Limpeza e conservação de condomínios: saiba quais são os passos para conquistar uma rotina eficiente e alta qualidade

A rotina de limpeza e conservação de condomínios será um grande desafio sem um ótimo plano para as necessidades locais. Além de questões sanitárias, manter um ambiente limpo, organizado e funcional garante em boa parte a total satisfação de moradores o que já é muito bom.  Assim, a limpeza do condomínio insuficiente pode ser um grave erro porque deixa de passar uma imagem positiva e não valoriza o patrimônio.

E de que forma manter um ambiente impecável sem complicações?

Ter um planejamento criterioso e segui-lo é uma resposta rápida e direta para essa pergunta. 

Embora essa seja uma resposta objetiva, ainda existem muitas dúvidas de como fazer isso na prática, pois cada ambiente tem suas necessidades específicas, e o serviço de limpeza em condomínio precisa ser customizado para atender a essa demanda.

Mas para eliminar dúvidas como essa, preparamos um artigo com base na experiência do Grupo Iron em limpeza e conservação de condomínios, com estratégias que ajudam a estabelecer de uma vez por todas uma rotina produtiva e eficaz. Confira!

Quais os passos da rotina de limpeza e conservação de condomínios

O planejamento de limpeza em condomínios pode variar conforme cada caso, e para isso é preciso identificar perfil e necessidades para dar início à um plano eficiente.

Planejar as etapas de um serviço de limpeza realmente funcional vai requerer uma verificação criteriosa dos pontos sensíveis de asseio do local.

Para esclarecer ainda mais, vamos identificar e conhecer aqui os melhores passos para conquistar uma rotina eficiente e muito otimizada, além de um checklist fácil e útil.

limpeza e conservação de condomínios

1. Trace o perfil do condomínio

Neste primeiro passo é importante ter a definição do tipo de condomínio, se residencial ou empresarial, e ir além, se residencial, trata-se de condomínio vertical ou horizontal?

Assim, identifique o fluxo de pessoas no ambiente, áreas comuns (internas e externas), e com que frequência acontecem eventos no local.

No caso de um condomínio residencial, existem muitas crianças e uma área de lazer que precise de algum cuidado especial?

2. Trace o perfil técnico da limpeza e conservação

Traçar o perfil técnico de limpeza e conservação do condomínio é o que ajudará a planejar a rotina de atividades de limpeza e conservação, assim como determinar o tipo de limpeza necessário.

Acima de tudo, é importante considerar nesse perfil o grau de dificuldade, riscos, falhas e ameaças. 

Como assim, riscos e ameaças para deixar limpo? É isso mesmo, há muito o que considerar no asseio e conservação de ambientes, e você nem imagina o quanto!

3. Determine o tipo de limpeza e conservação do condomínio

A limpeza e conservação de condomínios pode ser dividida em no mínimo três categorias distintas, sendo as seguintes:

Limpeza geral 

Trata-se de uma limpeza completa nas áreas de circulação do condomínio, como a portaria, hall de entrada, elevadores, garagens, escadas, corredores, sanitários, vestiários, refeitório e demais áreas comuns.

E ainda, nas áreas comuns de lazer podemos pensar na limpeza de academia, clube, quadras poliesportivas, churrasqueiras, áreas de piscina, salão de festas, parquinhos infantis e por aí vai!

Limpeza para conservação

Este tipo de trabalho tem por objetivo manter o asseio e a boa aparência. Tarefas como a retirada do lixo, a limpeza de móveis e superfícies, e cuidados com o jardim e áreas externas estão entre suas necessidades.

Aqui temos que lembrar da limpeza de repasse que exige, dependendo do fluxo e uso, várias manutenções da limpeza geral ao dia, isso é comum em sanitários, elevadores, hall de entrada e áreas de lazer.

Limpeza para manutenção 

Esta é uma limpeza programada de acordo com o cronograma de manutenções.

E tenha em mente que o condomínio deve ter um cronograma de manutenções porque vai garantir que o barato não saia caro lá na frente. Ela abrange limpeza da piscina e fontes, caixas d’água, fachada, etc.

Este é o terceiro passo para a limpeza e conservação de condomínios e é a partir daqui que a rotina pode ser planejada e colocada em prática.

Deixando bem claro que sem um planejamento específico e executado com rigor (“Cumpra-se”), os procedimentos de limpeza não irão funcionar com qualidade.

O acompanhamento e supervisão da rotina ajudam muito dando apoio aos colaboradores da área de limpeza e devemos ainda considerar os chamados de limpeza de urgência que podem acontecer a qualquer momento.

Uma empresa especializada em serviços de limpeza pode dar o tratamento adequado ao seu condomínio, facilitando todo o trabalho de gestão do serviço e dando a qualidade que todo morador e síndico esperam.

Assim, a terceirização desse serviço traz ótimos benefícios ao condomínio.

  • Aperfeiçoa todo o processo de limpeza e conservação;
  • Torna ágil e desembaraça a gestão condominial;
  • É mais negócio;
  • E é muito estratégico.

4. Faça um planejamento de acordo com as necessidades de cada ambiente

Coletadas as informações necessárias, chegou o momento de planejar as atividades para a limpeza e conservação de condomínios.

Em primeiro lugar entenda que cada ambiente tem um uso e necessidade diferentes, portanto, o tratamento e a frequência podem ser distintos para cada um.

De forma prática, nem todos os ambientes necessitam de limpeza diária, bem como outros precisam de um cuidado constante. Portanto, monte uma rotina com os locais, horários e a periodicidade de limpeza e conservação.

Você vai começar agora a ter clareza de quantas pessoas vai precisar no seu time e quais os melhores horários para a jornada de trabalho. Talvez haja necessidade de um limpador para os finais de semana.

Embora tudo isso dependa de um rigoroso planejamento técnico do condomínio, veja aqui uma sugestão para essa aplicação.

Diariamente

Áreas com maior utilização como calçadas, portaria, hall de entrada, carpetes, elevadores, banheiros de uso comum, academia, recolhimento de detritos no piso de garagem. 

Veja que estas áreas necessitam de limpeza e desinfecção, reposição de suprimentos como papel toalha e higiênico, além da retirada do lixo.

A cada três dias

Lavagem dos corredores, escadas de acesso e do piso da garagem, assim como uma lavagem dos azulejos.

Semanalmente

Locais externos como churrasqueiras e quadras de esporte, piscina, playground, além da limpeza de bebedouros, hidrantes e extintores, e equipamentos de ar condicionado e similares.

Quinzenalmente

Pisos externos, portas, janelas, maçanetas e demais estruturas metálicas.

Mensalmente

Persianas ou venezianas e demais cortinas, estruturas metálicas como portões e grades de segurança. 

Continuando, a limpeza do salão de festas ou churrasqueiras deve ser feita ao menos uma vez por mês, exceto em caso de uso, que deve ser feita antes e após o evento.

Semestralmente

Este é o período de limpezas mais complexas e de manutenções programadas, como a limpeza da fachada, estruturas, telhado, tubulações, e a parte interna da caixa d’água.

No entanto, a limpeza e conservação dos jardins geralmente tem um cronograma diferenciado que muda de acordo com as estações e o clima. 

Assim, a poda do gramado por exemplo, deve ser feita a cada duas semanas em períodos mais úmidos, já nos mais secos pode variar entre 3 semanas e um mês. 

De toda forma, é preciso estar na rotina diária a checagem e recolha de lixo nesse ambiente.

Tenha em mente que quando falamos em limpeza e conservação de condomínios, esse é um roteiro mandatório de ser seguido, caso contrário, o risco de reclamações de moradores e funcionários será considerável.

Ainda mais que, caberá sempre ao responsável pela gestão fazer as devidas justificativas. O bem-estar, higiene e até mesmo a reputação do condomínio pode ser gravemente prejudicada.

5. Defina um cronograma para a limpeza e conservação de condomínios

Para determinar uma rotina de limpeza e conservação de condomínios é preciso levar em conta algumas variáveis como horários de menor fluxo no ambiente para não atrapalhar a circulação de condôminos e funcionários.

Para você ter uma ideia, bloquear acessos e interditar o uso dos elevadores por demasiado tempo pode causar insatisfações e outros inconvenientes.

Portanto, monte uma escala de horários e de pessoal adaptada a essa necessidade.

Por esse motivo, vale a pena contratar uma empresa de limpeza e conservação de condomínios de autoridade, com profissionais treinados e capacitados para atender desde demandas simples até as mais complexas. 

Uma equipe bem treinada e capacitada com toda a certeza irá conseguir executar os trabalhos em menos tempo e com muito mais qualidade.

6. Utilize bons produtos e equipamentos 

Use materiais adequados, pois cada local exige cuidados específicos, além da cautela em não danificar estruturas e mobiliário com produtos de má procedência. 

Tenha uma lista dos materiais necessários para o controle de consumo, estoque e a organização do trabalho. Nada pior do que fazer a compra mensal de produtos e no meio do caminho ter que sair para nova compra de urgência.

Utilize bons equipamentos. O aumento da produtividade e a redução do tempo em cada atividade são geralmente o resultado deste recurso.

É imperativo que o time responsável pela limpeza esteja de posse de EPI’s (equipamento de proteção individual) adequados a cada trabalho, como botas, luvas, máscaras e óculos de segurança. 

A proteção e o bem-estar dos funcionários devem ser priorizados e será garantia de um trabalho de qualidade e nenhuma reclamação trabalhista futura, pois o risco acidentes e de processos trabalhistas nessa área é sempre muito grande.

Como você pode ver a contratação do trabalho do técnico de segurança, neste ponto, é imprescindível! 

E mais, mantenha um controle documentado e regular do recebimento e uso obrigatório dos EPI’s de cada colaborador de limpeza e conservação de condomínios.

7. Checklist de limpeza rápido e funcional

Um ótimo checklist de limpeza de condomínio deve descrever tarefas diárias, semanais, quinzenais, mensais e até mesmo semestrais, como já vimos.

Aqui abreviamos e muito tudo que envolve a limpeza e conservação de condomínios, uma gestão que demanda tempo e pessoal disponível para:

  • Estabelecimento de rotinas e regras de procedimentos;
  • Execução com alta qualidade e agilidade;
  • Fiscalização que assegure a ordem e cumprimento;
  • Adequações em caso de faltas e afastamentos;
  • Compras de insumos;
  • EPI’s e acidentes do trabalho;
  • Manutenções de equipamentos;
  • Riscos e cuidados com reclamações trabalhistas.

8. Considere contratar uma empresa de limpeza e conservação de condomínios

Um prestador autônomo ou funcionários orgânicos podem até ajudar, mas com a eficácia e expertise de uma empresa qualificada tudo ficará mais fácil.

Como vimos, o serviço de limpeza pede uma equipe altamente capacitada e a necessidade de supervisão e presença constante para garantir uma entrega de qualidade e responsabilidade.

Conheça o Grupo Iron

Conheça melhor a marca Grupo Iron, uma empresa referência no mercado e com certificação de qualidade ISO 9001.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato e tenha o melhor serviço de limpeza e conservação de condomínios.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil, se você quiser compartilhar nos comentários vai ser ótimo continuar o assunto!

2 comentários em “Limpeza e conservação de condomínios: saiba quais são os passos para conquistar uma rotina eficiente e alta qualidade”

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)