Limpeza escolar: Dicas especiais para combater germes e ter uma limpeza mais eficiente

Manter escolas livres de germes é essencial para um ambiente saudável para os estudantes e funcionários. Isso porque, para a utilização de salas de aula, laboratórios, banheiros ou corredores e áreas de convivência, um elemento é indispensável: a limpeza escolar.

Afinal, com a propagação de doenças infecciosas, a higienização adequada tornou-se uma prioridade máxima. Desde a limpeza das salas de aula até as áreas comuns, cada superfície e recanto requer atenção especial. 

E quando se trata do ambiente escolar, essa preocupação se intensifica; proteger a saúde de alunos, professores e funcionários é de suma importância. Nesse contexto, a limpeza escolar deve ser conduzida com extremo cuidado.

Neste artigo, você vai descobrir dicas especiais e eficientes para combater germes e otimizar a limpeza escolar.

Aprenda a explorar estratégias, técnicas de desinfecção eficazes e como otimizar a rotina de limpeza para manter os ambientes escolares impecáveis. Prepare-se para descobrir alguns segredos que farão a limpeza escolar ser mais eficiente e com resultados mais duradouros.

A importância da limpeza escolar

Sabemos que a limpeza escolar é vital para manter um ambiente de aprendizado saudável e seguro. Escolas acumulam sujeira diariamente, e sem limpeza adequada, espaços como salas de aula e laboratórios permaneceriam sujos e desorganizados. 

Um ambiente limpo e bem cuidado motiva alunos e professores, além de comunicar aos pais o compromisso da instituição com o bem-estar dos estudantes. 

E não podemos esquecer que, legalmente, escolas são obrigadas a manter um padrão de higiene para controlar agentes patogênicos e proteger alunos com alergias ou problemas respiratórios. 

A limpeza escolar é, portanto, uma responsabilidade essencial para a segurança e saúde de todos no ambiente educacional.

Os germes mais comuns encontrados nas escolas

Escolas são locais propensos à proliferação de germes devido à alta movimentação e contato constante. Os vírus respiratórios, como os da gripe e resfriado comum, são frequentes e se espalham pelo ar e contato com superfícies contaminadas. 

Mas você sabe quais são os germes e bactérias mais comuns em escolas? Veja alguns dos principais:

1. Bactérias infecciosas e a limpeza escolar

Bactérias como a E. coli e a Salmonella também podem ser encontradas em escolas, especialmente em áreas como cantinas e banheiros, sem uma limpeza escolar adequada. Esses microrganismos podem causar infecções gastrointestinais sérias, principalmente quando há manipulação de alimentos sem as devidas precauções.

2. Fungos e ácaros

Comuns em áreas com alta umidade, como vestiários e banheiros, estes organismos podem causar reações alérgicas e problemas respiratórios, sendo especialmente perigosos para pessoas com asma ou outras condições respiratórias.

limpeza escolar com germes e bacterias

3. Micróbios em superfícies de alto contato

Superfícies como teclados, brinquedos em áreas de recreação infantil e equipamentos esportivos, são focos para uma variedade de micróbios. A limpeza regular dessas áreas é fundamental para prevenir a disseminação de doenças.

4. Vírus respiratórios na limpeza escolar

Entre os germes mais comuns em escolas estão os vírus respiratórios, como o da gripe e do resfriado comum. Sem uma limpeza escolar criteriosa, esses vírus são facilmente transmitidos pelo ar e pelo contato com superfícies contaminadas, como maçanetas, mesas e equipamentos de uso coletivo.

Perceba o tamanho do problema que a ausência de um protocolo de limpeza adequado pode causar! 

Portanto, é preciso ter em mente a necessidade de serviços de limpeza realmente profissionais. Afinal, um ambiente negligenciado é um convite silencioso para riscos invisíveis.

Técnicas de limpeza especializadas para ambientes escolares

A limpeza escolar não é apenas uma questão de aparência, mas uma necessidade crítica para a saúde e segurança. Por isso, técnicas especializadas são empregadas para garantir a sua eficácia. 

Vamos explorar algumas das principais técnicas utilizadas:

1. Limpeza escolar de alto desempenho

Foco na remoção de sujeira e germes de áreas de alto contato, como maçanetas, mesas, corrimãos e teclados. São utilizados produtos de limpeza certificados e equipamentos como microfibras e esfregões que efetivamente capturam e removem germes e sujeira, em vez de apenas deslocá-los.

2. Desinfecção e sanitização

A desinfecção regular é essencial, especialmente em áreas propensas a germes, como banheiros, cozinhas, cantinas e laboratórios. Produtos desinfetantes são usados para matar germes nestas áreas..

3. Limpeza de dutos de ventilação

Nem precisamos falar o quanto a qualidade do ar em ambientes escolares é crucial, certo? Mas, dutos de ventilação são frequentemente focos de acúmulo de poeira e alérgenos. A limpeza regular e constante destes dutos é absolutamente necessária para manter um ambiente saudável.

4. Uso de produtos ecológicos

Cada vez mais, as escolas estão adotando produtos de limpeza ecológicos. Isso porque esses produtos são menos agressivos e biodegradáveis. Além de serem eficazes na limpeza sem prejudicar o meio ambiente, não causam efeitos colaterais em crianças e adultos sensíveis a produtos químicos.

5. Treinamento e conscientização da equipe de limpeza escolar

Uma equipe de limpeza bem treinada é essencial. A capacitação constante sobre novas técnicas e produtos garante que a equipe esteja sempre atualizada com as melhores práticas de limpeza.

Uma boa empresa de limpeza terceirizada especializada em limpeza escolar tem isso como prática regular, trabalhando com técnicas adequadas e inovadoras, e profissionais capacitados.

Um prestador com ISO 45001 pode fazer toda diferença

Sem dúvida toda empresa de serviços deve ter foco na saúde e segurança do trabalhador dentro de seus postos de serviços, infelizmente isso nem sempre acontece. Empresas com certificação ISO  da série 45001 são obrigadas a manter este foco.

Mas, mesmo que sua limpeza escolar seja orgânica fique atendo a proteções individuais importantes.

Falaremos rapidamente aqui, já que o assunto por si só daria um novo artigo.

EPI’s e EPC’s obrigatórios na limpeza escolar

Toda atividade de limpeza expõe a perigos, não há como eliminar 100% dos perigos, mas podemos controlar os riscos atuando na prevenção e na saúde pessoal e dos colegas; para isso os EPI’s ajudam demais, dessa forma nunca deixe de usar.

As principais regras de uso de EPI’s e EPC’s na limpeza escolar

  • Usar apenas para a finalidade a que se destinam;
  • Responsabilizar-se por sua guarda e conservação;
  • Comunicar, de imediato ao supervisor qualquer alteração que o torne impróprio para uso;
  • EPI’s inadequados ou sem manutenção podem manter o trabalhador mais exposto ao risco no lugar de protegê-lo;
  • Ninguém deve se negar a usar o EPI ele pode evitar um mal físico e salvar vidas.

EPI’s e EPC’s específicos – como usar, cuidar e manter limpos

  • Protetor auricular de plug – use se estiver exposto a ruídos altos, lavar com sabão neutro.
  • Luva nitrílica – usar na manipulação de qualquer produto químico, deve ser proibido o contato direto das mãos com os produtos químicos.
  • Óculos de proteção – ajuste os óculos até que estejam confortáveis e fixos; não apoiar com as lentes para baixo para não riscar, segure pelas hastes para não sujar, lave com sabão neutro.
  • Calçado de segurança – use com meias e lave sempre que necessário.
  • Bota de PVC impermeável – use com meias e lave sempre que necessário.
  • Avental de vinil ou PVC – evita respingos de produtos químicos ou agressivos, manter limpo com sabão neutro.
  • Avental de raspa – para poda e outros serviços gerais, mantenha sempre bem preso ao corpo
  • Protetor solar – use se estiver exposto ao sol, aplicar com as mãos limpas e repasse se precisar.
  • Respirador descartável – use em trabalhos com exposição a agentes químicos (produtos de limpeza, vapores, diluição deles, etc.)

Dica: Uso correto de luvas na limpeza e asseio

A escolha correta do tipo de luvas nos setores de limpeza é essencial, isso vai desde o bom senso até o cumprimento das NR’s brasileiras (Normas Regulamentadoras – não cumprimentos aqui podem levar a reclamações trabalhistas onerosas).

Como utilizar as cores das luvas para evitar contaminações?

Devemos também nos atentar a importância do uso de luvas coloridas pelos profissionais da limpeza. O motivo é conectado diretamente com a saúde dos usuários dos ambientes e dos profissionais, pois o uso do mesmo par de luvas para todas as atividades pode favorecer a contaminação cruzada.

Contaminação cruzada: o que é, riscos e prevenções

A contaminação cruzada na área de limpeza de ambientes é a transferência de bactérias ou outros microrganismos nocivos que estão em utensílios, mãos, superfícies, etc. que não foram bem higienizados para outro local ou pessoas por contato direto com eles. 

Siga comigo, ao usar sempre a mesma luva e mesma cor, na limpeza de todos os ambientes, o profissional a utiliza desde o vaso sanitário até em uma mesa de escritório, levando as bactérias de um lugar ao outro.

Digno de nota, a segurança que a escola passa aos pais de alunos diante de possíveis reclamações de saúde de seus filhos é maior quando existe a prevenção da contaminação cruzada.

E quanto aos produtos para limpeza escolar?

A escolha de produtos para limpeza escolar eficazes é determinante para manter um ambiente saudável e seguro. 

É importante usar desinfetantes de amplo espectro, detergentes multiuso, produtos ecológicos, limpa-vidros, produtos específicos para banheiros. Todos de uso profissional, pois estes produtos devem ser eficientes, mas também seguros para alunos e funcionários, e claro, para quem os manipula.

Aqui é importante levantar um ponto: tão indispensável quanto o uso de produtos profissionais de qualidade na limpeza escolar, é a sua manipulação.

Ou seja, de nada adianta produtos de limpeza profissionais sem uma equipe qualificada para utilizá-los, não só resulta em desperdício financeiro, mas também em problemas sérios.

O uso inadequado desses produtos, mais concentrados e com dosagens diferentes dos domésticos, pode causar contaminação, riscos respiratórios e, não menos importante, ineficiência na limpeza escolar.

Portanto, limpeza escolar de qualidade deve ser feita por profissionais treinados!

Mais dicas para o ambiente escolar limpo e saudável

Manter um ambiente escolar limpo e saudável é preciso! Mas não é uma tarefa simples. Então, aqui estão mais algumas dicas essenciais para alcançar esse objetivo:

  • Conscientização: Incentive a participação ativa de alunos, professores e funcionários na higiene pessoal e na manutenção da limpeza.
  • Limpeza regular: Estabeleça uma rotina consistente de limpeza diária e profunda em intervalos regulares.
  • Produtos adequados: Escolha produtos de limpeza eficazes, seguros e de baixo impacto ambiental.
  • Atenção às áreas mais sensíveis: Algumas áreas do ambiente escolar pedem um rigor ainda maior, tais como cozinhas, cantinas, banheiros e vestuários.
  • Boa ventilação: Assegure um fluxo de ar adequado em salas de aula e espaços fechados para diminuir germes e melhorar a qualidade do ar.
  • Manutenção de equipamentos: Limpe e higienize regularmente equipamentos escolares, como computadores e brinquedos.
  • Treinamento da equipe: Invista na formação contínua da equipe de limpeza para uma eficiência ótima.
  • Contrate uma empresa de limpeza terceirizada: Considere a contratação de uma empresa de limpeza terceirizada, experiente e reconhecida. Essa parceria pode garantir um padrão elevado de limpeza com profissionais experientes e equipamentos adequados (quando possível com ISO 9001 e ISO 45001).

Seguir estas dicas ajudará a criar e manter um ambiente escolar que não apenas parece limpo, mas que também promove a saúde e o bem-estar de todos os que frequentam a escola.

Serviços profissionais de limpeza escolar

Ao longo desse artigo, você descobriu:

  • A importância de uma limpeza escolar de qualidade;
  • Os germes comuns que se escondem em ambientes educacionais;
  • As técnicas especializadas de limpeza;
  • A importância dos EPI’s e da saúde e segurança do trabalhador;
  • Os produtos mais eficientes para garantir a higiene desses espaços.

Também compartilhamos dicas valiosas para promover um ambiente escolar limpo e saudável. Agora, surge a pergunta: você está consciente da importância e dos desafios que envolvem a manutenção da limpeza na sua escola?

A verdade é que, a complexidade e a importância da limpeza escolar muitas vezes requerem um nível de especialização e recursos que apenas profissionais podem oferecer. É aqui que a contratação de uma empresa de limpeza terceirizada se torna uma decisão estratégica.

Empresas especializadas em limpeza trazem consigo uma equipe altamente treinada, equipamentos adequados e o conhecimento necessário para lidar com os desafios específicos desse tipo de ambiente.

Além disso, ao confiar a limpeza escolar a profissionais, a instituição de ensino pode focar em sua missão principal: oferecer educação de qualidade.

Portanto, para assegurar uma limpeza escolar eficiente, segura e adaptada às necessidades de cada espaço, considerar a contratação de uma empresa terceirizada de limpeza é mais do que uma escolha prática — é um investimento na saúde, segurança e bem-estar de todos os envolvidos no ambiente educacional.

E como fazer isso? Nós, do Grupo Iron, podemos te ajudar!

Com mais de 30 anos de experiência em limpeza terceirizada e outros facilities, no estado de São Paulo, o Grupo Iron mantém, de longa data, certificações ISO 9001 na qualidade e ISO45001 na saúde e segurança do trabalhador, além de Certificação de Regularidade em Segurança – CRS na segurança patrimonial, refletindo seu compromisso com a excelência. 

Bem, poucas empresas de terceirização podem ou conseguem oferecer atualmente tais certificações, mas que certamente trarão garantias de um serviço de qualidade e responsabilidade de longo prazo.

Reconhecida por clientes e colaboradores, é sinônimo de qualidade e confiança. Visite o site para ver depoimentos de clientes e saber mais.

Quer saber mais sobre limpeza escolar? Fale já conosco! Nossa equipe está disponível para um atendimento dedicado.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)