Quais são as vantagens para sua empresa investir em terceirização de mão de obra?

Tendência mundial, a terceirização de mão de obra passa a ser cada vez mais adotada pelas empresas, por possibilitar o foco no que verdadeiramente dará maior retorno aos negócios.

Está na dúvida entre terceirizar algumas atividades de apoio na sua empresa ou manter a equipe atual própria da organização? Então esse post foi feito para você!

Nele iremos abordar brevemente o que é terceirização de mão de obra e alguns serviços que podem ser terceirizados e, mais profundamente, os benefícios que sua empresa terá com a terceirização de mão de obra.

A terceirização de mão de obra diz respeito à contratação dos serviços de uma corporação por outra empresa.

Essa empresa passa a não ter qualquer vínculo com os funcionários que irão executar tais serviços, delegando-se também a responsabilidade pela gestão e acompanhamento desses colaboradores à empresa de mão de obra terceirizada.

A mão de obra terceirizada envolve as mais diversas categorias profissionais, tais como:

  • Segurança privada;
  • Atendimento em portaria e recepção;
  • Limpeza industrial, de escritórios e comércio;
  • Jardinagem;
  • Zeladoria;
  • Trabalhadores temporários, dentre muitas outras possibilidades.

Continue conosco até o final do texto!

Contratar uma empresa de mão de obra terceirizada tornou-se uma prática bastante comum em corporações de vários segmentos não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

Isso se deve ao fato de que a terceirização de mão de obra viabiliza a otimização de processos e o controle de custos, os quais são essenciais para uma corporação sobreviver no cenário atual caracterizado por concorrência acirrada e maior da exigência dos clientes .

Saiba mais sobre esses e outros benefícios a seguir!

Quais os maiores benefícios da terceirização da mão de obra?

Vejamos quais as maiores vantagens em contratar mão de obra terceirizada para sua empresa. Detalharemos em profundidade as principais.

vantagens em terceirizar mão de obra

Otimização do tempo dos gestores, viabilizando o foco no core business

A contratação de uma empresa de mão de obra terceirizada gera uma otimização no tempo dos gestores, uma vez que será deixado a cargo da empresa contratada todas as responsabilidades relacionadas á prestação dos serviços.

Como por exemplo, o recrutamento, a seleção, a admissão, os treinamentos dos funcionários em questão e acompanhamento dos serviços prestados.

Essa otimização do tempo dos gestores permite que eles foquem seus esforços na estratégia e no core business da empresa, ou seja, o foco será aquilo que verdadeiramente dará um maior retorno aos negócios.

Melhor direcionamento de investimentos com a terceirização de mão de obra

Da mesma forma que os gestores da sua organização podem dedicar mais tempo a projetos que agregam valor para a estratégia da empresa, ao se contratar uma prestadora de serviços que forneça soluções completas e qualidade na sua área de atuação, é possível priorizar a realização dos próprios investimentos, com maior eficácia no direcionamento dos recursos disponíveis.

Especialistas em cada uma das etapas da operação a sua disposição

Outra vantagem de contratar uma empresa de mão de obra terceirizada especializada em determinadas atividades é poder contar equipes de profissionais experientes e continuamente treinados.

Esses profissionais possuem expertise e conhecimento técnico específico para exercer cada função da cadeia de fornecimento do serviço – desde seu planejamento e o recrutamento e seleção dos funcionários que serão alocados na sua empresa, até sua execução, gestão e implantação de melhorias.

E quando estamos falando da operação propriamente dita talvez você se interesse em baixar gratuitamente.

Acompanhamento e supervisão constante dos serviços pelos inspetores da empresa de mão de obra terceirizada

Um profissional irá supervisionar ativamente os funcionários alocados na sua empresa para verificar o andamento e qualidade dos serviços executados, além de fornecer treinamento in loco.

A empresa de mão de obra terceirizada deverá fornecer um pronto atendimento das suas solicitações e necessidades, com total suporte à organização que a contratou. 

Se não houvesse a terceirização da mão de obra, tal acompanhamento teria de ser feito por alguém da sua própria empresa, que muitas vezes por possuir outras funções não é capaz de dedicar tanto tempo para essa finalidade.

Praticidade e agilidade na substituição de funcionários

Ao contratar uma empresa de mão de obra terceirizada, caso seja necessária a substituição de um profissional seja por faltas por afastamento médico, férias, licenças ou até mesmo a substituição de um colaborador que não esteja tendo um bom desempenho, tal substituição acontecerá de forma ágil e prática.

E ainda, a substituição irá ser realizada sem custo adicional ao valor estabelecido por contrato, e sem interferir no andamento dos processos da contratante.

Quando a mão de obra é da própria empresa, a mesma terá de fazer alguma adequação temporária ou, a depender do caso, um novo processo de contratação.

Esse novo processo de contratação, a terceirização de mão de obra, terá um custo para a empresa, assim como demandará algum tempo dos gestores ou equipes, podendo esse tempo ser ainda maior quando há dificuldade de se encontrar um substituto adequado.

Facilidade de organização e controle de custos com a terceirização de mão de obra

Quando a empresa opta pela terceirização de mão de obra, um contrato é firmado especificando o escopo de colaboradores, equipamentos fornecidos e o valor mensal da prestação do serviço em questão.

Então, neste preço também estarão inclusos gastos como férias, cobertura de faltas e substituição de funcionários.

Isso contribui para que haja uma maior previsibilidade dos custos para a empresa contratante – não há variação no valor mensal.

Isso acontece por exemplo, na necessidade de manutenção de um equipamento ou dispensa de algum colaborador. Essa previsibilidade dos gastos facilitará o gerenciamento de custos.

Veja que sua empresa terá muitos benefícios com a terceirização de mão de obra. E então, vai conseguir ficar fora desta tendência?

Para você aderir definitivamente essa ideia elaboramos uma planilha simples e inteligente com checklists, gráficos muito funcionais e dicas que vão facilitar e ajudar muito no seu processo de contratação de terceirização de mão de obra.

Com esta planilha você vai conseguir monitorar tudo e acertar em cheio, vale a pena baixar gratuitamente!

O que uma empresa de terceirização de mão de obra não pode deixar de entregar?

Vamos falar de forma rápida os principais pontos de atenção na contratação de uma empresa de mão de obra e o que ela deve entregar.

  • Plena atenção e critérios no recrutamento de pessoal especializado;
  • Foco em resultados do trabalho operacional;
  • PRESENÇA operacional junto a equipe e estreito relacionamento com o cliente;
  • Rígidos procedimentos operacionais;
  • Ferramentas de tecnologia;
  • Medição de desempenho;
  • Excelência na qualidade;
  • Alto índice de fidelização de clientes;
  • Avaliação criteriosa da satisfação do cliente conjunta e mensal;
  • Transparência e idoneidade.

Evite a responsabilidade subsidiária do inadimplemento trabalhista, exija comprovantes de recolhimentos de INSS e FGTS nominal dos funcionários e extratos de deposito de FGTS.

Saiba mais sobre o Grupo Iron

Aqui no Grupo Iron nossos esforços estão voltados na excelência da prestação de serviços e na alta fidelização de nossos clientes.

Possuímos Certificação de Qualidade ISO 9001 desde 2002 – confiança na excelência na prestação de serviços. Certificações são por si só forte indicio de competência e segurança

O Grupo Iron é uma das melhores empresas de serviços de mão de obra e segurança, portaria e limpeza em Campinas e região como também é uma das melhores empresas de segurança, portaria e limpeza em Jundiaí no estado de São Paulo.

Como você pode conhecer melhor nosso trabalho:

Espero que este conteúdo tenha sido útil a você, compartilhe e deixe seu comentário isso nos ajuda a criar outros posts de seu interesse!

Nós do Grupo Iron, com quase 30 anos de experiência e reconhecimento de mercado, estamos prontos a ajudá-lo e se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar.

Veja alguns links que podem lhe interessar:

cta-final-de-conteudo

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)