Limpeza de empresas: Dicas práticas e guia definitivo

A limpeza diária é um desafio. Você está procurando maneiras eficientes de manter sua empresa impecável e organizada? Chegou ao lugar certo! Vamos te dar dicas e truques úteis, testados e comprovados na limpeza de empresas.

A limpeza de empresas precisa ser sempre uma prioridade, sabe por quê?

Porque ela é responsável pela produção ou conservação de produtos, a manutenção do patrimônio, ambiente mais saudável e produtivo para funcionários, e claro, causa sempre uma boa impressão em seus clientes, afinal a primeira impressão é sempre a que fica!

De soluções econômicas a truques para diferentes tipos de superfícies, temos aqui tudo o que é necessário para otimizar a limpeza de empresas. Não deixe de conferir cada uma das dicas e coloque em prática as que mais se adequam às suas necessidades. Siga comigo!

Dica master na limpeza de empresas: levantar reais prioridades, planejamento, cronograma, fiscalização e checagem de resultados. Isso não é novidade? Parece complicado e demorado? Não é, mas também há aqui a possibilidade da terceirização.

Planejamento e organização da limpeza de empresas

Antes de mais nada, é preciso planejar, afinal a limpeza de empresas pode até parecer uma tarefa gigantesca, mas com planejamento e organização, tudo fica mais otimizado e eficiente.

O primeiro passo para uma limpeza eficiente é criar um cronograma, que deve ser claro, prático e, acima de tudo, realista. Ele vai detalhar o que precisa ser limpo, quando e por quem.

limpeza de empresas

Comece listando todas as tarefas de limpeza necessárias, das mais básicas, como varrer e tirar o pó, até as mais específicas, como limpar os equipamentos de cozinha ou desinfetar os banheiros.

Depois, determine a frequência de cada tarefa: diária, semanal, mensal ou até mesmo semestral. Por exemplo, a limpeza dos banheiros deve ser diária, enquanto a limpeza profunda dos carpetes pode ser mensal.

A chave aqui é a comunicação. Um quadro visível na área de serviço ou uma planilha compartilhada online pode fazer maravilhas para manter todos na mesma página.

Identificação das áreas que pedem atenção especial

Cada empresa tem particularidades que necessitam de um cuidado extra. Seja a cozinha do restaurante, vestiários ou escritórios, é importante que essas áreas e demandas sejam identificadas para elaborar um plano de limpeza de empresas que funcione.

Como fazer isso? Na verdade, não tem mistério: faça um passeio pela sua empresa e observe atentamente:

  • Quais áreas são mais movimentadas?
  • Áreas da diretoria e recepção da empresa
  • Áreas que possam ter algum risco na segurança do trabahador
  • Há locais que acumulam mais poeira ou sujeira?
  • Como está a parte de armazenamentos (produtos ou arquivos)?

Esses pontos devem receber atenção especial no seu cronograma de limpeza, e outros claro, a depender do tipo de negócio.

Além disso, é importante considerar as necessidades especiais de certos ambientes, do tipo áreas com equipamentos eletrônicos sensíveis podem precisar de métodos de limpeza específicos para evitar danos.

E áreas de grande circulação, como entradas e corredores, podem necessitar de uma frequência maior de limpeza para manter uma aparência impecável.

Se você está pensando em terceirizar a limpeza empresarial, considere procurar por empresas de serviços com certificações de qualidade ISO 9001 e ISO 45001, você vai ganhar muito em segurança, excelência e saúde aos usuários e não custa mais caro!

Dicas práticas e truques para ter mais eficiência na limpeza de empresas

A limpeza da sua empresa não precisa ser tão desafiante se você seguir algumas dicas práticas. Com os produtos e métodos corretos, você pode não só garantir uma limpeza eficaz, mas também economizar tempo e esforço.

Veja algumas dicas práticas de produtos e procedimentos utilizados por empresas de limpeza terceirizada:

Escolha dos produtos de limpeza adequados para diferentes superfícies

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que produtos de limpeza doméstica são bem diferentes dos produtos de limpeza de empresas. As formulações, densidade e aplicação são outras, pois precisa atender a proporções bem maiores.

Além disso, a escolha dos produtos adequados é importante, já que cada tipo de superfície precisa de tratamento específico e, se você usar o produto errado pode não só ser ineficaz, mas também danificar o material ou a superfície.

Por isso, é importante conhecer os produtos adequados para:

  • Superfícies de vidro: Utilize produtos específicos para vidros que evitam marcas e manchas.
  • Madeira: Prefira limpadores específicos para madeira que hidratam enquanto limpam, evitando danificar o acabamento.
  • Porcelanato e cerâmica: Opte por produtos neutros que não corroem a superfície.
  • Carpetes e tapetes: Utilize produtos de limpeza específicos para tecidos, e considere uma limpeza profissional periodicamente para remover sujeiras mais profundas.

Existem os mais variados tipos de produtos para a limpeza de escritórios, condomínios empresariais, estabelecimentos alimentícios, enfim na limpeza de empresas no geral. Vamos listar aqui, alguns dos tipos principais:

  • Limpadores a base de peróxido de hidrogênio: Utilizado para tirar sujeiras difíceis, desprende a sujeira e ainda clareia e desinfeta a área, eliminando odores.
  • Desengordurantes: Indicados para sujeiras como graxa e óleo, podem ser usados em pisos e motores, sendo amigos do meio ambiente quando à base de água.
  • Desinfetantes: Importantes na limpeza de empresas, matam germes e bactérias em vários ambientes, não só banheiros. Há tipos específicos para diferentes locais, como frigoríficos e banheiros.
  • Cera acrílica líquida: Apropriada para dar brilho a pisos e deixá-los antiderrapantes e protegidos sem precisar encerar. Aplica-se facilmente em pisos laváveis.
  • Odorizadores: Não removem sujeira, são usados para deixar o ambiente cheiroso após a limpeza, vêm em spray ou líquido.
  • Álcool: Versátil e de secagem rápida, o álcool limpa bem espaços pequenos em várias superfícies, exceto plástico. Contudo, precisa ser combinado com outros produtos para desinfetar.

Métodos para limpar áreas de grande movimentação

Áreas com grande circulação de pessoas, como entradas, corredores e salas de reunião, exigem atenção especial. Aqui estão algumas dicas:

  1. A limpeza diária dessas áreas previne o acúmulo de sujeira e facilita a manutenção, portanto mantenha uma rotina.
  2. Colocar tapetes nas entradas pode ajudar a reter a sujeira que seria trazida para dentro.
  3. Priorize a segurança e certifique-se de usar placas de “piso molhado” e outros avisos para evitar acidentes durante e após a limpeza.

Limpeza de equipamentos eletrônicos e delicados

Equipamentos eletrônicos, como computadores e impressoras, requerem cuidado especial, então para evitar danos na hora limpeza:

  1. Sempre desligue e desconecte os equipamentos antes de limpar.
  2. Para remover a poeira, um pano macio, seco e que não solte fiapos é ideal.
  3. Existem sprays e lenços umedecidos feitos especialmente para limpar equipamentos eletrônicos. Eles são eficazes e seguros.

Limpeza de vidros e espelhos

Vidros e espelhos estão entre as superfícies mais trabalhosas para limpar, se você não faz esse tipo de limpeza com regularidade. Janelas e portas de vidros, vitrines e outras superfícies com essa característica pedem cuidado especial para que não fiquem marcas ou manchas.

A dica da empresa de limpeza terceirizada é usar o produto certo e a técnica apropriada:

  1. Dê preferência aos limpa-vidros concentrados e com ph levemente alcalino. Não esquecendo que produtos como esse devem ser diluídos em água.
  2. Ao invés de panos comuns que podem deixar fiapos, opte por um pano de microfibra.
  3. Se possível, evitar limpar vidros sob o sol direto. O calor faz com que a solução de limpeza seque rápido demais, aumentando as chances de manchas.

Pisos de madeira, porcelanato e carpetes na limpeza de empresas

Já para pisos e carpetes a dica da empresa de limpeza terceirizada é:

  1. Pisos de madeira: Evite água em excesso, que pode danificar a madeira. Use um pano levemente úmido e, em seguida, seque completamente. Produtos específicos para madeira podem ajudar a proteger e dar brilho.
  2. Porcelanato: Utilize detergente neutro diluído em água para evitar manchas. Para manter o brilho, use uma flanela seca após a limpeza.
  3. Carpetes: A aspiração regular é indispensável. Para manchas, use produtos específicos para carpetes, aplicando diretamente sobre a mancha e seguindo as instruções do fabricante. Limpezas profundas periódicas são recomendadas.

Desinfecção de banheiros e áreas comuns

Manter banheiros e áreas comuns desinfectados é um desafio para uma empresa saudável e livre de germes.

Nesse sentido, as recomendações da empresa de limpeza terceirizada são:

  1. Use desinfetantes adequados que eliminam germes e bactérias de forma eficaz. Não esqueça de seguir as instruções de uso para garantir a segurança.
  2. Ter atenção aos pontos de contato frequente como maçanetas, interruptores, torneiras e outras superfícies que são frequentemente tocadas devem receber atenção especial na limpeza de empresas.
  3. Além de limpar, é importante manter os espaços bem ventilados, o que ajuda a prevenir a proliferação de vírus e bactérias.

Lembrando que a limpeza de empresas não é apenas sobre aparência, mas também sobre criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. Utilizando um bom serviço de limpeza e os métodos certos você estará no caminho certo para manter sua empresa impecável e livre de germes.

Dicas para reduzir o desperdício de produtos e economizar

A economia também vem com a conscientização sobre o uso racional dos recursos. Aqui estão algumas dicas para reduzir o desperdício:

  • Use dosadores ou equipamentos que dosam a quantidade exata de produto necessário para cada tarefa ajudam a evitar o desperdício e garantem a eficácia da limpeza.
  • Faça manutenção regular dos equipamentos de limpeza, como aspiradores e enceradeiras, quando bem mantidos, funcionam melhor e consomem menos energia, contribuindo para a economia.
  • Conte com uma equipe de limpeza de empresas profissional e bem instruída. A utilização de produtos e métodos profissionais para a limpeza de empresas é bem diferente dos métodos comuns, portanto ter profissionais capacitados sobre como usar produtos de limpeza de forma eficiente pode fazer toda a diferença e grande economia.

Por que optar pela terceirização dos serviços da limpeza de empresas?

Até aqui você deve ter percebido que a limpeza de empresas é repleta de detalhes, e detalhes esses que fazem toda a diferença na operação de uma empresa.

Muitas vezes, a limpeza pode ser vista como uma necessidade básica ou secundária, mas a realidade é que ela desempenha um papel crucial na imagem, na saúde e na produtividade da sua empresa.

Acredite, a qualidade da limpeza de sua empresa diz muito sobre você e o produto ou serviço oferecido.

Portanto, contratar uma empresa de limpeza terceirizada para cuidar da manutenção e limpeza de seu ambiente empresarial pode ser uma decisão estratégica cheia de benefícios:

Especialização e qualidade: Empresas de limpeza terceirizadas oferecem equipes treinadas, equipamentos modernos e produtos específicos, garantindo um serviço de alta qualidade para sua empresa.

Economia de tempo: Terceirizar a limpeza permite que você e sua equipe foquem no essencial do negócio, otimizando recursos e impulsionando o crescimento.

Flexibilidade: Os serviços de limpeza se adaptam ao seu negócio, ajustando frequência e horários conforme sua necessidade, sem atrapalhar o dia a dia da empresa.

Custo-benefício: Contratar uma empresa de limpeza terceirizada pode ser mais barato que manter uma equipe própria, economizando em salários, benefícios e equipamentos, além da desoneração de responsabilidades com contratação e impostos desses profissionais.

Saúde e higiene: Um ambiente limpo é indispensável para a saúde dos funcionários. A limpeza de empresas feita por profissionais garante desinfecção adequada, reduzindo riscos de doenças.

Imagem empresarial: Reiterando esse ponto, um local limpo e arrumado melhora a imagem da empresa perante clientes e visitantes, mostrando profissionalismo e cuidado.

Critérios para a escolha de uma empresa de limpeza terceirizada de qualidade

Experiência e reputação: Uma empresa com um histórico comprovado de serviços de qualidade em limpeza de empresas é um bom começo. Peça referências, leia avaliações e peça casos de sucesso.

Licenças e certificações: Garanta que a empresa escolhida esteja legalmente habilitada para prestar serviços de limpeza e possua todas as certificações necessárias, assegurando sua confiabilidade e profissionalismo.

Flexibilidade e personalização: Cada empresa tem suas próprias necessidades. A empresa de limpeza terceirizada deve ser capaz de oferecer serviços personalizados, adaptando-se às suas necessidades e requisitos específicos.

Entenda os custos da empresa: Não é incomum empresas oferecerem serviços de limpeza por valores abaixo da média de mercado. Neste caso, fuja!

A probabilidade de você ter uma grande dor de cabeça em algum momento, é enorme. Peça sempre a abertura e o entendimento dos custos da empresa.

E para garantir que você faça a escolha certa, aqui estão algumas perguntas importantes que você pode fazer para a empresa de limpeza terceirizada:

  • Quais serviços exatamente estão incluídos no contrato?
  • Como treinam e selecionam a equipe de limpeza empresarial?
  • Como é feita a comunicação e o feedback entre a empresa contratante e a de limpeza?
  • Fornecem todos os equipamentos e suprimentos necessários?
  • Como é tratada a questão da segurança dos usuários do local?
  • Há alguma política ou procedimento em caso de insatisfação com o serviço prestado?

Conheça os serviços de limpeza de empresas do Grupo Iron

Se você está à procura de uma solução confiável e eficiente para a limpeza da sua empresa, o Grupo Iron pode ser exatamente o que você precisa.

Com 30 anos de experiência no mercado e uma equipe de profissionais altamente qualificados, o Grupo Iron oferece serviços de limpeza, portaria, segurança patrimonial e outros personalizados para atender às especificidades de cada negócio.

O Grupo Iron se destaca pela sua abordagem detalhada e pelo compromisso com a excelência, garantindo sempre o mais alto padrão de limpeza e higiene. Mantém suas certificações de longa data na ISO 9001 e ISO 45001.

Confira o depoimento de seus clientes.

O Grupo Iron está sempre atento às inovações do setor, utilizando tecnologias e produtos que garantem uma limpeza eficaz e segura para todos e sempre com foco na sustentabilidade e no uso eficiente de recursos.

Entre em contato com nossa equipe podemos ajudar a transformar o ambiente da sua empresa com um espaço de trabalho limpo, mais saudável e convidativo para todos que o frequentam. Atendemos as regiões de Campinas, Jundiaí e todo o estado de SP.

Ao considerar as opções para a limpeza de empresas, lembre-se de que escolher o parceiro certo pode fazer toda a diferença ajudando você a manter seu foco no que realmente importa: o crescimento e sucesso do seu negócio.

1 comentário em “Limpeza de empresas: Dicas práticas e guia definitivo”

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)