Saiba como a limpeza e conservação do ambiente de trabalho impactam o dia a dia dos funcionários

É comum que gestores de empresas se deparem com os seguintes desafios: como aumentar a produtividade dos colaboradores? E a motivação deles, como pode ser otimizada? É aí que entra os serviços de limpeza e conservação!

Você gestor se identifica com esta situação?

Pois temos uma ótima notícia para você: os serviços de limpeza e conservação, quando realizados de forma correta e profissional, podem aumentar tanto a motivação quanto a produtividade.

Uma empresa de terceirização de limpeza pode fazer muito por você!

Vamos tentar fazer aqui um paralelo entre a necessidade da limpeza e conservação adequada no ambiente de trabalho e a opção da contratação de uma empresa de terceirização de limpeza.

A limpeza adequada bem como a contratação de empresas especializadas trazem muitos benefícios aos funcionários e ao seu negócio.

Dessa maneira, mostraremos neste post a forma de a sua empresa ou equipe conseguir profissionais:

  • mais criativos;
  • satisfeitos;
  • saudáveis;
  • com uma boa imagem da organização;
  • menos irritados e cansados;
  • bastante motivados e ainda;
  • trabalhando em um ambiente com clima organizacional melhor, devido a limpeza de qualidade realizada.

Todos esses fatores fazem com que as equipes de trabalho tenham uma produtividade maior, batendo metas mais facilmente.

Gostou do que leu até agora? Acompanhe esse post até o final, veja o que vamos abordar!

Empresas de asseio e conservação: sua influência no bem-estar dos colaboradores

limpeza e conservação

A limpeza exerce influência no bem-estar de qualquer indivíduo, esteja ele onde estiver e conduzindo qualquer atividade. Por esse motivo pode ser muito estressante trabalhar em ambientes sujos.

Já quando as empresas terceirizadas contratadas se preocupam de verdade com o bem-estar e conforto dos usuários dos seus serviços de conservação, estes sentem satisfação e irão obter um melhor resultado no desempenho das tarefas do dia a dia.

O asseio e conservação e sua relação com a criatividade

O bem-estar estar e a criatividade estão diretamente relacionados. Logo, se um deles é afetado negativamente, o outro também será.

Assim, quando os serviços de limpeza e conservação são realizados com qualidade, observa-se um aumento da inspiração dos colaboradores para exercer suas atividades de forma criativa.

O asseio e conservação e a saúde dos funcionários

Empresas especializadas nesses serviços conhecem boas formas de como manter a higiene eficiente, eliminando focos de contaminação que geram doenças, e minimizando a atração de pragas, como ratos e baratas, que podem tentar entrar no local.

A verdade é que focos de contaminação de doenças estão relacionados ao fato de que cada funcionário está em contato com um grande número de pessoas e utiliza superfícies comuns a todos, como maçanetas e mesas.

Deste modo, todos ficam mais vulneráveis às bactérias e aos vírus que causam doenças contagiosas, tais como viroses, gripes e conjuntivites, além de alergias devido a presença de ácaros e poeira, pneumonias e doenças de pele.

Só as doenças respiratórias geradas pela limpeza e conservação inadequada por desleixo ou falta de habilidade e conhecimento por parte dos profissionais que a executam, geram 4 faltas ao ano.

Colaboradores doentes, no geral, faltam 7,7 dias no trabalho durante o ano.

Um dado divulgado pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) mostra como a dimensão do impacto da limpeza e conservação adequada é enorme na redução à exposição dos colaboradores a micro-organismos que causam doenças.

Quando bem feitos, os serviços de limpeza e conservação, podem reduzir em até 80% a probabilidade de propagação dos vírus mais comuns e claro:

  • contribuem para a saúde dos profissionais;
  • diminuem os índices de faltas ao trabalho;
  • refletem no maior desempenho da organização.

Na contratação de uma empresa de terceirização de limpeza é sempre importante comprovar a sua expertise inclusive nos procedimentos e produtos de uso diário para evitar contaminações.

Dica: Vale muito ter a mão as melhores dicas de limpeza empresarial e como obter sucesso e qualidade

Empresas de limpeza e a imagem que os colaboradores terão da empresa

Não há dúvida que colaboradores de uma empresa reagem ao ambiente de trabalho em que se encontram.

Assim, um local onde os serviços de limpeza e conservação são muito bem realizados sugere que a empresa transporta essa eficiência ao longo de tudo o que faz.

Porém, se os espaços de trabalho são sujos, aos poucos os funcionários serão influenciados pelo ambiente que os cerca, de modo a se tornarem menos profissionais.

Quando não há preocupação com os serviços de limpeza e conservação, é natural que funcionários passem a ter a ideia de que a empresa é permissiva e não tem padrões de negócios elevados, o que irá refletir na sua performance e na qualidade de seu trabalho.

Na contratação de empresas de limpeza e conservação é importante uma pesquisa dos resultados do seu trabalho junto aos clientes que possui, contemple vários deles.

A qualidade do serviço de limpeza e conservação influencia no humor e disposição dos funcionários

O acúmulo de sujeira no local de trabalho tende a causar nos funcionários uma sensação de cansaço constante e despertar a sua irritabilidade levando a resultados abaixo daqueles esperados pela organização.

Assim, os serviços de uma empresa de terceirização de limpeza podem agregar valor aqui.

A limpeza e conservação e seu impacto na motivação de colaboradores

Um ambiente de trabalho limpo, cheiroso e bem arejado contribui de maneira significativa para motivar as equipes a atingirem mais facilmente os resultados e para o engajamento esperados pela empresa.

Por outro lado, se a limpeza e conservação deixam a desejar por muito tempo, os funcionários concluem que algo essencial não está funcionando e que os gestores e proprietários não tomam nenhuma atitude com relação a esse problema que os atinge em cheio.

Ademais, as empresas de limpeza e conservação que focam a manutenção da qualidade dos serviços de conservação de ambientes contribuem para a motivação dos profissionais de uma organização.

O ótimo serviço da empresa de limpeza e conservação e sua repercussão nas relações interpessoais

O ambiente a nossa volta repercute em nossos sentimentos, gerando um impacto nas relações interpessoais.

Trabalhar em um espaço onde os serviços de limpeza e conservação são ruins e sem qualidade, com acúmulo de sujeiras, pó, má higienização dos banheiros e instrumentos de trabalho, só gera sentimentos negativos.

Exemplos desses sentimentos negativos são raiva e irritabilidade, impedindo que funcionários tratem bem uns aos outros.

Já os serviços de conservação e limpeza do ambiente aumentam a motivação para o trabalho e tornam as pessoas mais cordiais, com melhora das relações interpessoais e do clima organizacional.

Além de um serviço de conservação terceirizado bem executado contribuir para melhorar as relações entre os funcionários, as empresas de limpeza e conservação treinam seus colaboradores em procedimentos de boas práticas de relacionamentos com seus clientes.

Limpeza e conservação adequadas e o aumento da produtividade

Vale muito a pena investir na limpeza e conservação, então considere a possibilidade de contratar os serviços de uma empresa de terceirização de limpeza, que realizará esta atividade de maneira correta, profissional, segura e eficiente.

Fábricas em que a limpeza e conservação são realizadas de forma eficiente apresentam uma melhora de até 40% em sua produtividade. Em escritórios há um aumento que oscila entre 2 e 16%.

Na contratação de empresas de asseio e conservação requisite certidões negativas de débito garantindo à sua empresa mais segurança fiscal e previdenciária.

Neste próximo item você vai saber mais sobre empresas de limpeza e conservação, e o porquê a contratação de uma empresa de terceirização de limpeza é importante para as organizações.

Continue a leitura até o final!

A importância e vantagens de contratar os serviços de empresas de limpeza e conservação 

A contratação de empresas de limpeza e conservação é bastante importante para as organizações dado o grande fluxo de pessoas onde métodos e produtos caseiros não são eficientes para realizar os serviços de conservação da limpeza nesses locais.

Portanto, saiba como contratar uma empresa de gestão de facilities para que seus níveis de limpeza sejam ainda melhores!

O que você deve procurar ao contratar uma empresa de terceirização de limpeza:

  • Os benefícios de uma limpeza correta e profissional das empresas de limpeza e conservação;
  • As vantagens de terceirizar mão-de-obra por meio da contratação de empresas de limpeza e conservação e;
  • Benefícios adicionais na pactuação com empresas de limpeza e conservação com ótimos patamares de gestão em qualidade, que serão discutidos agora.

Quais os passos e como funciona um ótimo serviço de limpeza e conservação terceirizado ?

1. Definição do escopo de pessoal e do trabalho

As empresas de asseio e conservação têm um especialista em serviços de conservação que elabora o escopo de pessoal e de trabalho através de estudo e visitas técnicas nas instalações da contratante.

Este deve ser um diferencial de qualidade na proposta de uma empresa de terceirização de limpeza.

2. Elaboração de um plano de trabalho otimizado

A empresa de terceirização de limpeza deve elaborar para os serviços de conservação um plano para cada funcionário com todas as informações de como deve ser sua rotina de trabalho:

  • Os tipos de atividade que cada colaborador exerce nos serviços de conservação;
  • Os locais em que são realizados os serviços de conservação;
  • A frequência com que devem ser realizados os serviços de conservação.

3. Um checklist completo para cada função da equipe

O checklist de atividades mantém os serviços em dia e bem realizados, não ficando de lado nenhum detalhe da limpeza de escritório ou outro local.

Por exemplo, as tarefas diárias devem incluir áreas de acesso e críticas, retirada de lixo, além da limpeza e repasses periódicos dos banheiros, inclusive com os horários mais adequados a essas tarefas.

Checklists eficazes atuam também nas reposições de funcionários e treinamentos com novos colaboradores, ajudam o cliente a ter controle de tudo que está sendo realizado a qualquer hora do dia nos serviços de limpeza terceirizados.

4. Treinamento e acompanhamento do desempenho da equipe

O sucesso dos serviços de limpeza e conservação requer treinamentos para:

  • Utilização de produtos que as empresas de limpeza e conservação elegem como adequados;
  • Operação de equipamentos de maneira eficiente e segura e de acordo com regras das empresas de limpeza e conservação;
  • Treinamentos regulares no local dos serviços conforme planejamento das empresas de limpeza e conservação;

O sucesso dos serviços também inclui um serviço de supervisão muito presente com:

  • Planejamento mensal de visitas feito pelas empresas de limpeza e conservação, porém aprovado pelo cliente;
  • Apoio e dedicação dos supervisores das empresas de limpeza e conservação aos auxiliares de limpeza;
  • Reciclagem contínua dos colaboradores dos processos elaborados pelas empresas de limpeza e conservação;
  • Presença constante do supervisor junto ao cliente, a qual é um diferencial de qualidade em algumas empresas de asseio e conservação;

5. A empresa de limpeza e conservação entregando a excelência na satisfação do cliente

O que é importante aqui é que haja:

  • Respostas rápidas nos questionamentos do cliente pelas empresas de limpeza e conservação;
  • Apresentações de soluções eficazes aos problemas do cliente pelas empresas de limpeza e conservação;
  • Equipes de limpeza que apresentem ótima qualidade no trabalho realizado pelas empresas terceirizadas;
  • Avaliação documental e mensal do cliente sobre qualidade dos serviços.

O serviço de limpeza e conservação dedicado feito com método e rigor

Com base no que foi colocado neste post, tem-se que a limpeza e conservação feitas com zelo e eficiência têm um impacto positivo para os funcionários e por consequência para o seu negócio.

Saiba que, ao contratar empresas de limpeza e conservação que priorizem a qualidade, você contribui para aumentar a motivação e capacidade de produzir das equipes.

Conheça mais sobre maneiras de elevar a produtividade dos colaboradores clicando neste link.

Para ajudar de forma definitiva na contratação de serviços terceirizados, está disponível no link abaixo uma planilha completa, a qual irá monitorar todo seu processo de contratação com checklists, gráficos e dicas importantes.

Vale a pena baixar gratuitamente e conferir, vai te ajudar e muito!

Aqui no Grupo Iron nossos esforços estão voltados na excelência da prestação de serviços e na alta fidelização de nossos clientes. Além disso, possuímos Certificação ISO 9001 e CRS (Certificado de Regularidade em Segurança).

Como você pode conhecer melhor o trabalho do Grupo Iron:

O estreito contato com o cliente é um dos pontos fortes que torna o Grupo Iron uma referência como empresa de limpeza, manutenção, portaria e segurança em Campinas, Jundiaí e toda região.

Entregamos também excelência em qualidade, além das muitas vantagens com a fácil e estratégica contratação de trabalho temporário.

Espero que este conteúdo tenha sido útil a você, compartilhe e deixe seu comentário isso nos ajuda a criar outros posts de seu interesse!

Nós do Grupo Iron, com quase 30 anos de experiência e reconhecimento de mercado, estamos prontos a ajudá-lo e se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar.

cta-final-de-conteudo

2 comentários em “Saiba como a limpeza e conservação do ambiente de trabalho impactam o dia a dia dos funcionários”

  1. Alem de todos os motivos elencados no post sobre a importância de um ambiente de trabalho limpo e higienizado, agora com a covid 19 , isto se tornar mais que necessário.

    Responder

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)