Segurança condominial: seu condomínio não está seguro sem esses 4 procedimentos para portaria

Os procedimentos de controle de acesso são essenciais para garantir a segurança condominial, evitando a entrada de infratores da lei no empreendimento. Dicas de segurança em condomínios valiosas também serão dadas ao longo deste artigo. Não perca, boa leitura!

Obter um controle de acesso eficiente em uma portaria de condomínio não é tarefa simples, não é mesmo?

Esse desafio parece difícil aos síndicos considerando:

  • os recursos humanos e tecnológicos disponíveis;
  • a existência durante o dia de fluxo grande de pessoas entrando ou saindo do residencial, sejam prestadores de serviços, visitantes, entregadores, funcionários ou moradores, muitas vezes ao mesmo tempo.

Não importa qual seja o tipo de empreendimento, a segurança só será efetiva se o controle de acesso for executado de maneira correta: isso porque é o porteiro, ou até mesmo o vigilante encarregado desta função, quem autoriza ou não a entrada de pessoas.

Dessa forma, qualquer falha pode implicar em indivíduos desconhecidos e mal-intencionados adentrando o estabelecimento.

A influência do controle de acesso pode ser maior ainda quando consideramos a segurança condominial: a portaria é um dos mais importantes pontos de atenção, uma vez que a grande parte da entrada de criminosos nos condomínios acontece por lá.

Além do treinamento adequado dos porteiros, o estabelecimento correto de procedimentos de controle de acesso em condomínio contribui para a sua segurança.

A falta de procedimentos adequados possui impacto negativo no dia a dia dos moradores e dos porteiros, que ficam sem saber como executar o controle de acesso em condomínio de maneira correta.

Assim, este post abordará 4 procedimentos de controle de acesso em condomínio fechado. Com eles, você conseguirá aumentar e muito a segurança condominial: continue conosco até o final do texto para conhecê-los!

Segurança condominial e procedimento para cadastro de moradores

Para evitar que ladrões entrem se passando por moradores, é importante para a segurança de condomínio fechado que se cadastre os ocupantes dos imóveis por casa ou por apartamento.

Isso contribui também para outras questões como a pré-autorização de visitantes, registro da entrada e saída desses moradores, além da entrega de cartas e encomendas.

Para fazer esse cadastro e assim aumentar a segurança condominial, o síndico deve coletar os dados de todos os moradores ou inquilinos, assim como os dados referentes aos veículos de cada unidade, seja ela apartamento ou casa.

Duas dicas de segurança em condomínios são importantes aqui:

Dica 1: O cadastro de moradores deve ser mantido atualizado para que seja confiável e se tenha um controle de acesso em condomínio efetivo.

Essa atualização deve ocorrer a cada 6 meses ou quando ocorrer qualquer alteração – por exemplo, mudança de novo inquilino.

Dica 2: Quando houver sistema de controle de acesso informatizado, é importante para a segurança condominial que se estabeleça uma senha ou um dedo – no caso de leitor biométrico – de pânico.

Deste modo, o porteiro conseguirá saber que o morador e possivelmente seu patrimônio estão em perigo e poderá tomar as medidas cabíveis ao caso.

segurança condomínio

Procedimento para o controle de acesso em condomínio: prestadores de serviço

O controle de prestadores de serviços deverá ser realizado de forma eficiente de modo que criminosos não se aproveitem deste tipo de situação para ter acesso às áreas internas do condomínio.

E ainda, ao passar seus próprios dados para cadastro, o morador deverá comunicar os dados e horário de trabalho de seus prestadores de serviços regulares ou funcionários (por exemplo, empregadas domésticas, diaristas, babás, jardineiros).

Importante, para garantir a segurança condominial, o porteiro deverá autorizar a entrada destes prestadores no condomínio apenas nos dias e horário de trabalho passados pelo morador.

Assim, o controle de seu acesso pode ser feito por sistemas simples como crachás de identificação com foto até sistemas informatizados.

Uma das dicas de segurança é que o morador deve comunicar a portaria caso algum prestador de serviços seja demitido, de modo que ex-funcionários não entrem no condomínio, o que pode gerar uma situação conflituosa.

Os funcionários que trabalham para o condomínio também devem ser cadastrados e ter seu controle de acesso controlado, de modo que se tenha uma segurança condominial mais robusta.

No tangente a prestador de serviço esporádico (por exemplo eletricista, encanador), é importante que o porteiro cheque seu documento de identidade.

Assim como deve comprovar o seu vínculo com a empresa informada se for o caso, por meio da apresentação pelo prestador de serviço de seu crachá da empresa ou outro documento da mesma.

Outros passos importantes no controle de acesso de prestadores de serviços

Outro passo é o porteiro fazer contato com o condômino e perguntar se ele autoriza ou não a entrada do prestador de serviço esporádico no condomínio – só com este procedimento será possível proporcionar uma maior segurança condominial.

Além disso, para incrementar a segurança de condomínio fechado, durante o processo de identificação do prestador de serviço esporádico, o porteiro deve pedir que ele aguarde do lado de fora do condomínio, mantendo o portão fechado.

Outro ponto, caso o condomínio possua um vigilante de ronda ou zelador e sendo norma de procedimento que os mesmos devam acompanhar os prestadores até o local de destino, o controlador de acesso deve solicitar a presença dos mesmos.

É fundamental que o controlador de acesso permaneça dentro da portaria. Além disso, ele deve manter a porta da portaria de condomínio fechada.

No caso de prestadores de serviço temporários, por exemplo, um pintor, o morador deve informar por escrito ao zelador ou administrador do condomínio os dados do profissional e a data que iniciará a prestação de serviços.

E depois do término do serviço, o morador deve comunicar novamente por escrito à administração ou zelador, que devem tomar as medidas adequadas.

Da mesma forma, o porteiro deve sempre respeitar o horário de entrada e saída de prestadores de serviço estabelecido pelo condomínio.

Uma das dicas de segurança importantes é que para estabelecer tais horários, de preferência, o condomínio deve evitar o período da noite.

Caso você não possua um sistema informatizado, para otimizar a segurança condominial você pode baixar gratuitamente uma planilha de controle de acesso.

A planilha de controle de acesso em condomínio também será utilizada para o controle dos grupos de pessoas dos próximos procedimentos.

Segurança condominial e procedimento para o controle de acesso de visitantes

Para resguardar a segurança condominial, é importante que se siga para os visitantes (amigos, familiares, namorados) os mesmos passos do procedimento para o controle de acesso de prestadores de serviços esporádicos.

Logo, o porteiro deverá identificar o visitante em questão por meio da solicitação de seu documento de identidade e fazer o contato com o morador para verificar se a entrada de tal visitante é permitida ou não.

O controle de acesso deste grupo deve ser realizado de forma correta pois é comum:

  • um visitante indesejado – como um(a) ex-namorado(a) – causar transtorno dentro do condomínio;
  • que transgressores da lei finjam que são por exemplo, algum parente do morador, comunicando ao porteiro que já tem a chave e tentando convencê-lo a autorizar sua entrada.

Procedimento para o controle de acesso em condomínio: entregadores de mercadoria

Há algumas diferenças no controle da entrega de mercadorias de pequeno ou médio volume e de mercadorias de alto volume ou peso.

Portanto, faremos uma abordagem das mesmas separadamente neste post visando explicar a você a melhor forma de obter a segurança condominial.

Também consideraremos condomínios fechados de prédios ou de casas separadamente.

Como exemplo de mercadorias de pequeno volume, tem-se o delivery de refeições, flores, remédios e artigos de padaria.

Em condomínios residenciais verticais, os entregadores deste tipo de mercadoria deverão aguardar do lado de fora do condomínio, mantendo-se os portões fechados.

Em seguida, o porteiro deverá avisar o condômino por interfone sobre a presença do entregador, solicitando a sua presença na portaria para retirar a mercadoria.

Para não comprometer a segurança condominial, os entregadores de pequenas mercadorias sob hipótese alguma deverão entrar no condomínio – o morador (ou um funcionário dele) deve sempre descer para receber a encomenda na portaria.

Já para associações ou condomínios de casas, o controle de acesso de entregadores de mercadorias pequenas é diferente.

Na maioria das vezes, devido a extensão do empreendimento, os entregadores de serviços de delivery e pequenas encomendas precisam adentrar o condomínio.

Assim, a portaria de condomínio de casas deve primeiramente, pedir o documento de identidade com foto e crachá da companhia na qual o entregador trabalha.

Então, o porteiro deverá verificar com o condômino em questão se a entrada do entregador pode ser ou não autorizada.

Veja que, somente após o morador permitir a entrada é que se deve registrar os dados do entregador e de seu veículo (quando houver), devolvendo-lhe os documentos e abrir o portão, mantendo desta forma a segurança condominial.

No caso de haver no condomínio um vigilante rondante e o manual de normas e procedimentos determinar o acompanhamento dos entregadores até a residência, o porteiro deve solicitar a presença do vigilante na portaria.

No entanto, quando se tratar de mercadorias de grande peso e/ou volume, tais como botijão de gás ou galões de água, tanto no condomínio de casas como no de prédio(s) haverá a entrada do entregador no condomínio.

Logo, deve-se adotar o mesmo procedimento da entrega de pequenas mercadorias no condomínio de casas, para melhor resguardar a segurança condominial.

Entre as dicas de segurança no caso de entregadores de mercadorias, pode-se orientar o porteiro a manter uma distância adequada e segura do entregador.

Isso porque, uma vez que é prática comum dos infratores da lei inventar uma entrega fictícia para renderem o porteiro.

Concluindo

Como vimos o controle de acesso é um ponto sensível na segurança de condomínios e não pode ser deixado de lado

Assim, a adoção de procedimentos de controle de acesso pelos porteiros pode melhorar e muito a segurança condominial. Mais medidas de segurança em condomínios podem ser verificadas clicando neste link.

Falando sobre nós: o Grupo Iron há quase 30 anos presta serviços na segurança patrimonial, facilities e trabalho temporário. 

Tenha muitas vantagens com a fácil e estratégica contratação de trabalho temporário.

Somos certificados na Norma ISO 9001 desde 2002 e temos nossa marca reconhecida pela FORTE PRESENÇA junto aos clientes e colaboradores nos postos de serviço.

A fidelidade de nossos pares de longa data é um grande diferencial. Você pode conhecer melhor nosso trabalho acessando os depoimentos de nossos clientes.

Solicite uma visita ou proposta comercial do Grupo Empresarial Iron, estamos à disposição para atendê-los com qualidade!

cta-final-de-conteudo

4 comentários em “Segurança condominial: seu condomínio não está seguro sem esses 4 procedimentos para portaria”

  1. É de extrema importância em um Condomínio, o controle da entrada de Prestadores de Serviços, tanto regular como o esporádico, haja visto que infelizmente a maior parte das ocorrências de crimes , são cometidos com a participação ou com alguma informação prestada pelos mesmos.

    Responder
  2. Artigo bem completo em termos de procedimentos de controle de acesso! E com certeza este conteúdo irá te ajudar a melhorar a segurança do seu condomínio!

    Responder

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)