Segurança Corporativa: Saiba o que exigir do serviço de segurança patrimonial e garantir proteção a sua empresa

Com a exposição das empresas a inúmeros riscos normas de vigilância patrimonial na segurança corporativa são instrumentos de proteção ao ativo e aos negócios. Entretanto, você sabe exatamente o que esperar e exigir do serviço de segurança patrimonial para o seu empreendimento?

Saiba mais sobre o que é necessário para o gerenciamento de riscos e proteção corporativa.

Você tem total conhecimento dos ativos que devem ser protegidos em seu patrimônio e quais os meios mais eficazes para garantir esta proteção?

Essas e outras perguntas certamente assolam a mente de muitos empreendedores. Entretanto, o cenário pode ser muito diferente para aqueles que buscam soluções inteligentes e eficazes.

A segurança corporativa trata de uma série de medidas essenciais para a proteção de ativos físicos e imateriais de uma empresa. 

No entanto, muitas empresas ainda têm resultados pouco efetivos com seus planos de segurança corporativa.

Mas como identificar o problema?

Falta de estratégia e inteligência? Comunicação falha? Recursos escassos? É importante conhecer bem as suas dificuldades para saber o que exigir de uma prestação de serviços de vigilância patrimonial.

Além é claro, da cautela e critério em escolher uma empresa qualificada para atender as necessidades de sua organização.

Você sabia que o Grupo Iron é referência em gestão de risco e segurança patrimonial com um excelente índice de satisfação entre seus clientes? Confira!

segurança corporativa

Primeiro, o que é a Segurança Patrimonial?

A segurança patrimonial é um meio de proteção que define e operacionaliza as mais eficazes práticas para garantir a defesa livrando a empresa de danos, riscos e ameaças criando um ambiente mais seguro e dando tranquilidade aos usuários.

O conceito de segurança patrimonial é bastante simples e objetivo, porém, a sua aplicação é abrangente.

A amplitude desse conceito está no fato da proteção não se limitar somente ao meio físico, mas também aos ativos intangíveis da companhia.

Qualquer segmento empresarial pode (e deve) buscar o recurso da segurança patrimonial.

É importante, além de escolher uma empresa consolidada na experiência e confiança no mercado, o tomador deve ter conhecimento de suas reais vulnerabilidades e o que é necessário buscar para ter proteção e qualidade.

Neste ponto a prestação de serviços de segurança ajudará e muito, e sem dúvida, esta é uma questão a ser exigida da empresa de vigilância privada durante tempo integral.

Recomendo muito que você conheça nosso post neste link, as melhores partes são: Quais os critérios para a contratação ditados pela sua própria empresa e quais os valores que o prestador de serviços deve entregar

Neste artigo vamos apresentar em 5 tópicos o que exigir deste serviço para garantir a proteção de sua empresa através da segurança corporativa.

Fique conosco e boa leitura!

Segundo, o que é segurança corporativa?

Segurança corporativa é um segmento da segurança dedicado a proteção de bens e pessoas dentro de empresas, públicas ou privadas, seus processos tem foco na prevenção garantindo o fluxo de trabalho seguro da empresa.

E mais, ela se apoia em expertise humana e tecnologias inovadoras e eficientes para a proteção patrimonial.

Não há como falar de segurança corporativa sem antes citarmos os seus objetivos que normalmente envolvem:

  • Meios necessários para sua realização (humanos, financeiros, materiais, informacionais e tecnológicos);
  • Mecanismos de controle e indicadores de desempenho.

Quais são os objetivos da segurança corporativa?

  1. Identificar a necessidade de segurança da organização;
  2. Proteger e prevenir ativos e vidas;
  3. Identificar e estabelecer metas para a operação de segurança;
  4. Organizar e estruturar a segurança da organização;
  5. Identificar e quantificar os meios necessários para a segurança corporativa atingir seus objetivos;
  6. Possibilitar a utilização dos recursos de forma eficiente;
  7. Definir as responsabilidades e estimular o comprometimento dos envolvidos;
  8. Impulsionar treinamentos e reciclagem da equipe de vigilância corporativa;
  9. Determinar normas e procedimentos viabilizando a ótima operação da segurança corporativa;
  10. Implementar mecanismos de medição de desempenho nos processos da segurança corporativa.

Os pontos fortes da segurança corporativa que não podem faltar

Como vimos anteriormente, é indispensável partir do princípio que toda segurança corporativa deve atingir vários objetivos através de um planejamento prévio que atenda as necessidades específicas de cada organização. 

Agora olharemos detalhadamente para os pontos fortes e críticos que permitem uma segurança corporativa com ótima qualidade e proteção.

1. Vigilante e vigia não são a mesma coisa

Quando falamos em segurança corporativa um dos primeiros pontos que precisamos ter em mente é a importância de um bom serviço de vigilância patrimonial.

Entretanto, ao escolher uma empresa de segurança patrimonial, saiba que é imperativo que os profissionais designados para essa função sejam capacitados e certificados visto essa ser uma atividade fiscalizada pela Polícia Federal, veja a portaria 3.233/2012-DG/DPF.

Primeiramente, entenda que um vigilante e um vigia não são a mesma coisa.

O vigilante patrimonial é um profissional com treinamento e capacitação técnica, e que deve ter a Carteira Nacional do Vigilante (CNV) com validade de 2 anos.

O exercício da profissão de vigilante patrimonial é regido pela Lei 7.102/1983 e é desenvolvido em estabelecimentos públicos e privados, instituições financeiras, no transporte de valores, cargas especiais e na segurança de pessoas físicas.

Parte das características essenciais de um ótimo vigilante são a discrição, atenção e agilidade.

E, em conjunto com as habilidades técnicas, elas somam o diferencial para um serviço de qualidade e eficiência. Saiba mais sobre o trabalho do vigilante inibindo a ação criminosa neste artigo.

Mas e o vigia, o que faz?

Diferente do vigilante, o vigia é um profissional, na maioria das vezes, informal sem nenhuma formação técnica profissional.

Na função do vigia não existe nenhum tipo de regulamentação, fiscalização e capacitação para esta categoria, o que por sua vez afeta e muito a qualidade do serviço oferecido.

O vigia geralmente tem atividades como a fiscalização e a manutenção da ordem local de forma muito superficial.

Fica claro que o vigia nunca poderá portar nenhum tipo de arma e as rondas patrimoniais não deveriam ser sua função já que não tem treinamento e regulamentação para ações de inibição, de invasão ou segurança da ordem.

Em uma situação de risco, como uma ameaça ou invasão, o vigia não poderá tomar uma atitude por não ter condições de defesa, e preparo técnico e psicológico.

Como a sua única arma é a visão, a tentativa de impedir um sinistro pode levar à sérias consequências.

O que faria um vigia no momento de uma invasão

Pergunte-se o que faria um vigia no momento da invasão de um assaltante através de um muro por exemplo, sua atuação será extremamente limitada.

Penso que a cena seria algo assim, um de frente ao outro, um armado outro sem nenhum recurso ou capacitação. Pronto todo o local está exposto a qualquer tipo de agressão e perigo que venha a ocorrer inclusive a vidas.

A quantidade de desfechos catastróficos por atuações desastrosas é grande. O resultado é um prejuízo ao patrimônio da empresa e muitas vezes a vidas envolvidas, além de possíveis processos trabalhistas desgastantes e caros.

Assim, a diferença entre estes dois profissionais é que determinará a qualidade de sua segurança corporativa. O vigilante é treinado para proteger o patrimônio e a vida de pessoas.

Abreviando muito, a atuação do vigilante patrimonial deve ser sempre preventiva e cautelosa, inibindo ações suspeitas antes que tais cheguem às vias de fato.

A garantia da proteção de sua empresa está na prestação de serviços que entregue profissionais qualificados em segurança corporativa. E então, como escolher a empresa certa e ter as melhores vantagens?

Veja que novamente fica claro o que exigir de uma empresa de segurança patrimonial.

Mas, uma ótima escolha envolve muita coisa mais. Para sofrer menos riscos com a empresa de segurança e vigilância siga o passo a passo neste nosso post sobre como contratar uma empresa de gestão de facilities.

2. Serviço de monitoramento na segurança corporativa

O monitoramento é um outro serviço de extrema importância para a segurança de uma corporação. Ele proporciona muita eficiência conectado a outras atividades.

Um bom trabalho de monitoramento deve prever circunstâncias de risco para que ações estratégicas sejam tomadas a fim de evitar uma ocorrência. O serviço de monitoramento precisa ser feito através de:

  • Veículos;
  • Aparelhos eletrônicos para captação e gravação de imagens;
  • Sensores de presença;
  • Botões de pânico;
  • Alarmes e;
  • Tecnologias customizadas de acordo com a necessidade de cada empresa.

Além disso, é necessário que ele esteja conectado à uma central de operações com uma equipe que faça o direcionamento e coordenação do plano operacional.

3. Controle de acesso na segurança corporativa

O controle de acesso é um recurso que oferece algumas possibilidades como a utilização de senhas, biometria ou mesmo cartões magnéticos.

Existem também as opções de bloqueios internos que controlam o acesso não apenas na portaria, mas também em áreas restritas da empresa.

É importante entender que a função de um controle de acessos não é apenas controlar o fluxo de movimentação de pessoas no ambiente, mas também preservar informações sensíveis de uma companhia.

Por esse motivo, perceba como o controle de acessos se conecta ao serviço de monitoramento, ou seja, para um plano de segurança corporativa bem sucedido, é preciso contar com esses dois recursos.

Por outro lado, sistemas e equipamentos não operam sozinhos. De modo que, profissionais treinados devem ser designados para operar esse recurso: porteiros controladores de acesso, segurança e vigilância.

4. Plano de contingências

O mapeamento do cenário local e riscos, tal qual as ações que devem ser tomadas em um momento de dificuldade e perigo, fazem parte de uma exigência importantíssima para garantir a segurança de sua empresa: O plano de contingências.

Este é um ponto muito sensível e que você tem que exigir do seu prestador de serviços de vigilância patrimonial.

Trata-se de um levantamento minucioso de caráter preventivo que analisa o cenário local, possíveis riscos e situações adversas e elenca ações conforme cada caso.

Um plano de contingências precisa responder à todas as dúvidas operacionais da segurança patrimonial, e deve conter os seguintes tópicos:

  • Análise de riscos – furtos, invasões, ameaças e assaltos;
  • Análise de adversidades – queda de energia, paralisações, acidentes e outros fenômenos naturais que possam alterar a operação;
  • Recursos – equipamentos, sistemas, equipe, meios de comunicação, logística;
  • Estratégia – procedimentos para cada situação por nível de gravidade;
  • Resultados – simulações de situações para verificar a eficiência ou pontos de melhoria no plano.

Além disso, é necessário que todo o serviço de segurança envolvido receba treinamento e que o plano seja reavaliado periodicamente.

Este é um trabalho de extrema relevância para a segurança patrimonial, e garantir o seu cumprimento reduz enormemente as possibilidades de um sinistro e as consequências dele para sua empresa.

5. Supervisão dos serviços, o que exigir?

Exigir da supervisão dos serviços é o que assegurará a eficiência dos itens anteriores. Sabe por quê?

A supervisão dos serviços de segurança corporativa é um ponto de extrema importância. Ela é responsável por manter o nível de excelência da operação.

O supervisor de segurança tem atribuições como:

  • Montar o plano operacional de segurança;
  • Visitas frequentes aos postos de segurança para fiscalizar o andamento do trabalho, desempenho da equipe, necessidades operacionais etc.;
  • Delegar e instruir atividades;
  • Medir resultados;
  • Manter o contratante informado acerca dos resultados, e
  • Gestão administrativa e motivacional da equipe.

Existem empresas de segurança que não têm uma preocupação quanto à fiscalização dos serviços prestados.

Este é um erro brutal responsável por um processo falho e relapso, além de colocar a empresa em situação de risco, é um indicativo da falta de comprometimento e seriedade da empresa contratada.

E você pode me dizer: “Como é difícil fiscalizar todo o serviço de segurança e portaria e ao mesmo tempo realizar outras prioridades”.

É bem verdade, mas por isso seu prestador precisa Estar Presente, mais do que nunca.

Para toda empresa pode haver perguntas em que não temos a melhor das respostas, como por exemplo:

  • Quantas visitas de supervisores e gestores minha empresa tem recebido?
  • Que assuntos e treinamentos foram aplicados aos funcionários terceiros?
  • Qual foi a duração de cada visita ou treinamento?
  • Alguém mediu a eficácia do que foi feito? E finalmente;
  • Qual é o número de vezes e tempo dedicado do prestador de serviço em procurar saber diretamente, junto a você, o que está precisando neste momento?

Só um serviço dedicado poderá responder de forma documentada a essas perguntas. Acima de tudo, nossos diferenciais no Grupo Iron fazem com que 40% de nossos clientes fidelizem nossa marca há mais de 10 anos.

Concluindo

Como pudemos ver em tudo o que falamos a segurança corporativa é um organismo complexo, e é necessária uma gestão inteligente alinhada com as necessidades da empresa.

A eficiência de um plano de segurança corporativa está primeiramente na prevenção.

Recursos tecnológicos, equipe treinada e preparada, monitoramento e planos de ação contra riscos são as soluções básicas que a empresa de segurança patrimonial deve fornecer para garantir a proteção de sua empresa e funcionários.

E finalmente, certifique-se de ter uma parceria pautada em compromisso e segurança, exija qualidade e eficiência.

O Grupo Iron tem quase 30 anos de experiência e excelência no mercado de segurança patrimonial.

Somos referência em qualidade com certificação ISO 9001 e CRS desde 2002.

Como você pode conhecer melhor o trabalho do Grupo Iron:

O estreito contato com o cliente é um dos pontos fortes que torna o Grupo Iron uma referência como empresa de limpeza, manutenção, portaria e segurança em Campinas, Jundiaí e toda região.

Esperamos ter entregue um conteúdo de valor para você. Deixe seu comentário. Compartilhe. Conte conosco!

2 comentários em “Segurança Corporativa: Saiba o que exigir do serviço de segurança patrimonial e garantir proteção a sua empresa”

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)