Como projetar portarias mais seguras e protegidas de invasões: projete ou melhore a segurança da portaria já existente

Portarias são o principal acesso do local e os cuidados devem ser reforçados, tal qual a atenção em sua estruturação. Uma portaria precisa atender com eficácia às necessidades de sua utilização e ser o elo de segurança em condomínios, empresas ou outros segmentos. Saiba como projetar portarias mais seguras ou melhorar, e muito, a segurança da sua portaria já existente.

Quando pensamos em segurança, as portarias estão entre os pontos mais sensíveis, visto tratar-se do acesso principal.

Portarias de condomínios, empresas ou indústrias têm diferentes demandas e públicos, muitos detalhes são essenciais para seu bom funcionamento, e por vezes pode ser desafiador encontrar a melhor maneira de montar esse organismo.

A ausência de procedimentos e sistema de controle de acessos, além de estrutura física mal arquitetada com foco somente na estética, são responsáveis por falhas que comprometem a funcionalidade e a integridade do local e de pessoas.

Dessa forma, existem perguntas importantes a se buscar respostas:

Como projetar portarias mais seguras?

Qual a melhor estrutura de funcionamento de uma portaria?

É possível melhorar a portaria existente?

Pensando nessas e outras perguntas, selecionamos as principais informações para te ajudar a projetar uma portaria segura, ou até mesmo, melhorar a eficiência da sua portaria atual.

Fique conosco e aproveite a leitura.

portaria segura

Mas, antes de mais nada, vou deixar um material muito útil para que você possa fazer uma análise crítica de quão segura está sua portaria hoje.

Como resultado, acredito que sem ele em mãos este post não conseguirá atingir seu objetivo maior que é ajudar a manter uma portaria segura de invasões.

Trata-se de um checklist inteligente de 35+ pontos de segurança na portaria, além de gráficos, situações e ações práticas para tornar portarias mais seguras e protegidas, vale a pena baixar e aplicar o material neste link.

Qual a importância da portaria e quais as diferenças entre as operações da portaria de condomínio e portarias industriais

Antes de falarmos sobre os pontos cruciais da implantação de um processo de portaria, é relevante destacar o porquê ela é um instrumento importante.

Na prática, a função e importância de uma portaria está no controle do fluxo de pessoas, veículos, documentos, equipamentos e outros, identificando e impedindo o trânsito não autorizado no ambiente.

Assim, portarias são pontos complexos de um empreendimento e estão sempre na linha de frente em se falando da organização, procedimentos e na segurança que ela promove.

Veja então, que ter projetos de portarias para condomínios ou empresas é essencial, e atualizar seus processos existentes também. Controle de acesso: saiba o porquê esse processo é tão importante para a segurança.

Para você ter uma ideia, a portaria é um dos locais mais visados por criminosos, sendo cada vez mais necessário o investimento em ferramentas de prevenção e segurança. Além de criação de manual de segurança de condomínios e indústrias.

Embora o objetivo do projeto de uma portaria segura seja sempre o mesmo: controle e organização, é preciso considerar que existem diferenças que estão no foco de suas atividades e com isso, nos procedimentos de portaria de um condomínio ou de uma empresa.

As portarias de condomínios versus portarias industriais por exemplo, tem públicos e rotinas bem diferentes.

A portaria de condomínio controla o fluxo de pessoas, visitantes e prestadores de serviços. Recebe encomendas e correspondências e garante a ordem no local.

Ao projetar portarias mais seguras em condomínios considere que a entrega de mercadorias deve ser feita somente em local autorizado, se possível, em um acesso específico para recebimentos, com a identificação do entregador.

Defina horários de atendimento, regras para pequenos recebimentos, assim como a conduta e orientações para os porteiros durante o trabalho.

A portaria industrial tem responsabilidades similares, e outras bem diferentes que estão de acordo com o segmento da sua atividade fim.

Assim, a solução de como projetar portarias mais seguras e protegidas para indústrias envolve:

  • Monitoramento da atividade de caminhões;
  • Entradas e saídas de mercadorias no pátio como componentes, matérias-primas e outros materiais que são inspecionados, registrados e encaminhados;
  • Revista na entrada e saída de maleta, bolsa, pacote, caixa de ferramentas e outros, admitindo somente os itens em conformidade com as normas da empresa;
  • Fiscalização eletrônica por meio de detectores de metais, se necessário;
  • O controle de acessos às demais dependências da empresa.

Importante avaliar a necessidade, em portarias de modo geral, da presença do vigilante de apoio ao lado externo, nos portões de serviço, para reforçar a segurança no acesso. 

Talvez ajude conhecer mais sobre ótimas razões para contratar um vigilante. Repito, o vigilante tem um papel importante no apoio a portaria.

Sendo assim, como já falamos, a diferença estará sempre no foco da  atividade principal do local, e é fundamental que a portaria atenda às suas necessidades levando isso em consideração.

Entretanto, contar com uma portaria protegida e segura, que atenda às exigências do local, dependerá dos critérios utilizados na hora de montar o seu projeto.

Não faz ideia de como projetar uma portaria mais segura? Calma, vamos te mostrar, mas antes temos que falar da ação criminosa através da portaria!

A ação criminosa acontecendo a partir das portarias

Criminosos costumam invadir o local planejado para o crime, dominar a portaria e ter maior controle da situação enxergando toda a movimentação interna e externa.

Invasões criminosas são facilitadas em função de:

  • Falta de estrutura adequada e recursos tecnológicos (veja o checklist de portaria segura já mencionado);
  • Falhas ou desconhecimento dos procedimentos de segurança e portaria, inclusive pelos usuários;
  • Falhas com as operações de portaria e de controle de acesso em função de desatenção, despreparo, negligência ou ingenuidade;
  • Falta de efetivo de vigilância patrimonial presente na área de portaria.

Tudo o que é preciso saber na hora de projetar portarias mais seguras ou melhorar a já existente

Para um bom projeto de portaria de condomínio ou portaria industrial, é preciso ter em mente a importância da segurança.

Isso porque muitas vezes a maior preocupação acaba sendo com fachadas bonitas, em que a proteção será adaptada à segurança, e não o contrário.

Claro que é importante que o local tenha uma boa estética, aspecto bonito e convidativo. Afinal, aparência também é um fator muito importante para o empreendimento.

Porém, nada adianta a beleza do local se este não oferecer a tranquilidade e segurança necessária para se viver ou trabalhar.

Dispor de portaria é sinônimo de otimização, proteção e prevenção, e para um local se beneficiar de todas as vantagens dessa estrutura é preciso considerar os seguintes pontos em um projeto de guaritas de segurança:

1. Tenha uma boa estrutura física da portaria

Este é um dos pormenores mais importantes. É fundamental que fatores como os acessos e visibilidade sejam muito bem avaliados, de modo a atender aos objetivos do projeto de uma portaria segura de invasões.

Os portões precisam ser funcionais, mas o seu design não pode comprometer sua funcionalidade. Portões com grades retangulares, assim como colunas ou pilares em certos locais, podem comprometer a visão, deixando o acesso vulnerável.

Projetos de guarita de condomínios ou empresas devem zelar pela segurança, mas também precisam ser suficientemente operacionais, com abertura para recebimento de entregas e saída protegida. Recomenda-se o uso de vidros blindados e com visão de dentro para fora.

2. Conte com boas práticas de monitoramento e controle de acessos

Por mais segura que a estrutura física da portaria seja, ela não poderá ser a única forma de controle e impedimento.

A implantação de um sistema de controle de acessos é essencial para a proteção do local.

Uma das principais funções do controle de acessos de condomínio, indústria ou qualquer outro tipo de empreendimento, é o monitoramento do fluxo de entradas e saídas através de processos padronizados adequados ao ambiente.

O controle de acesso deve ser executado por profissional especializado em serviços de portaria, ter sistema de câmeras para acompanhamento e registro de imagens, e outros meios eletrônicos como cancelas e catracas.

3. Invista em tecnologia e equipamentos de segurança

Entenda que, para acertar em como projetar portarias mais seguras, não investir em tecnologia e bons equipamentos de segurança para condomínios, escolas ou empresas será um tremendo erro, e o preço pode ser alto.

Um bom projeto de portaria precisa contar com toda infraestrutura possível, como alarmes, câmeras, monitores, cercas elétricas, sistemas de cadastro e uma boa rede de comunicação interna.

Com boas ferramentas, os profissionais responsáveis pela portaria podem executar um serviço de melhor qualidade, resultando em tranquilidade e satisfação de moradores ou usuários.

4. Crie normas e padronize processos

Normas e procedimentos são indispensáveis em um projeto de implantação ou melhoria de uma portaria protegida de invasões, sem eles o ambiente estará sujeito à desorganização, falhas de segurança e insatisfação de usuários.

Desenvolva procedimentos de portaria de condomínio ou empresa para entrada e saída de visitantes e prestadores de serviços. Com o acesso permitido mediante cadastro e autorização expressa.

Treine funcionários na utilização de equipamentos e na execução de procedimentos de portaria, conscientize condôminos e usuários.

A função de uma portaria é otimizar a operação do local com bons controles, direcionamento e prevenção. Estar atento a todos estes pontos é garantia de segurança contra invasões.

Você sabe como está a segurança de sua portaria?

Podemos perceber que a segurança da portaria deve ser uma das maiores prioridades do empreendimento. Vimos até aqui os principais pontos de melhoria ou implantação, sua importância e funcionamento.

E com tudo isso em mente, como vai a sua portaria? Ela é segura? Atende de modo eficiente as necessidades do condomínio ou da empresa?

Calma, não diga nada ainda, antes de pensar sobre essas perguntas, responda de maneira objetiva ao checklist de portaria protegida que mencionamos no início deste post e descubra se a sua portaria é ou não segura. Clique abaixo:

Sua portaria estará segura ao considerar pontos de riscos e medidas preventivas. Podemos citar alguns deles de forma bem genérica:

  • Porteiros são orientados a não deixarem seus postos e a manterem a atenção em suas atividades? Isso é realmente seguido?
  • Porteiros têm instruções rígidas para manter a portaria trancada permanentemente?
  • A portaria permite uma ótima visão de todo derredor sem pontos cegos?
  • A portaria é informatizada com sistemas de controle de acesso, alarmes, CFTV e comunicação?
  • Há treinamento de procedimentos, conscientização e comprometimento dos profissionais de portaria?

Veja que não é tão simples assim manter a qualidade e segurança dos serviços de portaria, e isso pode ser um problema, e é importante resolver essas questões o quanto antes.

A segurança de um empreendimento tem incontáveis pormenores. A tecnologia evolui diariamente, assim como estratégias criminosas, e é preciso estar sempre alguns passos à frente para se resguardar de invasores.

Entretanto, a implementação ou a melhoria de uma portaria não precisa ser um assunto tão complexo se tratado por especialistas. Vamos saber mais sobre isso.

Como os serviços de portaria e controle de acesso podem ajudar no projeto de portarias mais seguras e protegidas

Agora que chegamos na etapa final deste artigo e acho que você já deve ter respondido ao checklist de portaria segura, vamos voltar àquelas perguntas:

A portaria de seu empreendimento é segura?

Ela atende de modo eficiente todas as necessidades do condomínio ou empresa?

Se há respostas negativas considere a ajuda de uma empresa especializada em serviços de portaria e controle de acessos com foco total na sua necessidade saber como projetar portarias mais seguras a invasões.

Além disso, a contratação de uma empresa de portaria e controle de acessos proporcionará muitos benefícios como:

  • Um serviço com qualidade, expertise e recursos, feito por profissionais treinados e capacitados para as demandas que um serviço de portaria exige;
  • Economia de tempo e dinheiro, com a empresa responsável pela contratação, treinamento e gerenciamento dos funcionários alocados na função;
  • Liberdade ao empreendedor para direcionar energias para o foco de seu negócio.

Com experiência de quase 30 anos de atuação em serviços de segurança, portaria e limpeza, o Grupo Iron oferece soluções personalizadas que resultam em qualidade e eficiência para seu empreendimento.

Somos referência no mercado com 44% dos clientes há mais de 10 anos conosco e índices de satisfação de clientes chegando bem perto mesmo de 100%.

Entre em contato conosco, conheça nossa equipe e solicite um orçamento. Será um prazer atendê-lo e, antes de tudo, poder tirar todas as suas dúvidas.

O que você achou do nosso conteúdo? As dicas te ajudaram? Gostou do nosso Checklist 35+ pontos de segurança para uma portaria mais protegida? Deixe seu comentário, ele nos ajuda a fazer conteúdos ainda melhores.

2 comentários em “Como projetar portarias mais seguras e protegidas de invasões: projete ou melhore a segurança da portaria já existente”

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)