Cuidados ao escolher uma empresa de controle de entrada e saída de pessoas

É preciso buscar melhores ferramentas para a proteção de condomínios e empresas. Procedimentos otimizados, profissionais capacitados e uma boa empresa de controle de entrada e saída de pessoas diminuem, com certeza, os riscos de invasões ao patrimônio e aumentam a segurança das pessoas.

Com o crescimento exponencial da criminalidade nos centros urbanos, a sensação de vulnerabilidade e insegurança é constante e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse sentido.

Assim, a utilização de soluções tecnológicas como os sistemas de controle de entrada e saída de pessoas tem se mostrado uma alternativa eficaz que contribui duplamente com um sistema de segurança eficiente aliado à um investimento mais econômico.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de contratar a empresa que será responsável por sua portaria.

Mas, como e quais os critérios para contratar uma boa empresa de serviços de controle de entrada e saída de pessoas?

Em primeiro lugar é preciso priorizar a funcionalidade e eficácia do sistema e a segurança dos condôminos e/ou usuários em empresas.

E para que você possa fazer uma escolha acertada, preparamos um artigo com os principais cuidados ao escolher uma empresa de controle de entrada e saída de pessoas.

Continue a leitura até o final e entenda a importância desse sistema e da capacitação dos profissionais que irão operá-lo. A escolha da empresa certa é essencial.

controle de acesso de pessoas

Você sabe o que é um sistema de controle de acessos?

Em primeiro lugar saiba que, um sistema de controle de acessos tem a função de gerenciar o fluxo (entrada e saída) de pessoas nas áreas internas de um condomínio, empresa, estabelecimento comercial, ou qualquer outro local em que o acesso é restrito.

Esse tipo de medida é necessário para garantir a segurança de pessoas e de bens patrimoniais.

De forma geral, um sistema de controle de entrada e saída fornece informações como o fluxo, frequência de acessos, monitoramento de horários de maior movimentação, quantidade e identificação de pessoas nas dependências do condomínio.

Além disso, com base em informações é possível autorizar ou não a entrada de pessoas no local, só isso já é um grande passo para a segurança de todos.

Para saber mais sobre a funcionalidade de um sistema de controle de acessos e todos os processos envolvidos, aproveite nossas indicações abaixo, com certeza poderão ajudar e muito!

Como escolher uma empresa de controle de entrada e saída de pessoas?

A primeira coisa a fazer é analisar as reais necessidades do condomínio ou empresa e buscar um sistema que se enquadre nelas.

Entenda que existem diferentes aplicações de controle de acesso predial e, o ideal é utilizar uma que seja adequada ao perfil e tamanho do condomínio (ou empresa), além é claro, que esteja de acordo com o orçamento previsto.

Contratar sem riscos é algo essencial e simples, porém há muitas particularidades que podem passar despercebidas.

Para facilitar na sua contratação deixamos aqui uma ferramenta gratuita que vai ajudar muito, use um check list completo: desde a documentação legal até o nível da qualidade dos serviços.

guia contratação de terceiros

Ao contratar uma empresa de controle de entrada e saída de pessoas siga algumas recomendações

  • Verifique as referências da empresa;
  • Busque um sistema com total abrangência;
  • Funcionamento de qualidade;
  • Procedimentos em caso de contingências;
  • Treinamento de funcionários;
  • Considere terceirizar os profissionais de controle de acesso.

1. Verifique as referências da empresa

Avalie o histórico e referências comerciais da empresa selecionada.

Procure uma empresa com autoridade e excelência em sistemas de controle de entrada de pessoas e acesso veicular para condomínios e empresas.

Busque informações de satisfação com a empresa e verifique também a reputação e regularidade em portais como o Reclame Aqui e da Receita Federal.

Veja a possibilidade de uma demonstração do sistema, avalie todos os recursos de operação, questione a possibilidade de eventuais falhas e a sua capacidade de proteção.

Tire todas as dúvidas com a empresa e visite a base de monitoramento para entender como funciona remotamente.

Uma empresa séria e idônea fará questão de lhe deixar confortável sanando todas as suas dúvidas e dando o suporte necessário.

2. Busque um sistema com total abrangência

Algumas empresas buscam soluções mais básicas que muitas vezes se restringem somente a portaria para diminuir custos, o que é um equívoco e pode resultar em ineficiência na segurança do condomínio ou empresa.

Lembre-se que somente algumas câmeras no muro e um único controle na portaria não farão milagres em caso de ocorrência. E o barato pode sair caro.

Grande parte das invasões de contraventores acontecem pela porta de entrada ou pelos acessos de garagem.

Portanto, é indispensável buscar uma empresa que forneça uma solução eficiente que contemple o controle de entrada de pessoas, o controle de acesso veicular para condôminos e usuários, assim como áreas internas.

Essa abrangência não apenas proporciona segurança, como evita problemas com visitantes não autorizados em áreas restritas.

3. Funcionamento de qualidade dos sistemas de controle de entrada e saída de pessoas

Verifique se os sistemas de controle de entrada e saída de pessoas contam com atualizações periódicas para melhorias em suas funcionalidades.

É importante que a empresa ofereça relatórios mensais com os registros de toda a movimentação do período, como acessos recorrentes e esporádicos, comportamento do sistema (se sofreu alguma queda, se foi atualizado etc.) e atendimentos.

Outro ponto que precisa ser considerado é a facilidade de uso do sistema para os condôminos e funcionários.

Assim, sistemas de controle de acesso predial de qualidade inferior geralmente oferecem dificuldades de uso, o que causa muita irritação e insatisfação nos usuários com problemas de acesso e profissionais de controle de acesso despreparados.

A empresa escolhida precisa prestar um serviço funcional e facilmente adaptável aos usuários, de modo que as vantagens de um sistema de controle de acesso predial sejam percebidas de imediato.

4. Procedimentos em caso de contingências

Por melhor que seja a empresa selecionada, existem situações que embora sejam extraordinárias devem ser previstas de acontecer em algum momento.

Assim, verifique quais são os procedimentos padrões da empresa em caso de falta de energia elétrica ou de internet.

É indispensável que o sistema de controle de entrada e saída de pessoas funcione sem falhas e interrupções devido a eventuais quedas no fornecimento dos serviços essenciais.

Uma alternativa para quem não tem um sistema de controle de acesso ou em caso de pane no sistema é manter sempre à mão um kit de planilhas para serem usadas nos principais tipos de controles de acesso. Baixe o kit gratuitamente!

planilhas controle de acesso

Além disso, iluminação de emergência nos acessos de entrada deverá fazer parte do projeto, de modo a oferecer maior segurança.

Uma outra situação a saber é, como é a atuação da empresa em caso de perda de controle de garagem ou tag de acesso. Como é feita a comunicação e o quão imediatamente o acessório é bloqueado e reposto.

5. Treinamento de funcionários

É fundamental que a empresa forneça um treinamento completo e periódico aos funcionários e instruções aos moradores do condomínio de como utilizar o sistema de controle de entrada e saída de pessoas.

Todas as informações precisam estar claras de modo a não existir dúvidas na utilização. Certifique-se de que todos os envolvidos entenderam bem o funcionamento para que não existam falhas.

Promova simulações para averiguar se o controle de acesso predial foi implantado com eficácia.

Considere terceirizar os profissionais de controle de acesso

Abordamos um fator final na implementação de controle de entrada e saída de pessoas.

Assim, paralelo a ele o serviço dos controladores de acesso deve ser mantido em alto grau de qualidade não somente na operacionalização do sistema, mas também:

  • Na excelência do atendimento ao público interno e externo;
  • No foco e atenção ao entorno;
  • Na experiência em como lidar com situações de conflito;
  • No rigor do cumprimento dos procedimentos existentes na portaria, e muitos outros.

Ou seja, a contratação de serviços terceirizados em portaria e/ou vigilância patrimonial poderá levar de forma muito mais fácil, rápida e segura ao sucesso das operações de controle de entrada e saída de pessoas.

Observe também os seguintes pontos:

Entenda que o êxito do funcionamento de sistemas de controle de entrada e saída de pessoas também depende do bom senso e atenção dos usuários.

Portas e portões abertos por descuido podem causar sérios problemas de segurança ao condomínio ou empresa, e isso pode ser evitado com simples ações.

Ao contratar uma empresa de sistemas de controle de acesso predial atualize o regimento interno do condomínio de modo a contemplar a operacionalidade do sistema e garantir segurança e proteção a todos.

Faça uma escolha com garantia de segurança, proteção e comprometimento ao contratar uma empresa de controle de entrada e saída de pessoas.

O Grupo Iron é excelência no segmento de segurança patrimonial, portaria e limpeza e conservação com quase 30 anos no mercado e Certificação de qualidade ISO 9001 desde 2002

Conheça nossos índices de comprovação de qualidade e depoimentos de nossos clientes.

Contate-nos, estamos prontos para te ajudar!

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)