Como avaliar a qualidade do serviço das empresas de limpeza e conservação: o resultado da rotina de limpeza em xeque

Reclame se precisar! Avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas de limpeza e conservação é indispensável para eliminar falhas, evitar problemas, além de excelente oportunidade de melhorias. Mas como fazer isso? Por onde começar?

Empresas de limpeza e conservação com métodos realmente eficazes são fundamentais para manter a rotina de limpeza em um alto padrão. Por isso, avaliar a qualidade do serviço de limpeza não pode ser negligenciada.

Mas como avaliar a qualidade dos serviços de limpeza terceirizados?

O que as empresas de limpeza e conservação devem oferecer em técnicas e estratégias para suprir necessidades e superar em qualidade e satisfação?

Reunimos neste artigo, algumas dicas para avaliar a qualidade do serviço de limpeza no seu estabelecimento e ter a melhor performance em suas operações.

Mas antes, precisamos falar sobre a importância da qualidade dos serviços de limpeza terceirizados.

Empresas de limpeza e conservação e a qualidade dos serviços prestados

Você já parou para pensar em como a qualidade dos serviços de limpeza afeta o cotidiano de qualquer ambiente?

Seja em condomínio, indústria, escolas, ambiente clínico ou outro segmento, a qualidade dos serviços prestados por empresas de limpeza e conservação deve ser prioritária ou uma série de problemas pode surgir nas seguintes áreas:

  • Imagem e reputação
  • Produtividade
  • Saúde e bem-estar

Para começar, qualquer lugar com aspecto sujo e desorganizado está sujeito ao marketing negativo, e convenhamos, não está errado. Inevitavelmente a aparência transmite o nível de qualidade.

Além disso, a baixa qualidade nos serviços de limpeza tem impacto direto na produtividade e motivação dos funcionários. E claro, na saúde das pessoas, com contaminações e proliferações por falta de limpeza adequada.

Portanto, assim como os serviços das empresas de limpeza e conservação são indispensáveis, avaliar a qualidade desses serviços e manter um padrão é essencial.

Como avaliar a qualidade dos serviços de limpeza e conservação?

Para avaliar a qualidade dos serviços de limpeza é necessário ir focar nos seguintes pontos – Vá lá com seus olhos!

  1. Procedimentos de limpeza e conservação;
  2. Aspecto da limpeza;
  3. Durabilidade da limpeza;
  4. Limpeza dos banheiros;
  5. Conservação de superfícies e estruturas;
  6. Supervisão e suporte;
  7. Capacitação e melhoria;
  8. Economia.

1. Procedimentos de limpeza e conservação

Empresas de limpeza e conservação com certificação de qualidade ISO 9001 agem no cumprimento de normas sanitárias em seus procedimentos.

Portanto, só nesta questão a empresa de limpeza certificada já está há milhas na frente de outras do mercado para oferecer um bom serviço.

Ou seja, o planejamento e a execução do serviço de limpeza é feito com base na rotina e necessidades da empresa. Utilizando produtos e equipamentos adequados em formato de trabalho padronizado, específico para cada tipo de limpeza e local.

Este é o primeiro ponto a observar: a limpeza profissional deve ser feita obedecendo regras e padrões adaptados à cada ambiente, se isso não acontece, os problemas são inevitáveis e a avaliação do serviço de asseio cai e muito. Então, fica a pergunta:

Quais são os procedimentos utilizados pela empresa prestadora do seu serviço de limpeza e conservação?

Não há dúvida aqui: questione.

Peça regularmente resultados de avaliações da qualidade dos serviços da empresa de limpeza, boas empresas têm isso on-line para você. E depois, talvez, dê uma “incerta” só para checar.

serviços de limpeza e conservação

2. Aspecto do asseio na avaliação do serviço de limpeza

Sabemos que no quesito limpeza a apresentação diz muito. Sendo assim, é preciso observar e checar os seguintes pontos:

  • Piso e demais superfícies e estruturas estão limpos e sem desgastes?
  • Móveis, equipamentos e decoração livres de poeira e outras sujidades?
  • Os ambientes se mantêm organizados?
  • Os produtos utilizados na limpeza deixam um cheiro agradável ou forte?

Avaliar a qualidade dos serviços de limpeza através do aspecto, pede que todas essas questões tenham respostas positivas, do contrário, é preciso rever e reclamar.

3. Durabilidade da limpeza como item para avaliar a qualidade

A qualidade dos serviços prestados por empresas de limpeza e conservação também se mede por sua durabilidade.

Serviços de limpeza terceirizados de qualidade são feitos com produtos e equipamentos profissionais que devem promover uma limpeza durável.

Um exemplo é a limpeza do piso, que não deve receber produtos abrasivos; mas com equipamentos e produtos certos, ficam limpos, sem encardidos ou desgastes e, mais resistentes ao acúmulo de sujeira.

4. Limpeza de banheiros, vestiários e refeitórios

A limpeza e conservação desses locais é um dos pontos mais críticos dos serviços de limpeza terceirizados, pois precisa ser impecável para garantir boas condições de uso e saúde.

Pisos, vasos sanitários, pias, mesas, cadeiras são os itens mais críticos, pois são os maiores acumuladores de germes e bactérias, portanto necessitam de desinfecção e higienização diária.

Entretanto, lembre-se que o cheiro forte ou agradável dos produtos não necessariamente atesta limpeza. Certifique-se que a empresa de limpeza e conservação utiliza produtos e métodos adequados para o local.

A empresa de serviços de limpeza deve (é seu direito exigir) fornecer FISPQ’s de cada produto utilizado na sua empresa.

Mas, o que é FISQP e para que serve?

O Boletim Técnico e a Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ) são documentos, na forma legal, emitidos pelo fabricante de produtos químicos (inclusive os de higiene) que descrevem sua composição, modo de uso, armazenamento e os perigos relacionados a eles.

Saiba que a FISPQ é muito útil inclusive para a avaliar a qualidade do serviço das empresas de limpeza.

5. Conservação de superfícies e estruturas: danos e desgastes

O trabalho das empresas de limpeza e conservação também deve ser focado na prevenção de danos e desgastes.

Portanto, o processo de limpeza de móveis, carpetes, cortinas, equipamentos e as demais estruturas deve garantir além de boa higienização, bom funcionamento e conservação.

Esteja atento aos métodos de limpeza e produtos aplicados, questione, tire suas dúvidas, uma rotina de limpeza eficaz é fundamental para a preservação de seus bens patrimoniais.

Assim, veja a importância dessa questão para a avaliação da qualidade dos serviços das empresas de limpeza, uma diluição errada pode comprometer um piso inteiro ou um artigo de alto valor.

6. Supervisão e suporte

Este é um dos principais quesitos de avaliação da qualidade dos serviços de limpeza e conservação. Para isso, pense objetivamente sobre as cinco perguntas a seguir:

  1. Ao avaliar os seus serviços de limpeza terceirizados, você diria que tem respostas imediatas às suas dúvidas e solicitações?
  2. A supervisão está sempre presente para inspecionar as atividades e orientar funcionários?
  3. Há relatórios da execução do trabalho fornecidos regularmente?
  4. Há um processo eficiente e on-line nas inspeções regulares de avaliação da qualidade dos serviços de limpeza?
  5. comunicação rápida e clara para atender todas as suas dúvidas ou preocupações?

Perceba, as empresas de limpeza e conservação devem ter como prioridade o atendimento de seus clientes com soluções rápidas, seguras e eficientes, o que requer expertise e capacitação.

Se você respondeu não a alguma das perguntas, a qualidade dos serviços prestados certamente está comprometida.

7. Capacitação e melhorias

Para manter a qualidade dos serviços de limpeza, o treinamento periódico dos funcionários da empresa de limpeza é mandatório.

As melhores empresas de limpeza e conservação não negligenciam isso, mantendo-se capacitadas e atualizadas quanto a mudanças, normas, métodos e tecnologias que proporcionem melhoria e otimização aos serviços de limpeza e conservação.

Observe a rotina de limpeza, exija treinamento, questione melhorias.

8. Economia

As boas empresas de limpeza e conservação prezam pela economia utilizando produtos adequados e de boa qualidade, em quantidades corretas, eliminando desperdícios e compras desnecessárias.

Para aliar economia e qualidade nos serviços de limpeza terceirizados, a escolha dos produtos deve estar em acordo com as Normas da Vigilância Sanitária, em tipo, composição e concentração.

A utilização de produtos para limpeza profissional é feita em doses adequadas a cada tipo de limpeza, visto o seu teor químico e de diluição.

Caso os seus serviços de limpeza ainda sejam feitos com produtos domésticos ou sem registros legais a economia, a saúde e a qualidade estão prejudicadas. Vale a pena aqui, avaliar a qualidade do serviço e produtos da empresa de limpeza.

Empresas de limpeza e a Norma ISO 9001 para um alto desempenho

Até aqui, você pode notar que avaliar a qualidade dos serviços das empresas de limpeza e conservação no seu ambiente é fundamental, mas envolve algumas etapas e diferentes formas.

O fato é que uma empresa de limpeza e conservação atenderá a todos os critérios listados neste artigo se ela for certificada pela ISO 9001.

Sabe por quê?

Empresas de limpeza terceirizadas certificadas pelo ISO 9001 utilizam um Sistema de Gestão de Qualidade para controle e cumprimento de normas.

Em outras palavras, a alta qualidade em seus serviços não é uma simples escolha, mas um requisito básico.

Isso porque empresas com a certificação ISO 9001:

  1. Têm alta capacitação para atender padrões de qualidade operacional;
  2. Têm metodologia e PRESENÇA no relacionamento com o cliente;
  3. Buscam a alta satisfação do cliente;
  4. Buscam a melhoria contínua;
  5. Agem com rapidez na resolução de problemas;
  6. Medem a eficácia dos resultados;
  7. Fazem análise crítica constante do serviço entregue;
  8. Trabalham com rigor no cumprimento de normas por meio da implementação de processos, controles e otimizações o que lhes dá um alto padrão de qualidade e excelência;
  9. Tudo isso e muito mais.

Na prática, o planejamento e execução do serviço de limpeza se torna mais produtivo e eficiente, desobrigando o cliente das reuniões ou chamados de urgência da presença do prestador, porém, assegurando mais eficiência e satisfação.

Além disso, a segurança na utilização e manipulação de produtos é prioridade, como a obrigatoriedade do uso de EPI ‘s específicos, que é indiscutível.

A capacidade técnica das empresas de limpeza e conservação certificadas pela ISO 9001 é outro ponto importante, os funcionários são frequentemente treinados para acompanhar as mudanças e necessidades do setor.

Vale destacar que essas empresas também são mais ágeis em seus processos, com métodos mais inteligentes, seguros e econômicos, que simplificam e proporcionam maior produtividade.

Como encontrar as melhores empresas de limpeza e conservação?

No início desse artigo, falamos sobre os problemas que podem surgir por um serviço de limpeza falho. Por isso é tão importante saber como avaliar a qualidade do serviço das empresas de limpeza.

Mas acredite, a maioria dos problemas pode ser evitada na escolha da empresa.

Encontrar boas empresas de limpeza e conservação pede cautela e alguns cuidados que não devem ser deixados de lado:

  • Consulte a sua imagem e posicionamento no mercado;
  • Pesquise sua reputação em canais de reclamação (Procon e Reclame Aqui);
  • Verifique sua situação tributária e trabalhista;
  • Verifique referências dos maiores clientes e fornecedores;

Portanto, avalie todas essas informações, questione e tire suas dúvidas, transparência e comprometimento são fundamentais em uma parceria.

Ao optar por empresas de limpeza e conservação que tenham Certificação ISO 9001 você consegue reduzir custos, melhorar a gestão e ter mais produtividade. Pois o objetivo da certificação é garantir que o trabalho será entregue.

Faz sentido para você?

Então você precisa conhecer o Grupo Iron, uma empresa com os esforços voltados para a excelência na prestação de serviços, com um alto índice de fidelização de seus clientes e o reconhecimento de quase 30 anos atuando entre as melhores empresas de limpeza e conservação.

Com certificação ISO 9001 desde 2002, o Grupo Iron tem equipe treinada para fornecer soluções de limpeza a uma variedade de instalações.

Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)