Serviços de vigilância: 21 principais perguntas e soluções na segurança terceirizada

Os serviços de vigilância visam prevenir e proteger as pessoas e o patrimônio contra crimes e acidentes. Porém, é fundamental, antes, compreender todos os aspectos, para fazer a melhor contratação.

Qualquer empresa, indústria, condomínio e mesmo escolas podem se beneficiar muito em contratar um vigilante terceirizado.

Em tempos e lugares cada vez mais inseguros, é mandatório buscar meios de manter o local e integridade física das pessoas protegidos contra riscos e ameaças.

Apesar dessa certeza, muitas dúvidas ainda existem sobre como contratar serviços de vigilância, como funcionam, quais cuidados tomar, e mais uma infinidade de questões, que precisam, sim, ser respondidas.

Para te ajudar nessa decisão, preparamos um artigo que responde às 21 principais perguntas sobre a contratação dos serviços de vigilância, e como aproveitar o que de melhor oferece a terceirização, além da segurança, claro.

Você vai encontrar neste artigo:

1. O que são os serviços de vigilância?

Serviços de vigilância, por meio de estratégias de prevenção, tem por objetivo garantir a proteção de pessoas e patrimônio, dentro dos limites do local vigiado, sejam eles públicos ou privados; urbanos ou rurais.

Dessa forma, os serviços de vigilância pretendem gerar um estado de ausência de risco, utilizando recursos humanos, equipamentos e táticas eficientes.

Serviços de vigilância

2. Quais são as funções do vigilante patrimonial?

O vigilante patrimonial é um profissional habilitado por um curso de formação e registrado no Departamento de Polícia Federal, ele é um funcionário de uma empresa terceirizada de segurança.

As principais funções do vigilante patrimonial são:

  • Controlar a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais do local;
  • Identificar e orientar visitantes à seus devidos destinos dentro da propriedade;
  • Fazer a ronda nos locais de sua responsabilidade;
  • Inspecionar os acessos para garantir que estão fechados e seguros;
  • Prevenir incêndios;
  • Monitorar câmeras de segurança;
  • Fazer a escolta de pessoas e bens;
  • Prestar primeiros socorros;
  • Tomar as ações cabíveis e acionar autoridades em caso de ameaça iminente.

3. O que o vigilante patrimonial não pode fazer?

Embora o vigilante patrimonial tenha por objetivo proteger e manter a ordem no local, existem alguns limites que ele não pode atravessar, como:

  • Fazer interrogatórios e revistas;
  • Constranger pessoas sem evidências de terem cometido um crime;
  • Bloquear o acesso de pessoas apenas por sua aparência.

Veja que, qualquer imprudência ou negligência, pode não apenas colocar o local em risco, como gerar outros agravantes.

4. Como funciona a terceirização da vigilância patrimonial?

Os serviços de vigilância são prestados por uma empresa terceirizada de segurança mediante um contrato firmado entre as partes.

A empresa terceirizada de segurança deve dispor de conhecimento, equipamentos e funcionários para o trabalho, assim como fazer a gestão desses recursos para garantir o cumprimento do trabalho contratado e a satisfação do contratante.

Portanto, funciona como uma locação de mão de obra onde os funcionários são exclusivos e de acordo com o perfil solicitado, e todo o trabalho é formatado com base em análise do cenário local e as necessidades do contratante.

5. Existe alguma fiscalização para a atividade de segurança terceirizada?

Sim. Os serviços de vigilância são regulamentados pela Lei Federal n⁰ 7.102, de 20 de junho de 1983 e fortemente fiscalizados pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Polícia Federal.

Além disso, é obrigatório aos profissionais a habilitação da Carteira Nacional do Vigilante e sua renovação periódica.

6. Quais principais cuidados devem ser tomados ao terceirizar serviços de vigilância?

Na hora de terceirizar os serviços de vigilância, assim como outros serviços, alguns cuidados básicos são necessários:

  • Busque empresas qualificadas e reconhecidas no mercado;
  • A empresa terceirizada de segurança deve ser transparente. Embora isso pareça óbvio, existe algo errado em uma empresa que não responde a todas as suas dúvidas, ou não é clara em sua forma de trabalho;
  • Desconfie de preços abaixo do praticado no mercado. Fuja de empresas assim. Peça sempre a abertura dos custos, compare e questione.
  • Perigo e segurança não tem folga. A empresa terceirizada de segurança deve fornecer proteção 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • Os vigilantes patrimoniais devem possuir qualificação e receber treinamento constante;
  • Os vigilantes patrimoniais devem passar por avaliações que atestem sua capacidade técnica e emocional para o trabalho.

Isso é o mínimo, não abra mão disso.

7. Serviços de segurança terceirizada precisam de alguma certificação?

Sim. Os serviços de vigilância só podem ser prestados por empresas que tenham os seguintes certificados:

  • CRS – Certificado de Regularidade em Segurança;
  • Autorização de funcionamento publicada no Diário Oficial da União;
  • Carteira Nacional do Vigilante, para os profissionais da segurança;
  • Certificação de Qualidade ISO 9001 (não obrigatória, mas altamente recomendável).

 Saiba o porquê as empresas de facilities com ISO 9001 tem mesmo mais vantagens.

Lembrando que essas certificações devem ser periodicamente renovadas e são específicas para os serviços de segurança patrimonial.

8. Como saber se é necessária a contratação de vigilância armada?

Para a contratação dos serviços de vigilância armada é importante analisar alguns fatores primeiro, como:

  • O tipo da propriedade: Condomínio, empresa, escola, indústria, comércio etc.;
  • Nível de criminalidade da região;
  • O local já foi alvo de ameaças ou invasões;
  • Os locais vizinhos utilizam segurança armada.

Se esses quatro fatores são de risco, os serviços de vigilância armada podem ser necessários.

Porém, a vigilância armada é um pouco mais complexa, e precisa de um projeto mais robusto e detalhado, que apenas uma ótima empresa terceirizada de segurança pode prover.

9. Quais as principais vantagens e desvantagens de terceirizar os serviços de vigilância?

As principais vantagens da terceirização dos serviços de vigilância são:

  • Foco na atividade: seja uma indústria, escola, hospitais, empresa ou condomínio, é importante que gestores ou administradores tenham o olhar direcionado à expansão e funcionamento das operações.
  • Otimização e produtividade: não há como separar um do outro, pois com as atividades direcionadas, a sobrecarga de tarefas e preocupações são eliminadas, assim o tempo e as execuções tornam-se mais produtivos.
  • Expertise: a terceirização dos serviços de vigilância proporciona um serviço de maior qualidade, dada a especialização da empresa contratada.
  • Economia: um ambiente mais seguro se torna mais econômico, com menos riscos de prejuízos por roubos e danos. Além da redução na folha de pagamento, que é o primeiro reflexo.

E quanto às desvantagens? Elas existem?

Sim, porém, tudo depende dos cuidados tomados na contratação.

  • Dependência: ao terceirizar uma atividade, o controle desta passa à terceirizada. Contudo, uma empresa terceirizada de segurança séria manterá uma comunicação clara e objetiva, sem prejuízo à identidade do contratante.
  • Fiscalização: cabe dizer que qualquer contrato deve ser fiscalizado, principalmente em um no qual é transferido o poder de execução de uma atividade tão importante como a segurança.

Saiba muito mais, Serviços terceirizados: o que você ainda não sabe e precisa conhecer, um guia completo para quem já terceiriza ou ainda não!

Note que, quanto às desvantagens, um contrato bem feito, com objetivos delimitados e conscientes, fechado com uma empresa séria e comprometida, dificilmente causará algum impacto.

10. Como funciona o contrato de terceirização de segurança e quais os pontos de maior atenção?

O contrato de terceirização de segurança é como qualquer outro contrato de prestação de serviços. O que muda são algumas cláusulas. Porém, a atenção e o cuidado devem ser os mesmos.

Pontos de maior atenção em um contrato de terceirização de serviços de vigilância:

  • Detalhamento do serviço contratado;
  • Suporte e presença da supervisão;
  • Definição do perfil dos funcionários da equipe;
  • Quanto às obrigações tributárias e trabalhistas;
  • Quanto ao fornecimento de materiais, equipamentos e recursos;
  • Quanto aos honorários e prazos de pagamento;
  • Obrigações do contratante;
  • Validade do contrato e rescisão contratual.

Saiba muito mais, Contrato de terceirização: a contratação + o contrato tenha todos os cuidados.

11. Quais são as responsabilidades do contratante ao terceirizar a segurança?

A responsabilidade começa na contratação da terceirizada de segurança, ou seja, se não houver critério na escolha, erros e descumprimentos de obrigações são refletidos na contratada, que se torna responsável subsidiária.

O contratante deve assegurar boas condições de trabalho aos funcionários terceirizados, sem nenhuma distinção de seus colaboradores, assim como respeitar o vínculo da terceirizada com os vigilantes.

Em suma, o contratante deve cumprir conscientemente as cláusulas do contrato e nunca deixar de fiscalizar se a contraparte está sendo igualmente cumprida.

12. Quem contrata os funcionários para os serviços de vigilância e quais os cuidados necessários?

A empresa terceirizada de segurança é a responsável pelo recrutamento, seleção, contratação, treinamento e gestão dos funcionários disponibilizados para o trabalho.

A terceirizada de segurança deve seguir critérios rígidos para avaliar as aptidões técnicas, psicológicas e físicas, assim como averiguar experiências anteriores, documentação e algum possível impedimento como ficha policial.

Também, os pagamentos salariais e recolhimentos de encargos são de responsabilidade da empresa contratada, assim como toda a gestão da equipe e reposições de funcionários, caso necessário.

13. Como são preparados os funcionários das empresas de segurança terceirizada?

A empresa terceirizada de segurança deve fornecer treinamentos e reciclagens constantes aos funcionários, para garantir a aplicação de técnicas atualizadas e o cumprimento de leis e normas.

Os vigilantes são preparados com os seguintes conhecimentos:

  • Técnicas de vigilância;
  • Defesa pessoal;
  • Uso de armas e munições;
  • Gerenciamento de crises;
  • Combate ao crime organizado;
  • Sistema de segurança pública;
  • Primeiros socorros;
  • Relações humanas no trabalho;
  • Prevenção e combate a incêndio;
  • Noções de segurança eletrônica.

14. O contratante pode tratar diretamente com os vigilantes patrimoniais terceirizados?

Não. De forma geral o contratante não poderá solicitar ao funcionário terceirizado atividades que não sejam as combinadas em contrato.

Assim como também não pode interferir em nenhuma decisão trabalhista, uma vez que o vínculo trabalhista está entre o vigilante e a terceirizada de segurança.

15. Quem é responsável por indenização em caso de acidente com um vigilante patrimonial terceirizado?

É necessário avaliar primeiro de quem é a responsabilidade ou risco: se da empresa de segurança por ter sido relapsa com a execução do trabalho, ou da contratante por não ter oferecido condições salubres de trabalho.

Além disso, aqui também entra a responsabilidade subsidiária caso a empresa de segurança terceirizada não cumpra a sua parte.

16. Contratar segurança terceirizada é mais barato do que ter os próprios funcionários?

A terceirização no geral, é sim, financeiramente vantajosa, pois dá mais estabilidade ao orçamento, que não terá surpresas com custos extras de folha de pagamento, materiais ou manutenções.

Entretanto, é preciso chamar a atenção para a questão da terceirização dos serviços de vigilância.

Somente empresas autorizadas podem exercer esse tipo de serviço.

Se uma empresa, por exemplo, deseja ter um serviço de segurança orgânico, ela precisará da autorização e de um alto investimento financeiro, e se um dos objetivos é a economia, essa não é a melhor escolha.

Portanto, sim. Contratar segurança terceirizada é mais barato.

Contudo, tenha atenção. Muito cuidado na escolha, lembre que o barato pode sair caro, e não opte pela terceirização apenas pensando em cortar custos.

17. Quais os sinais de que pode haver algo de errado com a empresa de serviços de vigilância?

Os três pontos abaixo, são os principais indícios de que algo está errado.

  • Alta rotatividade de funcionários;
  • Reclamações de atrasos nos pagamentos de salários;
  • Pendências ou pagamentos em atraso dos impostos trabalhistas que devem ser apresentados ao contratante.

18. Como saber se uma empresa terceirizada de segurança não é clandestina?

Em primeiro lugar, com empresas clandestinas de segurança, o risco pode ser opcional, mas antes conheça todos eles.

Certifique-se da legalidade através da apresentação de documentos que comprovem credenciamento e autorização de funcionamento, assim como a situação legal, financeira e tributária da empresa.

Solicite os seguintes documentos:

  • Credenciamento e autorização expedida pelo Departamento de Polícia Federal.
  • Alvará de funcionamento;
  • Certidões Negativas de Débitos federais, estaduais e municipais;
  • Certidão negativa de reclamações do Procon;
  • Cartão de CNPJ, contrato Social e última alteração;
  • Relação dos principais clientes e principais fornecedores;
  • Certificação de Qualidade ISO 9001.

Clandestinos também costumam oferecer preços absurdamente abaixo do praticado no mercado, visto que não existe preocupação com o serviço.

Fique atento.

19. Quais os perigos em contratar uma empresa de segurança clandestina?

Contratar uma empresa de segurança clandestina é ter um prestador com pendências em órgãos reguladores ou governamentais, isto é assumir riscos e a responsabilidade solidária com erros da terceirizada, que fatalmente, acontecerão.

A contratação de uma empresa clandestina implica em uma série de problemas:

  • Serviço de baixíssima qualidade;
  • Funcionários despreparados;
  • Responsabilidade trabalhista;
  • Responsabilidade criminal em sinistros.

20. Qual a importância de encontrar uma boa empresa de segurança terceirizada?

O ponto principal de encontrar uma boa empresa terceirizada de segurança está na proteção e cuidado com pessoas e patrimônio.

Serviços de vigilância, como já vimos, não apenas proporcionam um ambiente mais seguro, como também mais ordenado e funcional.

Empresas ou condomínios tornam-se mais valorosos perante o público externo, que se sente mais seguro em estar nesse ambiente, assim como fechar novos negócios.

Isso significa crescimento. É muito mais fácil e fluido expandir negócios em um ambiente tranquilo, seguro e organizado, dentre outros fatores. Pense a respeito.

Saiba mais:

Segurança em condomínio: como garantir uma excelente operação na segurança condominial

Segurança corporativa: saiba o que exigir do serviço de segurança patrimonial e garantir proteção a sua empresa

21. Onde encontrar a melhor empresa de serviços de vigilância?

Para encontrar a melhor empresa terceirizada de segurança comece com uma pesquisa detalhada, como falamos algumas perguntas atrás.

Somente uma empresa experiente e reconhecida no mercado poderá oferecer segurança, qualidade, excelência e a adequação necessária às necessidades do local.

O Grupo Iron está há quase 30 anos no mercado atuando, em quase todo o Estado de São Paulo, com transparência, seriedade e compromisso com as necessidades do cliente.

Os altos níveis de fidelização de nossos clientes e os ótimos resultados de nosso trabalho são comprovados neste link:

Somos referência no mercado com 44% dos clientes fidelizados há mais de 10 anos e índices de satisfação chegando bem perto de 100% medidos mensalmente.

Entre em contato conosco estamos prontos a ajudar em seu negócio.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)