Serviços terceirizados: o que você ainda não sabe e precisa conhecer, um guia completo para quem já terceiriza ou ainda não!

Conheça critérios e detalhes da prestação de serviços que farão toda diferença no seu negócio, mesmo que você já terceirize. A terceirização de mão de obra é hoje uma ótima opção para muitos segmentos, mas é importante que ela caiba como uma luva na sua organização, vamos mostrar alguns caminhos decisivos para você poder chegar lá. Na sua definição serviços terceirizados são serviços oferecidos por uma empresa especializada, que oferece benefícios para quem decide contratar.

Serviços terceirizados são, sem dúvida alguma, a solução mais eficiente e por consequência a mais utilizada por tomadores de serviço.

Sobretudo quando a contratante não possui a capacidade de exercer a função, ou mesmo, não tenha pessoal disponível para conseguir uma gestão de sucesso do serviço.

Serviços de limpeza, segurança privada, controle de acesso em portaria, manutenção e conservação são os melhores exemplos de serviços terceirizados, pois são atividades essenciais para qualquer empresa.

Além disso, essas modalidades de prestação de serviço exigem muita capacitação dos profissionais, além de uma gestão muito bem definida e organizada já que todas elas têm um grande impacto diante de uma falha no serviço.

E gerir tudo isso sozinho é bem difícil, não é mesmo? Podemos dizer que ainda há quem pense que terceirizar é complicado, mas posso garantir que não é!

Diante mão, basta tomar alguns cuidados na contratação e o retorno em qualidade e diminuição de custos vai valer muito a pena, sem dúvida.

E ainda mais! Saiba que a terceirização de serviços:

  • Aperfeiçoa a gestão empresarial ou condominial;
  • Torna ágil e desembaraça a sua atividade fim;
  • É mais negócio;
  • E é muito estratégico.

Neste artigo você vai conhecer as principais informações sobre:

Que tipo de serviço é mais indicado para terceirização?

Quais os benefícios mais importantes da terceirização?

E não deixe de ler o destaque deste post: Quais os critérios para a contratação ditados pela sua própria empresa (o que ninguém fala!).

Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto. Vamos lá! 

Conheça sobre os serviços terceirizados

Serviços terceirizados de fato possuem grande oferta, mas é importante que a prestação de serviço seja adequada às necessidades da sua empresa, para que os serviços atinjam os objetivos pretendidos, vamos falar muito sobre isso aqui.

Simplificando, a terceirização de manutenção industrial, por exemplo, não será a mesma que a terceirização de manutenção de condomínios, uma vez que as atividades são completamente diferentes.

Ainda que a mesma empresa ofereça prestação de serviço em condomínios e terceirização de manutenção, as atividades exercidas exigem profissionais diferentes e capacitados para cada área. 

Aliás, em se tratando de prestação de serviço para indústria, todas as atividades terceirizadas necessitam de uma empresa especializada e na maioria das vezes com as certificações adequadas para atuar na área. 

Além dos serviços de terceirização de manutenção industrial, para reparos em máquinas e outras estruturas robustas, temos ainda o serviço de limpeza industrial que por sua vez é diferente da prestação de serviço de limpeza tradicional.

A prestação de serviço de limpeza tradicional é muito importante para qualquer área da organização, ainda mais que todo mundo valoriza sanitários e refeitórios muito limpos; em decorrência, a empresa é valorizada.

Concluindo, o asseio e a conservação no ambiente de trabalho têm um grande impacto no dia a dia do usuário, inclusive na produtividade, o que é vital para qualquer negócio.

Cada modelo de terceirização de mão de obra possui características, profissionais e equipamentos diferentes, como acontece com o serviço de limpeza, em que até os produtos utilizados têm uma gama enorme de especificações para cada ambiente.

Outro exemplo é a limpeza de escritório onde o ambiente de trabalho limpo influência muito na apresentação e relevância da sua empresa, e você nem acredita o quanto! Veja neste link onde explicamos tudo com detalhes.

Então, é aí que uma empresa terceirizada de limpeza pode ser a melhor escolha para ajudar o seu negócio a ser um excelente cartão de visitas, incrível não?

Quais os critérios para a contratação ditados pela sua própria empresa  

Evidentemente, a sugestão mais oferecida no mercado para a contratação de prestadores de serviço é a avaliação da qualidade e capacidade de atendimento que a empresa de mão de obra terceirizada possui, mas não é só isso que conta.

Aqui está o melhor ponto deste artigo e que você nunca leu em lugar nenhum.

É importante estar atento a outros aspectos, aqueles que ninguém fala, são os exclusivos do seu negócio, assim antes de mais nada comece mapeando, a partir da sua empresa, o serviço que você pensa em terceirizar:

  1. Detalhe todas as necessidades internas da sua empresa quanto ao serviço;
  2. Avalie o possível impacto em caso de falhas ocorridas no serviço, impactos e riscos não podem ser negligenciados;
  3. Faça um levantamento dos seus gastos mensais mantendo os serviços de forma própria: capital humano, insumos, manutenções, desperdício de produtos ou de peças, folha de pagamento, benefícios, tempo e custo do gerenciamento orgânico do serviço, etc;
  4. Avalie os déficits que esses serviços apresentam hoje na sua organização devido a falta de expertise, treinamentos e atualização de processos.
  5. Seu negócio, seja qual for o segmento, precisa de um gerenciamento do serviço orgânico, não se engane isso gera custos!
  6. Avalie o nível atual do serviço quanto a: capacitação, tecnologia, cumprimento nos prazos de execução, qualidade e agilidade na resolução de problemas;
  7. Se necessário avalie junto aos usuários do serviço o grau de satisfação com a qualidade e eficiência hoje;
  8. Avalie se sua empresa consegue manter procedimentos efetivos para garantir qualidade e produtividade ao serviço em questão;
  9. Procure por outros fatores, aqui tive que encurtar muito!

Eu sei, parece muita coisa? Bom, uma boa empresa de serviços poderá te ajudar nisso, mas se puder, primeiramente “vá lá com seus olhos”!

Bem, com certeza agora você conhece quais são os seus critérios para a terceirização de mão de obra na sua empresa, escola ou condomínio. E poderá saber mais sobre: como contratar uma empresa de gestão de facilities? 

Quais os valores que o prestador de serviços deve entregar

Vamos pensar que uma empresa de terceirização de serviços de limpeza em Campinas, por exemplo, está localizada na sua região, e dessa forma poderá oferecer mais agilidade.

Ou ainda, empresas de segurança e portaria em Jundiaí, poderão estar mais perto de você, e então serão uma boa opção. O raciocínio está correto, isso pode ajudar, mas não é tudo, elas precisam também comprovar ótima qualidade e idoneidade. 

O ideal é que você consiga reunir os melhores diferenciais em um único prestador de serviços:

  • O prestador de serviços tem que ter entendido muito bem qual é a sua necessidade e pontos sensíveis, lembre, os critérios são ditados pela sua empresa;
  • Entendido os seus critérios, o prestador tem que lhe mostrar por A+B como irá atender a todos eles, mostrar sua expertise;
  • E mais, alta qualidade dos serviços comprovada por referências, atenção porque ninguém indica quem não vai falar bem;
  • Idoneidade e transparência, apresentação de todas as certidões negativas necessárias (a lista completa está no link logo abaixo) e o preço planilhado (não aceite de outra forma): impostos, insumos, benefícios, lucro, etc;
  • Tempo de atuação no mercado;
  • Fidelização de clientes;
  • E por fim, atuando na mesma região do seu negócio.

Nós, aqui do Grupo Iron, gostamos sempre de indicar um material gratuito que tem ajudado muitas empresas nas suas contratações é um check list completo em uma planilha cheia de recursos que vai valer a pena.

Quais as vantagens dos serviços terceirizados?

O benefício mais atrelado à contratação da terceirização de serviços é justamente a redução de custos, que de fato é uma realidade para a maioria das empresas tomadoras de serviço.

Portanto, terceirizar pode sim reduzir os custos fixos, embora isso não signifique um sucateamento do setor ou desvalorização dos profissionais.

Muito pelo contrário, quando a mão de obra é gerenciada por empresas terceirizadas a dedicação nas atividades é muito maior, desde a capacitação dos profissionais aos benefícios para os trabalhadores.

Aliás, serviços terceirizados são também uma proteção jurídica para as empresas contratantes, uma vez que, as obrigações e encargos trabalhistas são de responsabilidade da terceirizada, atenção: desde que a prestadora seja idônea.

Bem, estamos quase terminando, terceirização é assunto longo, mas não deixe de conhecer ainda mais sobre as vantagens para sua empresa investir em terceirização de serviços.

Em resumo, a terceirização de serviço de limpeza, segurança e portaria traz os seguintes benefícios:

  • Maior eficiência na prestação de serviço agilizando inclusive em situações extraordinárias;
  • Redução de custos fixos mensais e desobrigação de encargos trabalhistas;
  • Qualidade no gerenciamento das atividades prestadas;
  • Maior aprimoramento e recorrência de investimentos nos serviços;
  • Maior tempo e foco da contratante nas atividades que realmente importam ao atribuir a terceiros as atividades consideradas secundárias;
  • O grande desgaste de seus funcionários com essas funções passa a não existir, ficando apenas o contato permanente com a empresa prestadora do serviço.

E se você quer conhecer a fundo 21 vantagens em terceirizar seus serviços e assegurar uma contratação sem riscos legais ou operacionais, acesse o link abaixo, posso garantir que é será mesmo muito útil! 

Tenha uma parceria de longo prazo!

O Grupo Iron tem como principal objetivo atender as expectativas de cada cliente com exclusividade e excelência na qualidade.

Seja com a mão de obra terceirizada de manutenção ou limpeza, além dos serviços de segurança e portaria, nós do Grupo Iron podemos ajudar com uma solução sob medida para as necessidades da sua empresa!

Isso porque, temos profissionais altamente qualificados e procedimentos gerenciais diferenciados, além de constantes implementações de métodos e tecnologias para melhorar cada vez mais as atividades.

Acessando os depoimentos de nossos clientes você conhecerá melhor o nosso trabalho.

Índices de satisfação de nossos serviços chegam bem perto de 100% e são publicados em nosso site, acesse já para conhecer.

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento, estamos prontos para ajudá-lo e tirar suas dúvidas.

Se você achou que este artigo foi útil, faça um comentário logo abaixo e compartilhe! Seu comentário nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores. Até breve!

2 comentários em “Serviços terceirizados: o que você ainda não sabe e precisa conhecer, um guia completo para quem já terceiriza ou ainda não!”

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)