Segurança perimetral: Saiba tudo como funciona e a melhor forma de implementar ou otimizar

A segurança perimetral é um indispensável meio de proteção contra a criminalidade e tem como foco a criação de barreiras para impedir situações de perigo e invasões. Investir na segurança perimetral é importante e vale a pena.

Segurança perimetral é um assunto complexo e muito extenso, mas aqui deixamos, de forma clara e completa, tudo o que é indispensável saber.

Penso que responderemos a todas as suas dúvidas de uma só vez, garantindo uma plena otimização de seu sistema físico de proteção de barreiras perimetrais.

O artigo é bom para quem quer implementar e quem quer melhorar o existente.

Afinal, todo esse investimento financeiro tem que trazer garantias de muita proteção.

Vamos entender por quê.

A crescente demanda no mercado de serviços de segurança patrimonial se dá pela preocupação em proteger bens, patrimônio e vidas. A invasão em condomínios, casas ou empresas é uma das formas mais dolorosas de crime cometidas.

Isso porque, mesmo que seja uma ação livre de confronto, a sensação de ter o seu espaço invadido é por demais desolador e angustiante, além é claro, do prejuízo financeiro por roubo e danos.

E se esta ação criminosa for de fato confrontante, temos aí um cenário ainda pior, que pode ter um desfecho dramático.

Entretanto, dentre os métodos de proteção desenvolvidos pelos serviços de  segurança patrimonial, está a segurança perimetral.

O perímetro de segurança consiste em algumas formas de barreira físicas, tecnológicas e até psicológicas para impedir invasões, inibir possíveis ações e prevenir situações de risco.

Você sabe do se trata afinal a segurança perimetral?

E qual a real importância das barreiras perimetrais e todas as suas práticas auxiliares?

Vamos te explicar.

Este artigo, como dissemos, tem o objetivo de esclarecer essas e outras perguntas referentes a esse tema tão relevante para a segurança patrimonial e privada: a segurança perimetral.

Continue conosco e aproveite a leitura.

segurança com barreira física

Segurança perimetral: O que é e o porquê ela é tão importante contra invasões?

A importância da segurança perimetral começa no fato desta ser a primeira linha de salvaguarda das fronteiras externas com o interior do local.

O que é exatamente segurança perimetral?

Segurança perimetral é um método de proteção que utiliza barreiras perimetrais em torno do local de interesse. Seu objetivo é impedir, dificultar, inibir e prevenir contra o acesso de criminosos.

A proteção perimetral é fundamentalmente importante para manter todo o local monitorado e bem estruturado contra invasões, roubos e inclusive desvios materiais.

O conceito de segurança perimetral se divide em três tipos de barreiras:

  • Barreiras físicas;
  • Barreiras tecnológicas e;
  • Barreiras psicológicas.

1. Barreiras físicas

Estão na estrutura física impedindo o acesso mal intencionado através de muros altos, cercas elétricas, arames farpados, cacos de vidros, grades, etc.

2. Barreiras tecnológicas

Utilização de sistemas e equipamentos para monitoramento e alerta por meio de equipe especializada.

3. Barreiras psicológicas

O visual opressor de cercas, grades, placas de aviso, câmeras, concertinas etc. não é exatamente garantia de inibição, porém, quanto mais ostensivo e intimidador é a imagem, mais o criminoso pode se sentir tolhido e desistir de qualquer ação.

Quais são os maiores benefícios da segurança perimetral

Um recurso essencial na segurança perimetral é a atuação de especialistas, que podem vir da própria empresa de segurança patrimonial, executando e garantindo que todas as etapas do projeto de proteção sejam realizadas.

E mais, há que se garantir que pequenas ações complementares que forem necessárias, normalmente o são, venham a ser tomadas, uma empresa de vigilância com forte atuação estará constantemente detectando essa necessidade.

Destacaremos os benefícios da segurança perimetral em três pilares de enorme relevância. São eles:

1. Prevenção e impedimento de riscos

A barreira física coberta por sistemas de monitoramento CFTV, alarmes, cercas eletrificadas e de concertina (falaremos sobre esses itens a frente), previne e, implacavelmente inibe ações de bandidos contra o local.

2. Segurança de moradores, funcionários e usuários

Seja esta uma empresa ou um condomínio residencial, a proteção perimetral garante a segurança de funcionários e moradores, resultando em um ambiente mais tranquilo de se viver ou mais produtivo de se trabalhar.

3. Proteção ao domínio intelectual

Dentro das práticas de segurança perimetral está o bloqueio de acessos não autorizados e maliciosos que tenham por objetivo informações pessoais ou empresariais. As barreiras perimetrais impedem a espionagem comercial da concorrência.

Quais são os objetivos das barreiras perimetrais?

Podemos concluir que um sistema de barreiras perimetrais eficaz tem por objetivo dificultar de todas as formas a invasão indesejada, através de ações e dispositivos que consigam:

1. Impedir

Impossibilitar de forma plena o acesso do invasor ao patrimônio através das barreiras de segurança existentes.

2. Dissuadir

Levar o invasor a desistir de seu intento pelo impeditivo das dificuldades em transpor as barreiras físicas de segurança e até a exposição da sua identificação através de câmeras e da vigilância patrimonial atuando no local de forma precisa.

3. Detectar

Obter meios de identificar e dar alarmes adequados à tentativa de invasão ao local.

4. Retardar

Com barreiras de segurança instaladas dificultando o acesso do suposto invasor retardamos uma possível intrusão e assim, possibilitando a intervenção mais eficaz da equipe de segurança patrimonial existente no local.

Como funciona a segurança perimetral?

O perímetro de segurança física é estudado de forma a fracionar os ambientes criando níveis de segurança e com seus limites operando na primeira linha de defesa contra ameaças.

Estas barreiras perimetrais controlam os diferentes níveis de área expostos e a segurança como um todo.

Passo a passo da segurança perimetral física na prática

  1. É imperativo que o perímetro de segurança física esteja no planejamento estratégico;
  2. A análise do custo-benefício deve ser objetiva e pragmática para evitar despesas sem necessidade;
  3. As barreiras perimetrais devem ser suficientemente inibidoras a ponto de fazer o invasor repensar sua ação;
  4. Mesmo com o controle de fluxo de entradas, qualquer possibilidade de invasões jamais pode ser descartada;
  5. O perímetro de segurança física precisa ser bem estruturado o suficiente para atuar como a primeira linha de defesa em caso de sinistros;
  6. É mandatório que as barreiras físicas estejam expostas e em condições adequadas.
  7. Periódica e obrigatoriamente, todas as barreiras devem passar por manutenção preventiva.
  8. As áreas de observação precisam estar livres de obstáculos que atrapalhem a captação das câmeras e visão dos seguranças.

É vital destacar a importância do controle e monitoramento feitos por uma empresa especializada em segurança, para garantir eficácia e evitar problemas.

Para segmentar o perímetro de segurança física de um local, é importante entender todos os pontos de vulnerabilidade e importância determinando, com base neles, os níveis de segurança física de cada um.

Vamos entender melhor a seguir.

Quais são os níveis de segurança perimetral física e como são determinados?

A classificação de níveis de segurança física nada mais é do que uma estratégia que visa alcançar os resultados na proteção de determinadas áreas de acordo com o seu grau de importância e restrição.

Para você ter uma ideia, quanto maior for a vulnerabilidade, maior deve ser o nível de segurança física.

Os níveis de segurança física perimetral são:

  • Mínimo;
  • Baixo;
  • Médio;
  • Alto, e
  • Máximo.

Vamos entender como funcionam:

1. Nível mínimo

Procedimentos de segurança que visam impedir a entrada de pessoas não autorizadas com soluções imediatas, como portas, janelas, trincos, fechaduras de  resistência estão entre as principais utilizadas.

2. Nível baixo

Trata-se dos procedimentos adotados no nível mínimo, complementados por bloqueio de acesso, grades e concertinas, aumentando ainda que passivamente a segurança no local.

3. Nível médio

Com o objetivo de detectar e impedir possíveis riscos ao patrimônio e as pessoas que dele fazem parte, o nível médio faz a junção dos dois níveis anteriores com barreiras físicas além das cercas e com a presença de vigilância ostensiva, caso necessário.

4. Nível alto

Aqui todas as medidas protetivas dos três níveis anteriores são somadas à tecnologia do monitoramento por central CFTV, iluminação eficiente em torno de toda a propriedade, presença de equipe de segurança e linha direta com a polícia.

5. Nível máximo

Como você deve ter percebido, os níveis têm um padrão crescente e agrupador, de modo que no último nível, todos os procedimentos anteriores são somados a segurança presencial ininterrupta.

Assim, serão 24 horas por dia e 7 dias da semana a aplicação tecnológica de monitoramento e detecção em todos os pontos estruturais, e com todos os processos descritos aqui sendo executados em um grau maior de rigidez.

Implementando a segurança perimetral: como fazer da forma mais eficaz

Até aqui você já percebeu como é demasiado importante investir na segurança perimetral para a tranquilidade de uma empresa ou um condomínio. Para uma implementação bem sucedida é essencial formalizar ações e medidas de segurança.

Como fazer a melhor segurança perimetral? Tenha todos os passos

1. Orçamento

Primeiramente entenda as necessidades e verifique qual o orçamento disponível.

É importante a conscientização de que “o barato sai caro”, portanto, não investir corretamente em um sistema físico de proteção é fatalmente correr o risco de invasões, danos e prejuízos.

2. Restrições estruturais

Considere que por mais que a instalação de barreiras como a concertina tirem a estética da arquitetura, a presença de vegetação pode ser ainda mais prejudicial à colocação de cercas elétricas e/ou sensores.

3. Análise de entornos

É vital fazer um estudo completo sobre os entornos: comportamento, histórico de ocorrências, empresa ou condomínio vizinho com boa estrutura de segurança, região, classe econômica.

4. Barreiras

O tipo de barreiras de proteção para o perímetro dependerá do que se pretende proteger e do resultado da análise de riscos realizada, ou seja, de acordo com o cenário local, além do orçamento disponível.

E mais, para garantir a segurança de um perímetro, a segurança física utiliza uma combinação de barreiras físicas para uma defesa em profundidade, de forma que se uma falhar ou for ultrapassada haverá ainda uma segunda restrição.

Assim, cada barreira tem um propósito específico, que pode incluir barreiras naturais, estruturais e tecnológicas.

Quando se fizer necessário, poderão ser adotadas duas barreiras físicas no perímetro separadas entre si por uma distância média de 5m.

5. Controle de acesso

Refere-se a profissionais e tecnologias que tem por objetivo: identificar, impedir ou liberar, registrar e acompanhar os acessos de pessoas e bens materiais.

O investimento nos sistemas de controle de acesso será proporcional às ameaças identificadas, observando sempre a relação custo/benefício. Saiba mais em: Como projetar portarias mais seguras e protegidas de invasões: projete ou melhore a segurança da portaria já existente

6. O fator humano e a empresa de segurança patrimonial

A contratação de profissionais da segurança privada é indispensável para o controle de acessos, execução de rondas, ações preventivas de segurança, atuações em conflitos, reporte e reações contra investidas criminosas.

Considerando a contratação de uma empresa de segurança ela se responsabiliza pelo planejamento, implantação e execução de serviços de vigilância com medidas de segurança do local através de vigilantes, supervisores e gestores patrimoniais.

7. Recurso Organizacional

São medidas de proteção e organização atribuindo autoridade e responsabilidades em relação a segurança física conforme:

  • Criação de políticas de segurança física como procedimentos internos e normas de segurança;
  • Política interna quanto a forma como a empresa ou condomínio lida com a conscientização a seus funcionários, moradores e usuários;
  • Criação de documento de Análise de Risco com estudo detalhado do perfil do local e levantamento e análise de avaliação de riscos completa, quanto mais profissional o trabalho maior será o benefício;
  • Planejamento de segurança, etc…

8. Medidas de Inteligência

São atividades de inteligência adotadas em caráter preventivo, tais como:

  • Investigações a atitudes suspeitas;
  • Análise de Riscos, como já vimos;
  • Investigações de denúncias;
  • Monitoramento de ações criminosas.

9. Proteção contra Incêndio

Ter um plano dedicado à prevenção de incêndios contando com: detecção, alarme, iluminação, combate, proteção passiva e outros.

Neste caso, a ajuda do profissional de Segurança do trabalho vai ajudar a resolver muita coisa. Leia também nosso artigo sobre: O que é gestão de segurança no trabalho e os serviços de portaria, limpeza e segurança patrimonial

10. Recursos materiais e tecnológicos

Trata-se da necessidade de aquisição de equipamentos de segurança, tais como câmeras, grades, cercas, sensores, bloqueios eletrônicos, etc.

Sistemas de segurança perimetral: recursos e materiais

Conforme vimos no último item para implementação da segurança perimetral, os recursos materiais são fundamentais.

Quais são os equipamentos e sistemas de segurança perimetral?

Quais são os equipamentos e sistemas de segurança perimetral mais utilizados?

  • Grades;
  • Cercas elétricas;
  • Concertinas (disponível nos tipos helicoidal, flat, clipada e rede laminada);
  • Câmeras;
  • Circuito CFTV;
  • Alarmes;
  • Catraca de acesso (Autenticação e autorização);
  • Sensor de presença (Sinal de alerta);
  • Sensores de porta;
  • Alarmes de incêndios;
  • Iluminação automatizada;
  • Fechaduras inteligentes;
  • Botões do pânico;
  • Bloqueios (catracas, cancelas e outros itens para controle de acesso).

O plano de segurança patrimonial e a segurança perimetral

Além de todos esses pontos de extrema importância citados até agora, precisamos elucidar que, sem um plano de segurança bem elaborado, nenhum equipamento ou barreira será suficiente para impedir uma ação maliciosa.

Portanto, é vital que a capacidade de proteção contra violações esteja assegurada.

Para isso, é necessário que sejam considerados no plano de segurança pontos de atenção crítica, muitos deles já mencionamos acima, são principalmente os seguintes:

  • Controle de entradas e saídas de pessoas e veículos;
  • Ações preventivas contra incêndios, acidentes, desordem e tumultos e outras crises emergenciais;
  • Análise comportamental do local e procedimentos;
  • Treinamentos de procedimentos e técnicas de segurança para o pessoal responsável;
    Processo de seleção;
  • E por fim, a contratação de uma empresa especializada em segurança.

Escolher uma empresa de segurança sólida para a implementação da segurança perimetral

Perceba como é fundamental a especialização no processo de implementação de um sistema de segurança perimetral.

De modo que precisamos frisar que o sucesso desta operação está na expertise e na solidez de uma empresa de segurança patrimonial especializada em gerenciamento de riscos e implantação de novos sistemas de segurança.

Quanto maior o trabalho em prevenção menor será o prejuízo em caso de qualquer sinistro. Mitigar os riscos será sempre a premissa do serviço de segurança patrimonial na proteção dos ativos e pessoas.

O investimento não se refere apenas ao uso de tecnologia avançada, mas a contratação de uma empresa de serviços de segurança responsável e com real expertise no mercado.

Uma empresa experiente e idônea contará com profissionais capacitados, credenciados e totalmente aptos a atender quaisquer tipos de demandas em condomínios residenciais, empresariais e outros tipos de empreendimentos.

Considere a escolha de uma empresa sólida e preparada para implementar seu sistema de segurança perimetral, que resultará em valor agregado ao seu negócio.

O Grupo Iron é referência em serviços de segurança patrimonial e facilities.

Conheça melhor nosso trabalho:

Se você achou que nosso conteúdo foi importante compartilhe e deixe seu comentário, estamos sempre prontos a ouvir seu ponto de vista.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)