Terceirização de serviços: afinal qual é o benefício econômico?

Fazer a gestão de atividades secundárias demanda tempo e recursos. E tempo, é dinheiro. A terceirização de serviços apresenta uma série de benefícios, visto a possibilidade que se abre às organizações de terceirizar as atividades que, além de não serem sua atividade fim, não possuem a expertise necessária para administrar.

Dentre as questões mais levantadas no mundo corporativo e empreendedor de forma geral, está a redução de custos. Mais do que nunca é preciso fazer mais com menos recursos, principalmente em períodos de crise, como o que o país vem enfrentando.

Diante disso, a terceirização de serviços pode ser uma boa alternativa para encontrar o equilíbrio econômico e melhorar a qualidade de atividades necessárias à empresa ou outros segmentos.

O motivo disso é que, ao terceirizar atividades secundárias, porém, essenciais, o empreendedor pode se dedicar ao foco de seu negócio para buscar alavancagem, sem perder a qualidade do que também lhe é importante para a continuidade.

Mas e quanto aos benefícios econômicos, o que a terceirização de serviços tem a ver com isso?

Muito, e vamos te explicar.

Continue conosco, o post de hoje vai desmistificar muito sobre a relação de finanças com a terceirização e mostrar os benefícios dessa prática.

Aproveite a leitura!

A terceirização de serviços como estratégia econômica

A terceirização de serviços é uma transferência da gestão de determinadas atividades a uma empresa especializada por meio de um acordo formal.

Saiba que qualquer empreendimento pode otimizar seus processos com serviços terceirizados. Principalmente os que não possuem conhecimento técnico ou uma estrutura adequada para operacionalizar certas atividades.

Os serviços prestados por empresas especializadas em geral asseguram mais eficiência e produtividade.

O que é exatamente terceirização de serviços?

Terceirizar serviços nada mais é do que delegar determinadas atividades para que outra empresa execute, com o objetivo de flexibilizar e agilizar os processos da companhia.

Nada complexo até aqui, certo?

Logo de início já adianto que para saber mais sobre as etapas desse processo e muitas outras dicas decisivas da terceirização, veja nosso guia completo para quem já terceiriza ou ainda não!

Agora vamos seguir com a relação econômica da terceirização.

terceirização de serviços

Quais os benefícios financeiros da terceirização de serviços e como usufruir deles?

O benefício econômico da terceirização de serviços é uma das suas principais vantagens porque pode ser percebido e usufruído de algumas formas. São eles:

  • Os custos fixos com o setor;
  • A conversão de gastos ou despesas em investimentos;
  • A possibilidade de alavancagem de mercado;
  • E a competição com base em qualidade.

Vamos poder entender e saber como aplicar melhor cada desses benefícios.

1. Custo fixo com a atividade

A terceirização de serviços permite a fixação de custos com àquela atividade terceirizada sem variações, exceto é claro, em renovações anuais, o que é normal em qualquer outro contrato.

Dessa forma, a organização do fluxo de caixa e orçamentário é muito mais objetiva e exata.

Não apenas empresas se beneficiam disso. Isso é de grande valor para condomínios, que podem administrar muito melhor o rateio entre moradores e a destinação do recurso em caixa.

2. Conversão de custos em investimento com a terceirização de serviços

Com a prática da terceirização, é possível reduzir ou até eliminar o desperdício de recursos, e destiná-los na forma de investimentos ao foco do negócio.

Um excelente exemplo disso é a economia obtida na terceirização de serviços de limpeza: eliminam-se desperdícios com materiais e equipamentos, além dos custos com pessoal, e o resultado é um serviço com muito mais qualidade e um gasto convertido em investimento.

Neste item, também cabe destacar a relevância da redução com custos e despesas de folha de pagamento, que são frequentemente objeto de discussões da diretoria em reuniões de orçamento.

Isso, por se tratar um custo com alto valor de encargos sobre ele, além dos riscos trabalhistas presentes a qualquer empreendedor.

Perceba a importância!

3. Crescimento no mercado com a terceirização de serviços

Você pode se perguntar o que tem a ver uma suposta alavancagem com um processo de terceirização, principalmente este sendo de uma atividade-meio.

Mas é simples.

A terceirização de serviços segrega as atividades e setores facilitando processos de tomada de decisão, o que por sua vez otimiza tempo, que é empregado na geração de mais renda e desenvolvimento mercadológico.

4. Competitividade através da qualidade

A prática de terceirização está ganhando mais espaço entre empreendimentos, de pequenos a grandes, visto que se tornou sinônimo de eficiência e produtividade.

Em resumo, todos eles desejam melhorar a qualidade de suas atividades e ao mesmo tempo melhorar sua margem de lucros.

O resultado pode ser serviços ou produtos com um nível de qualidade superior, ganhando espaço entre os competidores mais altos.

Mas como medir a economia financeira com a terceirização de serviços?

Certamente esse é o item mais esperado, já que falaremos em números, mesmo que estimados.

Vamos a eles.

Essa medição dependerá de cada processo e estrutura, já que cada negócio tem um foco diferente.

Mas esse percentual pode chegar, em muitos casos, até 30% de economia apenas considerando custos trabalhistas. Logo, é preciso calcular os demais gastos, conforme a operação e ter uma base comparativa.

Agora cabe frisar a importância do planejamento e de sua execução.

Vale lembrar que a terceirização de serviços é uma implantação de processos como outras, com o objetivo de otimização e melhorias, portanto, esperar por liquidez imediata é irreal.

Tenha em mente que assim como outros investimentos, é preciso de tempo de maturação e transformação. O que não impede desse retorno começar a surgir até mesmo antes do esperado, se bem planejado.

Além disso, não é recomendável buscar a terceirização de serviços apenas como estratégia financeira. Essa é apenas uma de suas vantagens.

É preciso se ater principalmente a seu caráter qualitativo, que por si só, já é de grande valor e geração de lucros indiretos.

Quais são os serviços mais terceirizados?

Em primeiro plano, as empresas de serviços terceirizados oferecem diversas atividades especializadas tais como:

  • Terceirização de serviços de limpeza;
  • Terceirização de serviços de portaria;
  • Serviços terceirizados de segurança;
  • Serviços de recepção terceirizados;
  • Terceirização de facilities, e algumas outras atividades.

Essas são as atividades-meio, ou seja, atividades secundárias de apoio e que garantem o funcionamento administrativo da companhia ou condomínio.

São segmentos muito procurados e os que mais crescem, oferecendo soluções com ótimos resultados para empresas.

Para isso, os profissionais precisam passar por qualificações regulares para melhoria de atendimento e aprimoramento dos serviços.

Porém, até pouco tempo atrás, somente as atividades-meio podiam ser terceirizadas.

Mas isso mudou com a Reforma Trabalhista, que possibilitou que atividades-fim, ou seja, as atividades que são intrínsecas ao objeto da empresa, também sejam terceirizadas.

No entanto, é preciso destacar que mesmo com essa possibilidade, é fundamental ter um cuidado maior ao terceirizar atividades-fim. A escolha de uma empresa de terceirização de mão de obra com experiência e transparência é fundamental.

Logo, tenha processos muito claros com limites devidamente estabelecidos em contrato, para evitar qualquer desgaste.

Levando em conta todos esses pontos, você pode perceber como a terceirização de serviços é uma excelente opção para qualidade e economia, especialmente às atividades-meio.

O segredo é o planejamento. Não tomar decisões impensadas e prezar pela segurança. Buscar parcerias de confiança é o melhor caminho para esse e outros processos.

Sugiro que você baixe gratuitamente uma de nossas planilhas mais premiadas, é uma forma rápida e prática de aprender muito sobre a contratação sem riscos e não esquecer de nenhum ponto desse processo.

Por que a terceirização de serviços ainda não é uma prática tão disseminada aqui quanto em outros países?

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em pesquisas recentes, constatou um crescimento nas terceirizações de serviços após alterações na Lei de

Terceirização com a Reforma Trabalhista que aumentam a gama de atividades e outras questões.

Isso valida o conceito da terceirização de serviços como uma opção relevante de qualificação de atividades e geração de economia.

Entretanto, se compararmos com outros países em que empresas de terceirização de serviços operam em larga escala, esse crescimento ainda é muito pequeno.

O fato é que ainda existe uma certa resistência com esse mercado, e o motivo disso na maioria das vezes é o desconhecimento.

Em muitos casos, os gestores não têm conhecimento de quanto exatamente custa suas atividades internas. Sem uma base de cálculo e comparação, acabam tirando conclusões precipitadas por esperarem resultados imediatos.

Outro ponto está na preocupação das empresas com a realização dessas atividades em consonância aos demais setores da empresa.

O que é um mito, visto que a empresa terceirizada de serviços fará as entregas conforme as necessidades do cliente, adaptando e personalizando o que for necessário.

Vale muito a pena esclarecer sobre a questão trabalhista

Em termos trabalhistas, os custos iniciais com demissões em setores que estão se reformulando com a terceirização, podem deixar gestores resistentes.

Mas isso, por puro imediatismo, ao não observarem a economia de longo prazo no orçamento com folha de pagamento.

Confira nosso e-book sobre terceirização onde poderá ver todas as vantagens dos serviços terceirizados, legislação e se prevenir de riscos trabalhistas (esta é a melhor parte, não perca!)

Contudo, um dos pontos antagônicos à terceirização de serviços é a dificuldade de encontrar um parceiro com expertise, qualidade, transparência e comprometimento suficientes para prover o necessário com a produtividade e eficiência esperada.

O que de certa forma, não está errado.

Para se ter uma ideia, dentro do número de empresas de serviços terceirizados que surgem diariamente, parte delas ou estão irregulares, ou não seguem normas e processos necessários, visando apenas o lucro e oferecendo um trabalho de baixa qualidade.

Isso é realmente desanimador, mas não é motivo para não buscar a solução.

É por meio de uma pesquisa bem fundamentada e alguns cuidados, que esse tipo de inconveniente pode ser evitado, como falamos mais acima não deixe de baixar a nossa planilha de contratação sem riscos.

Dessa forma, seu negócio terá uma excelente contratação com resultados positivos para contratada e contratante.

Afinal, a terceirização de serviços é uma parceria bilateral. Precisa ser benéfica para ambos os lados.

Cuidados que precisam ser tomados na terceirização de serviços

Em primeiro lugar, uma boa análise da empresa de serviços terceirizados em questão.

Como? Os passos abaixo podem te guiar:

  • Faça uma pesquisa sobre a presença da empresa no mercado;
  • Solicite uma relação de seus clientes com destaque para os principais, e entenda como é o relacionamento dela com esses clientes;
  • Verifique com o Sindicato dos Empregados de classe de sua região se existe algum tipo de irregularidade e se informe sobre possíveis restrições envolvendo a empresa terceirizada;
  • Solicite a abertura dos valores e a quantificação dos fornecimentos (planilha de preço aberta), e compare. Isso é de extrema importância para atestar qualquer incoerência em relação às práticas de mercado.

Mas isso não é tudo. Agora vamos à parte documental. Os seguintes documentos precisam ser apresentados:

  • Certidões negativa de débitos trabalhistas, previdenciários e tributários;
  • Certidão negativa de protesto;
  • Certidão negativa de reclamações expedida pelo PROCON;
  • Atestado de capacidade técnica dos serviços;
  • Alvará de funcionamento;
  • Registro no sindicato de classe;
  • Certificação ISO 9001 de Qualidade (sempre será uma grande vantagem);
  • Contrato social e última alteração;
  • Autorização expedida pela Polícia Federal, no caso de terceirização de serviços de segurança.

Muito cuidado com empresas que cobram valores abaixo da média. Desconfie. Ninguém trabalha de graça. Qualquer vantagem milagrosa a curtíssimo prazo poderá se transformar em uma série de problemas a médio ou longo prazo.

E para fechar esse tópico, é importante esclarecer que o sucesso da parceria depende de uma relação de confiança e transparência. Com cada lado exercendo o seu papel.

A terceirização de serviços pode ser ainda mais vantajosa

Para concluir nosso artigo, te convidamos a uma reflexão sobre os pontos abordados.

Você certamente percebeu que muitos mitos se formam em torno desse tema apenas por desconhecimento. E como tudo se torna mais simples e tangível com esclarecimento.

Perceba que são indiscutíveis os benefícios da terceirização de serviços, já que esse modelo pode melhorar a qualidade das atividades com a expertise certa, facilitar o gerenciamento de pessoal e reduzir custos.

Tudo isso se feito com planejamento, estratégia e os devidos cuidados, os resultados são permanentes. Portanto, escolha uma empresa com experiência, reconhecimento e soluções modernas, que correspondam a sua necessidade.

Conheça o Grupo Iron, com quase 30 anos de experiência em terceirização de serviços em segurança patrimonial, portaria, limpeza e outros facilities tem a solução adequada e personalizável ao seu negócio, com qualidade e eficiência.

Temos nossa marca reconhecida pela FORTE PRESENÇA junto aos clientes e colaboradores nos postos de serviço, a fidelidade de nossos pares de longa data é um grande diferencial.

O Grupo Iron possui Certificação ISO 9001 e CRS (Certificado de Regularidade em Segurança) desde 2002 e tem seus esforços voltados para a excelência na prestação de serviços em nossos clientes.

Entre em contato!

Esperamos ter contribuído de forma positiva com este artigo, compartilhe e deixe seu comentário. Seguimos juntos!

4 comentários em “Terceirização de serviços: afinal qual é o benefício econômico?”

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)