Prevenção de Perdas: como a terceirização desse serviço descomplica e dá ótimos resultados na segurança do patrimônio

A prevenção de perdas é indispensável para mitigar um dos principais impactos financeiros, em especial, das empresas de comércio e indústria: o furto.

De acordo com o último estudo realizado pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas – ABRAPPE, somente no varejo estima-se em 28,21% o percentual de perdas por furtos, externos e internos.

Dica: Já adianto que o material do link acima, pesquisa da ABRAPPE de perdas do varejo brasileiro, vale muito a pena checar de perto.

Entretanto, mesmo sendo este um número expressivo, muitas empresas ainda negligenciam ou têm dificuldades para implementar processos eficientes de prevenção e perdas. Com isso, os prejuízos só aumentam.

Mas esse não é um problema sem solução, ou não podemos dizer que a prevenção de perdas é algo complexo de implantar.

Para te mostrar isso, separamos neste artigo dicas de segurança e boas práticas recomendadas pela terceirização de serviços. 

Vale lembrar que, há muitas vantagens para investir em terceirização de mão de obra.

Dito isso, o que é prevenção de perdas?

Para começar, é importante ter alguns conceitos para entender melhor sua aplicabilidade na prática.

O que é prevenção de perdas?

Prevenção de perdas é um conjunto de técnicas e estratégias eficientes com o objetivo de mitigar prejuízos por perdas em uma empresa, atua no combate a potenciais furtos e roubos e na redução de qualquer tipo de desperdício em uma empresa.

Daí já se vê, o valor e necessidade desse processo em muitos segmentos do mercado. Prevenção de perdas é algo a se investir e que o retorno é incontestável, inclusive para a segurança do patrimônio.

Quais são os principais objetivos da prevenção de perdas?

Os principais objetivos da prevenção de perdas são:

  • Combater fraudes e furtos;
  • Zelar pelo patrimônio;
  • Prevenir e eliminar gastos desnecessários, desperdícios e perdas;
  • Instituir uma cultura de prevenção a perdas;
  • Alcançar melhores resultados financeiros.
prevenção de perdas

O que faz um fiscal de prevenção de perdas?

O fiscal de prevenção de perdas zela pelo patrimônio fiscalizando, monitorando e conduzindo atividades passíveis de perdas e prejuízos. Dentre as principais atuações do fiscal de prevenção de perdas, está o varejo, em supermercados, atacadistas e outros estabelecimentos comerciais.

Até aqui, falamos sobre o que é e os objetivos do processo de prevenção de perdas. Mas, e quanto aos profissionais? O que faz um fiscal profissional de prevenção de perdas na prática?

Quais as principais funções do fiscal de prevenção de perdas

  • Acompanhamento da abertura e fechamento da loja;
  • Acompanhar a abertura e fechamento dos caixas;
  • Fiscalizar entrada e saída de clientes, em especial em dias e horários de maior fluxo;
  • Monitorar e identificar comportamentos estranhos;
  • Em casos necessários, fazer a abordagem preventiva;
  • Inspecionar o descarte indevido de produtos;
  • Inspecionar o lixo que será coletado para garantir que nenhum produto foi ocultado;
  • Fazer a contagem do estoque, identificando itens sem movimentação;
  • Desenvolver processos para redução de perdas de mercadorias, como os produtos próximos do prazo de vencimento;
  • Inspecionar equipamentos de proteção contra incêndios e adotar técnicas de segurança, caso necessário.

Repare que todas essas funções são vitais para evitar ou reduzir o número de perdas em um estabelecimento comercial e manter margens equilibradas e lucratividade.

Ou seja, a implementação dos processos, a mão de obra e recursos são investimentos necessários. 

Qual a formação e cursos do profissional de prevenção e perdas

Quanto aos requisitos do profissional de prevenção de perdas, não existem formações específicas, tal qual são comuns na área de segurança e vigilância privada, por exemplo.

Contudo, cursos básicos e treinamentos recorrentes oferecem boas noções e atualizações das necessidades do mercado e da profissão.

Dica: Profissionais do segmento de segurança patrimonial, frequentemente, são indicações mais do que recomendadas para os serviços de prevenção e perdas dada toda a sua capacitação quanto a segurança de pessoas e patrimônio.

Como fazer a prevenção de perdas?

Para ter atuação realmente eficiente, é indispensável que a implementação dos processos de prevenção de perdas seja muito bem planejada. Não é possível utilizar atalhos.

Além disso, para a prevenção de perdas ser realmente eficiente, é necessário revisitar o planejamento periodicamente para ajustar ou melhorar o que for possível.

Saiba agora quais são as principais diretrizes de sua implementação:

Mapeamento de riscos e planejamento

O primeiro passo da prevenção de perdas é mapear todo o processo operacional, por etapas, para delimitar os riscos e problemas identificados. 

A partir daí, faça checklists com todos os pontos sensíveis para trabalhar cada um.

Investimento em tecnologias

Sistemas integrados que otimizem a rotina, diminuem a margem de erros, e facilitam a rotina e o monitoramento dos processos. Este é um passo que agrega muita segurança à prevenção de perdas.

Investir em tecnologia de sistemas para a prevenção de perdas, garante mais segurança:

  • Evita furtos internos e externos;
  • Faz o acompanhamento dos produtos e mercadorias até chegar às prateleiras;
  • Identifica os usuários ativos em cada parte do processo;
  • Monitora a movimentação de entradas e saídas;
  • Identifica falhas e riscos, entre outros.

Gestão de estoque 

As maiores incidências de perdas por extravio, desperdício, furto e avarias são por falta de planejamento e gestão. 

Além disso, um ambiente sem controle é um facilitador para fraudes e furtos.

Com a gestão de estoque feita com boa tecnologia em sistemas e monitoramento, é possível eliminar grande parte das perdas e melhorar custeio e produtividade.

As principais funções de uma boa gestão de estoque são:

  • Registro de todas as entradas e saídas;
  • Controle de movimentação interna;
  • Mapeamento e correção de falhas;
  • Execução de inventário periódico;
  • Custeio de estoques, entre outros.

Roteirização de cargas

A roteirização de cargas garante a segurança dos produtos e dos funcionários que fazem o trajeto de carga ou descarga. 

Algumas ações são consideradas nesse processo tais como, o monitoramento dos veículos e o planejamento das rotas, de modo a tornar o percurso mais objetivo e seguro.

Criação do setor prevenção de perdas

A criação e desenvolvimento de uma área especializada em prevenção de perdas torna o processo muito mais ágil, eficaz e fluido.

O departamento de prevenção de perdas fará um trabalho focado na segurança e prevenção com ações críticas tais como:

  • Mapeamento de processos entre outros;
  • Auditorias;
  • Análises críticas;
  • Orientação quanto à procedimentos;
  • Melhoria contínua;
  • Conscientização quanto à desperdícios junto a cultura da empresa.

A criação desta nova área está relacionada aos itens anteriores, mas principalmente à mão de obra capacitada, para conduzir as etapas do processo, e com foco disponível no projeto.

Infelizmente, muitas empresas ainda deixam esse planejamento em segundo plano por não terem disponibilidade de pessoal capacitado para essa execução.

Perceba que a implementação de prevenção de perdas está além de técnicas, preferencialmente é preciso definir papéis dentro da organização e ter atuação ativa e constante. 

Indicadores de desempenho

A utilização de um sistema de indicadores de desempenho na prevenção de perdas é indispensável para avaliar o andamento do processo e os resultados obtidos. Os principais indicadores monitorados são:

  • Quantidade de perdas no período;
  • Valor das perdas;
  • Motivo ou tipo das perdas;
  • Percentual das perdas;
  • Perdas versus faturamento.

Investimento em treinamento e mão-de-obra

Para ter eficiência na segurança do patrimônio com a implementação da prevenção de perdas, é necessário contar também com profissionais capacitados e treinados.

Sistemas e processos dependem de pessoas capacitadas e engajadas na melhoria e prevenção de perdas.

Portanto, invista em treinamentos de capacitação e periódicos, em especial aos colaboradores envolvidos diretamente no processo.

Mas, entendemos que uma forma muito eficiente e econômica para a operacionalização e pessoal capacitado para a função de prevenção de perdas é a terceirização deste serviço.

O que as empresas de segurança patrimonial recomendam para prevenir perdas?

A terceirização de serviços é um dos segmentos mais completos em prevenção de perdas por ter expertise em segurança e processos. 

Para se ter ideia, a implementação dos processos de prevenção de perdas está diretamente ligada à segurança patrimonial, devido às suas medidas protetivas tais como sistemas antifurto, controles de portaria, monitoramento eletrônico e físico, dentre outras.

Veja alguns procedimentos indispensáveis para prevenir perdas e furtos, recomendados por empresas de terceirização de mão de obra e segurança patrimonial.

Controle de entradas e saídas de mercadorias: averiguar por meio de documentos fiscais, requerimentos e autorizações os materiais que estão circulando. Assim como fazer inspeções completas ou por amostragem para validar a documentação apresentada.

Monitoramento eletrônico: ter um bom sistema de monitoramento por câmeras de vigilância para observação, registro e, inclusive, inibição de potenciais criminosos.

Controle de acessos de veículos: fazer a identificação dos veículos, com registros de placas, data e hora de entrada e saída, autorização de entrada e motivo. Isso pode ser feito manualmente ou por meio de sistemas, porém, executado por um profissional capacitado.

Vigilantes patrimoniais: a presença de um vigilante é um dos benefícios de ter a terceirização de serviços de segurança nos processos de prevenção de perdas, a segurança patrimonial atuando em rondas e portaria é capacitada para identificar e lidar com situações e pessoas suspeitas.

Controle de entrada e saída de pessoas: assim como a identificação de veículos, o controle de entradas e saídas do público externo e interno é indispensável em processos de prevenção de perdas.

Funcionando para visitantes, fornecedores e outros através de controle por identificação, autorização e permanência; e para os funcionários por meio de crachás de identificação e similares.

Empresas logísticas, industriais ou centros de distribuição atacadistas e varejistas precisam estar atentos em especial ao trabalho de portaria e vigilância.

Veja que, todas as conferências e triagens precisam ser feitas com cautela, assim como o acesso de externos estritamente controlados.

Como funciona a terceirização da prevenção e perdas?

Por que a terceirização de mão de obra de prevenção de perdas facilita e dá muita qualidade ao processo?

Dentre os setores de mercado mais afetados por perdas, em especial por furtos e roubos, estão o varejo e a indústria.

Claro que, como você percebeu ao longo deste artigo, a prevenção de perdas está além do furto e roubo. Seu trabalho foca também ações que visam eliminar desperdícios e melhorar o processo como um todo.

No entanto, empresas que optam pela terceirização de prevenção e perdas têm mão de obra mais qualificada, além de reposição de faltas e outros benefícios. Essas são empresas mais bem sucedidas em evitar furtos e roubos, assim como em obter melhores resultados.

O motivo disso é terem a sua disposição, através da terceirização de prevenção e perdas, recursos tecnológicos e profissionais treinados colocando em prática um planejamento de segurança desenvolvido a partir das necessidades da sua empresa.

Porém, para garantir a segurança e eficiência dos processos de prevenção de perdas, faça uma boa pesquisa antes de contratar uma empresa de terceirização de serviços, certifique-se de sua idoneidade, experiência e reconhecimento no mercado.

Serviços de prevenção e perdas e o Grupo Iron

Transformar a prevenção de perdas em uma célula de controle e proteção pode ser feito por uma empresa de serviços experiente que ofereça segurança e a adequação necessária às necessidades do seu negócio.

O Grupo Iron está há quase 30 anos no mercado como uma das melhores empresas de facilities, segurança e serviços de portaria atuando com transparência, tecnologia e alta qualidade. Temos Certificação ISO 9001 desde 2002:

Empresa séria + ISO 9001 é ter uma grande vantagem, o serviço prestado flui com muita qualidade e muito poucos problemas.

Nossos clientes falam por nós, vale a pena conhecer

Clique aqui e seja atendido por um de nossos consultores para conhecer esta e outras soluções.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)