crescimento de mercado

Agora que você já sabe os benefícios em contratar uma empresa de facilities, precisa saber sobre alguns cuidados que não podem ser dispensados no momento da contratação.

  1. Faça uma pesquisa criteriosa: dê prioridade para empresas com experiência de mercado e boa reputação. Peça referências à alguns clientes, fornecedores e avalie o histórico.
  2. Verifique questões legais: certifique-se quanto à questões trabalhistas, tributárias e processuais para não correr riscos e evitar problemas no futuro. Peça a documentação cadastral e certidões negativas para eliminar qualquer dúvida.
  3. Atenção à valores abaixo da média: nenhuma empresa de facilities poderá oferecer um leque de serviços com o mínimo de qualidade em suas práticas por valores abaixo do praticado. Nenhuma empresa faz milagres, isso é indicativo de desorganização, falta de qualidade e até irregularidades fiscais e sociais. Solicite sempre a abertura dos custos.
  4. Entenda os serviços e as suas necessidades: procure entender no detalhe todos os serviços que a empresa de facilities oferece, assim como tenha em mente quais são as suas reais necessidades e como a empresa de facilities poderá ajudar na implementação, organização e manutenção de processos.

Neste artigo, vimos que a escolha de uma boa empresa de facilities pode ser o suporte necessário ao crescimento empresarial a partir de um olhar mais cuidadoso e estratégico aos setores não operacionais que servem de sustentação ao coração do seu negócio.

Conheça a forma operacional que será entregue: no Grupo Iron visitas ao cliente e supervisões operacionais são documentadas de forma eletrônica e através de GPS, assim os registros têm localização, dia, horário, duração e que ações foram tomadas. Maior eficácia e transparência nas inspeções nos postos, e mais, todos os relatórios estão online para o cliente.

Faça uma boa parceria e aposte no crescimento de sua empresa!

Nós do Grupo Iron, estamos há 30 anos no mercado de facilities e outras terceirizações, oferecendo serviço de qualidade e contribuindo com o crescimento de nossos clientes.

Somos certificados em qualidade com o selo ISO 9001 e o Certificado de Regularidade em Segurança – CRS, ambos, desde 2002.

Nossos esforços estão voltados para a excelência na prestação de serviços, satisfação e fidelização de nossos clientes; portanto, conheça nossos índices de qualidade e os depoimentos de nossos clientes.

O Grupo Iron é uma das melhores empresas de facilities e segurança patrimonial em Campinas, Jundiaí e todo o estado de São Paulo.

Entre agora em contato. Nosso time de especialistas está de prontidão para te ajudar!

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)