Empresas de facilities com ISO 9001, tem mesmo mais vantagens? Sim sem dúvida, saiba quais são e os cuidados práticos para não errar em nada

Serviços de segurança, portaria ou limpeza com ISO 9001 podem ajudar muito o seu negócio, nem todos sabem disso, tenha toda qualidade desses serviços otimizada. Mas, conheça aqui também o que fazer com contratações de serviços de empresas de facilities com ISO 9001 que estão dando errado.

Empresas de facilities com ISO 9001 se diferenciam por estarem na frente otimizando seus processos e atuando na sua maior vantagem: o serviço prestado flui com muita qualidade e muito poucos problemas.

É indispensável para qualquer empresa ter ótima qualidade nos seus serviços contratados de facilities porque estes alavancam o andamento do negócio e com certa vantagem competitiva.

Afinal, limpeza, serviços de recepção e de portaria e segurança patrimonial são portas de entrada para novos clientes, bons relacionamentos empresariais ou em condomínios comerciais e residenciais.

Neste artigo, vamos abordar como empresas de facilities com ISO 9001 conseguem um sistema de gestão da qualidade de nível mundial e, portanto, na maioria das vezes, nunca deixam a desejar em seus serviços.

Mas, eu sei que para algumas empresas, condomínios e até escolas a certificação de empresas de facilities com ISO 9001 pode não ter feito muita diferença e ter ficado a impressão de que a ISO 9001 só teve um papel de marketing na hora da compra.

Acima de tudo, tenho que ser honesta, isso pode acontecer sim, e vamos falar disso mais à frente sobre o que fazer quando os resultados com essas empresas não são satisfatórios.

E surpreenda-se: para serviços de segurança, portaria e limpeza com Certificação ISO 9001 ou sem essa imensa vantagem, o preço é o mesmo! Não precisa pagar mais caro para ter excelência na qualidade.

ISO 9001

O que saber sobre a Certificação ISO 9001?

O que é ISO 9001

ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto. Ela é parte de uma série de normas designada ISO 9000. Especificamente a ISO 9001 tem em seus processos foco para um sistema de gestão e alta qualidade.

Esse conjunto de normas foi criado pela instituição International Organization for Standardization (ISO), com sede em Genebra na Suíça, que a regulamenta e mantém atualizada.

No Brasil, a norma leva o nome de NBR ISO 9001 e atualmente, em 2020, está na versão 2015, assim denominamos: NBR ISO 9001:2015. A organização que está ligada à ela é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As normas da série de certificação de qualidade ISO

Conheça os tipos principais dessa série:

1. ISO 9000

A ISO 9000 é a série mais conhecida e sua aplicabilidade está no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas empresas.
O conjunto ISO 9000 inclui as seguintes normas:

  • ISO 9001 — orienta a organização quanto à qualidade em todos os processos internos. Ela compõe também as normas 9002 e a 9003;
  • ISO 9004 — determina a conduta para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • ISO 19011 — especifica todas as instruções para auditorias de sistemas de gestão.

2. ISO 14000

A norma ISO 14000 estabelece diretrizes para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
O conjunto ISO 14000 inclui as seguintes normas:

  • ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental (SGA);
  • ISO 14004: O SGA para o uso interno da instituição;
  • ISO 14010: Auditorias Ambientais;
  • ISO 14031: Desempenho Ambiental;
  • ISO 14020: Rotulagem Ambiental;
  • ISO 14040: Análise do Ciclo de Vida.

3. ISO 17025

A ISO 17025 trata da certificação de laboratórios de calibração e de ensaio.

4. ISO 50001

Esta é a última da lista de certificações de qualidade ISO tratando da gestão e da conservação de energia, uma área primordial para a indústria.

Para que serve a ISO 9001 nos serviços de facilities?

A norma ISO 9001 é uma ferramenta estratégica usada na maioria dos países do mundo e acaba sendo quase que um sinônimo de Excelência em Qualidade.

Isso não é tudo, empresas de facilities com Certificação ISO 9001 diante mão já estão comprometidas com a entrega de um alto nível de qualidade nos seus serviços.

E quanto maior o tempo que a empresa de facilities tem essa certificação, mais maturidade e expertise tem para atingir níveis ainda mais altos de excelência, entregando mais satisfação ao cliente e muito menos serviços ou produtos não conformes.

Por isso, é sempre recomendado questionar sobre o tempo de certificação das empresas que têm ISO 9001. Isso ajuda a se prevenir de resultados negativos, pois é um diferencial importante.

Digno de Nota: O Grupo Iron possui Certificação ISO 9001 desde 2002 e são nossos clientes os primeiros a reconhecerem nossa alta qualidade nos serviços.

Com foco na qualidade e ótima satisfação do cliente, empresas de facilities com ISO 9001 passam por uma verdadeira mudança dentro da sua cultura interna refletindo diretamente na prestação de seus serviços como no caso da segurança, portaria e limpeza.

Acima de tudo, ter uma gestão de qualidade através da certificação ISO 9001 gera uma suficiência de trabalho entregue muito mais claro, registrado e estratégico.

Quais as vantagens de contratar empresas de facilities com ISO 9001?

Não é tão fácil listar todas as vantagens que empresas de facilities com ISO 9001 podem ofertar já que uma vantagem pode se desdobrar em várias outras, mas fazendo uma rápida lista de benefícios e vantagens com a ISO 9001 o que temos é:

  1. É sinônimo de excelência inerente;
  2. Fornecimento de serviços de facilities dentro dos padrões estabelecidos;
  3. Aumento da produtividade nos postos de facilities;
  4. Constante otimização e garantia da qualidade nos processos dos serviços prestados;
  5. Otimização em desempenho, confiabilidade, atendimento e conformidade;
  6. Oferta contínua de capacitação dos colaboradores da empresa de facilities;
  7. Engajamento e integração entre os funcionários;
  8. Busca de oportunidades de melhoria dentro dos postos de serviços;
  9. Identificação de possíveis riscos nos serviços de facilities;
  10. Segurança nos procedimentos usados e na tomada de decisões operacionais;
  11. Tratamento de não conformidades evitando repetições dos mesmos erros;
  12. Relação de confiança entre a empresa de facilities e o cliente;
  13. Monitoramento dos processos através de indicadores de desempenho;
  14. Monitoramento das metas de altos níveis de satisfação dos clientes.

Não é pouca coisa, não é mesmo?

Acho que deixei aqui o essencial, então pense que contratar uma empresa de facilities com certificação de qualidade ISO 9001 traz soluções e não contrariedades, trata-se de uma verdade quase que inescapável.

A importância e garantias que empresas de facilities com ISO 9001 podem oferecer

A finalidade da norma é garantir que o fornecedor cujos serviços foram contratados cumprirá sua parte respeitando tudo que foi acordado. Contudo, podem ficar dúvidas:

O que você conhece sobre a reputação e o histórico do desempenho de seu fornecedor?

Qual é o detalhamento do serviço que está comprando?

Como se assegurar de que o serviço adquirido será entregue atendendo aos seus requisitos?

Qual é o nível de confiança necessário sobre a capacidade da empresa de facilities em fornecer um serviço conforme e, de forma consistente?

O que estamos falando aqui é de:

Credibilidade e Confiança

A empresa de facilities com ISO 9001 pode dar indícios de credibilidade já que, com a redução de erros, tende a aumentar a confiança em relação aos concorrentes.

Além disso, ela é percebida pelo mercado como referência no setor, considerando que tem uma gestão estratégica, tática e operacional.

E, o que essa maior eficiência operacional traz de vantagens?

  • Reduz as falhas;
  • Elimina o retrabalho;
  • Acaba com o desperdício e;
  • Dá agilidade ao serviço de facilities prestado.

Satisfação dos clientes

Este é um item da norma e, portanto, medir a satisfação do cliente é algo obrigatório, empresas de facilities com ISO 9001 com certeza dão mais segurança e atendem de forma quase que integral as necessidades de seus clientes.

Um sistema de gestão da qualidade consistente sempre aumenta a satisfação dos clientes porque garante resoluções de problemas e monitoramento de metas sobre a qualidade dos serviços desejados pela organização. Uma gestão da qualidade comprometida com o cliente implica em:

  • Melhor relacionamento;
  • Muito mais qualidade;
  • Mais benefícios;
  • Alto desempenho e;
  • Preço mais justo para todos.

A confiança e satisfação asseguram relacionamentos de longo prazo, ou seja, a fidelização da parceria.

Aqui vale a pena você conferir os índices de satisfação dos clientes do Grupo Iron, já adianto que é algo bem perto de 100%:

Índices de comprovação de excelência na qualidade e fidelidade de nossos clientes

Auditorias internas e externas regulares

Um sistema de gestão da qualidade de uma empresa de facilities não se mantém em conformidade se não sofrer auditorias internas robustas, realizadas por auditores qualificados e certificados, identificando falhas e atuando com as devidas correções.

Já as auditorias externas são realizadas por órgãos independentes e reconhecidos mundialmente que fazem a validação de todos os requisitos da ISO 9001.

Assim a cada 3 anos as empresas recebem uma recertificação. Nós, no Grupo Iron, mantemos nossas recertificações há quase 20 anos sem nenhuma interrupção nesse período. Isso é muito bom para nossos clientes!

A implementação da NBR ISO 9001 é um desafio que exige muito das empresas de serviços de segurança, portaria e limpeza. Porém, atingida certa maturidade do sistema ela só traz benefícios e segurança à empresa de facilities e aos seus clientes.

Contratando empresas de facilities com ISO 9001 

Como já mencionei, o serviço de facilities com certificação ISO 9001 flui com muita qualidade, e vai mais além, o cliente não convive mais com problemas, insatisfações e serviço ruim ou incompleto.

Aqui você pode saber mais sobre como contratar uma empresa de gestão de facilities?

Nada pior do que se perguntar: “Mas, de novo essa terceirizada não me atende como prometeu na hora da venda?” (Pronto falei!)

Você já passou por isso, algum dia?

Claro, problemas acontecem, mas não devem acontecer com frequência e o que importa é que sejam resolvidos com rapidez e eficiência.

Portanto, a presença e comprometimento da empresa de facilities dentro do cliente é o que trás soluções aos problemas e mais, previne a ocorrência de novos.

Resultados não satisfatórios da ISO 9001 para cliente, mas isso pode acontecer?

Já falamos que a ISO 9001 é designada como ABNT NBR ISO 9001 e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem também como objetivo fiscalizar não conformidades baseadas em feedback de clientes sobre não cumprimentos das normas ISO 9001.

Mas, então, o que fazer se as coisas saírem erradas com uma contratação de empresas de facilities com ISO 9001?

Veja as medidas que devem ser tomadas quando a empresa de facilities com ISO 9001 não apresenta conformidade entre a norma NBR ISO 9001 e a entrega do serviço contratado, ou seja, você não está satisfeito com os resultados.

1ª Medida

Primeiro, formalizar e chamar a atenção do fornecedor sobre o seu descontentamento, ele deverá investigar de perto suas reclamações, abrir relatórios de não conformidade e tomar ações apropriadas dando soluções que evitem ou minimizem as chances de repetição do problema em si.

No caso de descontentamento com o desempenho geral do fornecedor, isto pode ser uma indicação de que existem problemas no seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Exemplo de problemas no Sistema de Gestão da Qualidade:

  • Continuidade de entregas não conformes;
  • O prestador não considera suas reclamações;
  • Falta de comprometimento com soluções eficazes;
  • Falta de PRESENÇA ATIVA não tomando ações corretivas adequadas;
  • E uma lista que pode ser grande…

Antes de apresentar a segunda medida, já adianto o óbvio, a esta altura você já estará pensando seriamente em trocar de fornecedor, mas vamos lá.

2ª Medida

Segundo, se você continua insatisfeito com a resposta da empresa de facilities com ISO 9001, e se ela é realmente certificada por um Organismo de Certificação independente, abra um chamado de sua insatisfação diretamente com esse organismo.

A certificadora investigará os seus problemas durante as auditorias periódicas do Sistema de Gestão da Qualidade do seu fornecedor, ou sendo algo crítico, poderá iniciar uma apuração de não conformidades de imediato.

3ª Medida

Terceiro, e mais difícil de ocorrer, caso não haja resposta satisfatória do organismo de certificação, há a chance de uma reclamação ao Inmetro.

Certificação ISO 9001 e o Grupo Iron

Como vimos, certificações só agregam valor tanto a quem as possui quanto a quem contrata empresas de facilities com ISO 9001.

Ter certificação da norma ISO 9001 significa trabalhar de forma sistêmica e com conformidade grande parte do tempo, é reduzir consideravelmente os problemas para as duas partes.

Certificações, sejam quais forem, são essencialmente comprovação de qualificações e proteção no cumprimento de itens contratuais.

No Grupo Iron além da Certificação ISO 9001 que garante excelência em qualidade, temos a Certificação CRS – Certificado de Regularidade em Segurança.

O CRS garante a plena regularidade da segurança patrimonial junto aos órgãos municipais, estaduais e federais, bem como junto ao Departamento de Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Ministério da Justiça.

Contratar uma empresa de serviços de segurança, portaria e limpeza com certificação ISO 9001 e que invista em tecnologia, forte presença e inovações é, por si só, uma medida de sucesso.

Entre em contato com o Grupo Iron, nossa equipe está pronta para te ajudar a ter mais segurança em seu negócio.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)