Vigilante patrimonial: tudo o que importa saber para ter excelência no seu serviço de segurança

Você não terá todos os benefícios que a vigilância patrimonial pode trazer ao seu negócio sem antes conhecer o perfil, as atribuições e muito mais do vigilante patrimonial. Suas atribuições são de extrema importância na segurança, ele é o profissional treinado e capacitado para proteger o patrimônio de empreendimentos e a integridade física de pessoas.

Você sabe o que realmente importa para conseguir uma vigilância de alta qualidade? E ainda, quais são as principais razões para você contratar um vigilante patrimonial?

O segurança patrimonial pode lhe oferecer muito mais do que o “padrão”, desde que você saiba tudo o que pode cobrar deste profissional. Vamos fazer aqui uma varredura que irá otimizar este seu serviço, siga comigo.

O que é um vigilante patrimonial?

Não pule esse tópico, pois antes de falarmos sobre o que faz e o que não faz o homem da segurança é importante abordar alguns pontos desse profissional.

Nos dias de hoje, o vigilante patrimonial é o único profissional do serviço de segurança patrimonial efetivamente regulamentado pela legislação brasileira, pela Lei no 7.102, de 20 de junho de 1983 e fiscalizado pelo Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal.

Outro ponto, é que as funções de portaria e vigilância patrimonial são totalmente distintas.

Embora o porteiro tenha uma função de controle, essa função é apenas um apoio à segurança patrimonial, já que ele não tem qualquer autonomia para executar atividades relativas à vigilância patrimonial.

Ou seja, se você notar que um porteiro está trabalhando como vigilante em um condomínio, uma empresa ou qualquer outro empreendimento, saiba que isso é ilegal e que patrimônio e pessoas do local e o próprio porteiro estão em risco.

Semelhante a isso, é preciso ter em mente que vigia e vigilante patrimonial não são a mesma coisa e tão pouco têm a mesma função.

Outro ponto é que o vigilante patrimonial é o único profissional da segurança privada que tem autorização para portar arma de fogo. É importante saber como a vigilância armada funciona, os seus prós e contras.

Entretanto, vale destacar que o profissional precisa ser aprovado no Curso de Formação de Vigilantes, tirar a CNV – Carteira Nacional do Vigilante e ser contratado por uma empresa de segurança patrimonial credenciada.

Resumindo, a vigilância patrimonial é coisa séria, não pode ser feita por amadores ou clandestinos. Jamais coloque em risco vidas e seu patrimônio por uma pechincha. O preço no futuro pode ser alto demais.

É muito importante ter atenção a esses pontos antes de contratar um serviço de vigilância patrimonial. Entenda como escolher e contratar uma empresa de segurança e portaria para obter os melhores benefícios.

Vigilante patrimonial

A tecnologia aplicada a segurança patrimonial vs. a presença do vigilante

Embora a tecnologia em segurança patrimonial esteja gradativamente mais forte e, por consequência, mais presente nesse serviço, não há como substituir a presença deste profissional, inteligência e expertise.

Por mais inovador que um recurso de tecnologia seja, apenas um profissional com olhar treinado e cauteloso pode identificar uma ação ou intenção suspeita, com risco potencial às pessoas e ao patrimônio.

Assim, contar com o vigilante patrimonial é essencial e indispensável, por isso a necessidade em se conhecer a fundo:

  • O que faz um vigilante patrimonial;
  • Quais são seus limites de ação, e;
  • Qual é o motivo desse profissional ser valioso para a sua proteção?

Agora podemos falar melhor sobre quais são as funções de um vigilante patrimonial.

Quais são as funções de um vigilante patrimonial?

O vigilante patrimonial é o elemento chave da segurança. A importância de sua função está em fazer com que se cumpram todas as normas de segurança e que a ordem seja mantida.

Para exercer suas funções, é preciso que o profissional seja muito organizado, disciplinado e comprometido com a segurança, de modo a nunca se omitir de fiscalizar, controlar e vigiar.

De modo geral, o trabalho do vigilante patrimonial tem forma preventiva, para que nada de anormal prejudique o funcionamento do local ou algo pior, como a integridade física de pessoas.

Então, com uma segurança preventiva são evitados riscos, ameaças e falhas em qualquer local e sobre pessoas. Para isso, o vigilante deve ter aptidão física e mental para manter o controle ambiental assim como avaliar atitudes e comportamentos.

O vigilante patrimonial pode exercer suas funções em empresas públicas ou privadas, instituições financeiras, escolas, condomínios e outros empreendimentos.

Claro que para cada tipo de local, as necessidades são diferentes, mas independente disso, suas atribuições são as mesmas e com o mesmo objetivo: a proteção.

O que faz um vigilante patrimonial na prática?

  1. Faz a vigilância do local com postura ostensiva, controlando o fluxo e garantindo a ordem e proteção de todos;
  2. Monitora as imagens das câmeras de segurança;
  3. Faz rondas pelo local, assegurando-se de cobrir todas as áreas, inclusive áreas que não sejam as principais;
  4. Inspeciona todos os locais para verificar e eliminar a chance de roubos, furtos, invasões, vandalismo e incêndios;
  5. Examina portas, portões, janelas e qualquer outro acesso para garantir que estão bem fechados e sem riscos de invasões;
  6. Presta os primeiros socorros em caso de acidentes;
  7. Presta as primeiras ações em caso de incêndio;
  8. Faz a escolta de pessoas e bens;
  9. Em caso de ameaças, toma as atitudes necessárias de acordo com a situação, apoiando-se apenas na autoridade que lhe foi dada.
  10. Solicita apoio policial e auxilia conforme for necessário e possível;
  11. Coloca à disposição imediata da polícia delinquentes ou pessoas pegas em flagrante, sempre que a ação for segura para tanto;
  12. Redige as ocorrências de situações ocorridas;
  13. Faz outras tarefas relativas ao controle e organização do local.

Essas são as principais atribuições de um vigilante patrimonial em qualquer empreendimento. E basicamente se dividem em dois grupos que são: nos postos fixos e nas rondas.

Funções do vigilante patrimonial em postos fixos

O posto fixo é aquele em que o vigilante não pode de forma alguma se afastar, ou poderá perder o controle do acesso, ou inclusive, facilitar uma invasão.

Para você visualizar isso melhor, o segurança patrimonial instala-se em pontos estratégicos de onde tenha maior campo de visão e de ação se necessário.

Outros exemplos de postos fixos são as salas de monitoramento de imagens e as centrais de comunicação operacional.

Nestes locais, é muito importante que o vigilante patrimonial tenha a atenção redobrada, nunca em uma posição e postura que facilite a exposição a ações de criminosos.

Para você ter ideia de como é importante uma postura ativa e atenta na vigilância patrimonial, saiba que um criminoso nunca age de frente, buscando o confronto, e sim de forma covarde, valendo-se do fator surpresa.

Logo, para que isso não aconteça, o vigilante deve impedir qualquer tipo de aglomeração em seu posto, e quando for preciso dar informações, ser o mais objetivo e breve possível.

Saiba que o vigilante patrimonial é o primeiro alvo de desestabilização por criminosos, por trabalhar uniformizado e estar na linha de frente.

Portanto, nada de conversas aleatórias no posto de vigilância, ou mesmo de distrações com celulares, TV ou rádios.

Uma postura ativa requer consciência e atenção. Do contrário, é atentar contra o patrimônio, a vida de terceiros e a própria vida.

Funções do vigilante patrimonial nas rondas

Diferente dos serviços em postos fixos, as rondas são deslocamentos de vigilância e fiscalização em locais que os pontos fixos não alcançam.

Ou seja, as rondas são como diligências para checar se tudo está ou não em ordem e seguro.

Assim como o controle de acessos, a ronda é um serviço de extrema importância na vigilância patrimonial, pois é possível expandir o campo de visão do local, da circulação de pessoas e veículos, e se todo o resto está protegido.

A ronda é sempre estratégica, por exemplo no seu percurso ou no fato do vigilante patrimonial ao assumir seu turno fazer a primeira ronda acompanhado pelo colega que está passando o turno.

É uma forma de além de fazer a primeira averiguação, captar as informações e impressões de quem estava ali antes. É importante também ter um checklist para que nenhuma área fique de fora da inspeção do vigilante.

Claro que existem muitas outras estratégias e métodos no trabalho da vigilância patrimonial, cada uma com um objetivo tático e todas em prol da proteção.

Ainda sobre as rondas, vale destacar que elas são divididas em internas e perimetrais:

O vigilante patrimonial pode utilizar como principais recursos na ronda:

  • Cassetete;
  • Lanterna;
  • Rádio transceptor portátil;
  • Equipamento de controle de rondas;
  • Colete a prova de balas;
  • Arma.

Agora, vamos à ação de fato.

Normas e procedimentos para vigilantes: como o segurança deve agir

Já sabemos que as atribuições do vigilante patrimonial são o controle, a fiscalização e a vigilância do local.

Contudo, para isso existem normas e procedimentos para vigilantes que devem ser criteriosamente seguidos de modo a garantir a proteção do local e de todos.

É neste momento que todas as táticas aprendidas durante o Curso de Formação de Vigilantes e nos treinamentos devem ser utilizadas, de forma correta e coerente.

Alguns dos procedimentos são os de controle de acessos, a maneira correta de abordar pessoas, a inspeção de locais, a utilização de armas, a proteção de vidas, e outros.

Veja que, são procedimentos essenciais: a tomada de ações constantes que evitem erros graves na segurança, além da atenção redobrada e a correta utilização de recursos.

Mas e quanto aos limites de ação do vigilante patrimonial?

O que o vigilante patrimonial pode e não pode fazer?

  • O vigilante pode (e deve) agir em situações suspeitas de crimes, como fazer a revista caso encontre objetos como armas e outros que ofereçam perigo;
  • O vigilante pode dar voz de prisão à um indivíduo que seja flagrado cometendo algum crime;
  • O vigilante pode manter o suspeito ou infrator no local até que a polícia chegue para detê-lo;
  • O vigilante pode utilizar força física ou armamento, desde que licenciado, e em legítima defesa;
  • Em situações de extrema emergência que ameacem a sua vida ou a de terceiros, desde que a segurança da vida não fique comprometida, o vigilante deve estar com sua arma em punho.
  • O vigilante patrimonial não deve fazer interrogatórios evitando constrangimentos;
  • O vigilante não pode interferir no andamento do trabalho da polícia ou tentar agir como policial. São funções distintas e a hierarquia deve ser respeitada;
  • O vigilante não pode constranger pessoas sem provas de que tenham de fato cometido algum crime, como roubar, por exemplo;
  • O segurança patrimonial não pode impedir o acesso de pessoas apenas por sua aparência.

E ainda, faz parte das obrigações da vigilância patrimonial cumprir as normas do local de trabalho assegurando a excelência na qualidade dos serviços prestados.

Como o vigilante patrimonial deve agir em situações de emergência?

Existem muitos exemplos de emergências com a atuação do vigilante patrimonial, traremos dois deles, mas todos eles incluem de modo geral, ações que pedem calma, equilíbrio, estratégia e apoio policial.

Em caso de roubo, como o vigilante deve agir?

  • Evitar pânico, manter a calma e comunicar-se com a polícia o quanto antes;
  • Acionar reforços da empresa de segurança patrimonial;
  • Reagir apenas se estiver certo de que não colocará a própria vida e a de terceiros em risco;
  • Fazer observação rápida e atenta de toda a situação: o quê? quando? onde? como? quem? quais foram as rotas de fuga?
  • Preservar o local do crime para que a polícia possa coletar e analisar os dados.

Em caso de tumulto e pânico, como o vigilante deve agir?

  • Manter a calma e controlar o público;
  • Fazer a evacuação do local de forma rápida e discreta, seguindo um plano de abandono;
  • Se não for possível controlar e conseguir a ordem por seus próprios meios, acionar a polícia;
  • Ser imparcial e equilibrado em suas ações, lembrando de que em uma situação assim, as pessoas estão com os ânimos exaltados, portanto, a imparcialidade, o equilíbrio emocional e o diálogo são os melhores recursos.

Um vigilante só tomará atitudes impensadas se não tiver treinamento e qualificação suficientes para exercer sua função, porém, esse tipo de inconsequência não acontecerá com profissionais de boas empresas de segurança patrimonial.

O perfil do vigilante patrimonial

Ter sucesso em todas essas atribuições é consequência de muito treinamento e um perfil adequado à profissão.

Como deve ser o perfil do vigilante?

  • O vigilante patrimonial deve exercer suas funções com cortesia, respeito, civilidade, honestidade e bravura.
  • O segurança deve ter conduta impecável, sendo de total confiança e discrição.
  • Além de características morais, o vigilante deve estar sempre alerta a tudo e todos, tendo controle da situação sob seus olhos.
  • A vigilância deve atuar sempre em caráter preventivo, para impedir qualquer ação suspeita com agilidade e antecipação.
  • É de suma importância que o vigilante tenha total conhecimento técnico e tático de suas funções.

Sendo que estes conhecimentos são adquiridos em Curso de Formação de Vigilantes com conteúdo completo em segurança patrimonial, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios e outros temas relevantes.

Resumindo, o vigilante patrimonial deve ser um profissional pronto e capaz de manter a ordem, proteger o patrimônio e as vidas que ali se encontram.

Onde e como encontrar bons profissionais de vigilância patrimonial?

Chegamos ao final do artigo e com certeza você gostaria de saber onde e como encontrar um bom vigilante patrimonial.

Pois bem, este profissional tão importante é disponibilizado por uma empresa de segurança patrimonial. Você deve se lembrar que falamos no início, sobre os riscos de profissionais autônomos e empresas clandestinas, certo?

Contratando uma excelente empresa de segurança patrimonial é possível contar com a atuação de um profissional treinado, além de todos os benefícios ofertados por uma empresa especializada.

Para isso, faça uma boa pesquisa:

  1. Verifique credenciamento e regularidade da empresa junto ao Ministério da Justiça através do Certificado de Segurança;
  2. Alvarás de funcionamento;
  3. Situação tributária, trabalhista e previdenciária;
  4. Métodos de trabalho, e;
  5. Como essa empresa se relaciona com seus clientes.

Em resumo, tenha certeza de que a empresa de segurança patrimonial escolhida tem totais condições de atender você e seu empreendimento. O vigilante patrimonial é o elemento chave da segurança patrimonial, como dissemos no começo.

Conheça melhor o Grupo Iron, uma empresa de terceirização que há quase 30 anos vem mantendo a alta fidelização de seus clientes.

Sabemos que sem a entrega constante da performance do posto de serviço o cliente fica no escuro, cheque nossos resultados de satisfação, chegam bem perto de 100%.

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento, estamos prontos para ajudá-lo e tirar suas dúvidas.

7 comentários em “Vigilante patrimonial: tudo o que importa saber para ter excelência no seu serviço de segurança”

  1. Comprometimento na funçao que escolheu exercer. Ser comprometido é ser responsável estes pontos faz o profissional de segurança, procurar a excelência na sua conduta .
    Muito bom o post do grupo iron .

    Responder
    • Olá Cláudio,

      Excelente colocação, o comprometimento é essencial para desempenhar a função de vigilante patrimonial, continue acompanhando nosso blog, trabalhamos para publicar conteúdos de qualidade regularmente.

      Abraço.

      Responder
    • Olá Paulo, nós, aqui no Grupo Iron, nos sentimos honrados pelo seu comentário, tentamos nos dedicar muito em nosso trabalho no blog, nossa expectativa é sempre poder contribuir. Nos vemos em outros posts!!!

      Responder
  2. Olá
    Vigilante patrimonial dever ser um profissional pronto e capaz de manter a ordem proteger o patrimônio e as vidas gue ali se encontram

    Responder

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)