Saiba como reduzir custos da sua empresa com a terceirização de serviços de portaria e limpeza

Como reduzir custos e ter eficiência e qualidade quando é preciso manter somente o que for essencial para a continuidade dos negócios? Esse pode ser um desafio e tanto em tempos de crise e insegurança na economia, mas a terceirização de serviços de portaria e limpeza pode ajudar de forma rápida e segura.

Esclarecendo melhor, qualquer empresa que tenha uma visão consciente do seu negócio e do seu papel no mercado, busca meios de reduzir custos de maneira inteligente e sustentável.

E para isso a terceirização de serviços de portaria e limpeza pode ser uma excelente alternativa.

São muitos os benefícios de uma terceirização de portaria e limpeza, especialmente ganhando com um serviço de maior qualidade, redução de custos e de tempo.

Além disso, é um meio de direcionar o seu foco e energia para o seu core business enquanto uma empresa especializada cuida do seu operacional.

Gostaria de saber como é possível reduzir custos e obter vantagens com a terceirização de serviços de portaria e limpeza?

Fizemos um artigo com dicas valiosas para a sua gestão.

Entenda como a terceirização de serviços de portaria e limpeza pode ser uma excelente estratégia de redução de custos

Primeiramente, vamos entender o que são serviços de terceirização.

A terceirização é um processo onde são repassados para um profissional ou empresa especializada a obrigação de determinadas atividades, como por exemplo serviços de portaria, limpeza e conservação, segurança patrimonial, manutenção predial, entre outros.

Geralmente estas são atividades que não estão ligadas ao objetivo do seu negócio. De modo que, a empresa terceirizada se responsabiliza totalmente por elas, enquanto a contratante direciona os seus esforços para o objetivo central do seu negócio.

terceirização de limpeza

E de que forma os custos podem ser reduzidos com a terceirização de serviços de portaria e limpeza?

Muito se pode falar sobre as formas de redução de custos, benefícios e vantagens da terceirização, mas aqui trataremos de 4 das mais relevantes e que tenho certeza de que irão ajudar muito no seu negócio:

  • Redução de desperdícios;
  • Produtividade e otimização de tempo;
  • Qualidade nos serviços prestados;
  • Redução e estimativa de custos.

Redução de desperdícios

Vamos começar por um ponto que é sensível em qualquer empresa:

O desperdício e como reduzi-lo.

Um serviço de qualidade é aquele que é feito sem desperdícios ou mesmo sem utilizar materiais de um custo maior desnecessariamente.

Veja que esta é uma das vantagens em contratar serviços de terceirização da limpeza e conservação para sua empresa.

Uma empresa de limpeza profissional é responsável pelo controle de utilização dos produtos, assim como pela escala de compras, o que agrega valor a cada aquisição, de modo que sejam utilizados bons produtos e equipamentos, por um custo menor, e com mais qualidade e eficiência.

Produtividade e otimização de tempo

A opção pela terceirização de serviços de limpeza e conservação contribuirá para seus resultados de forma significativa.

De imediato, o prestador de serviços de limpeza e conservação por ter a expertise necessária, poderá executar a atividade em tempo reduzido e com uma qualidade superior.

A terceirização de serviços que se tornou sinônimo de produtividade, passou a ser uma prática cada vez mais comum entre as empresas e condomínios que buscam eficácia, excelência na qualidade do serviço e um atendimento ao cliente profissional e personalizado.

Uma empresa de terceirização de limpeza e conservação que realmente funciona é aquela que:

  • Está sempre presente atendendo as reais necessidades do cliente;
  • Fornece soluções otimizadas com metodologias de asseio modernas e eficientes;
  • Usa de tecnologia para seus controles operacionais;
  • Mede os resultados de seu trabalho constantemente e os entrega ao cliente de forma transparente.

Além disso, um serviço de limpeza e conservação especializado em sua empresa impacta no dia a dia dos funcionários e promove um ambiente mais agradável e funcional.

Acima de tudo, evita doenças e descontentamento dos colaboradores, afinal todos valorizam a limpeza e a assepsia.

Qualidade nos serviços prestados

A terceirização de serviços de portaria e limpeza oferece profissionais qualificados e atualizados. É, ainda um dos setores da terceirização que mais tem crescido e para acompanhar esse crescimento é necessário ter pessoal capacitado.

Portanto, serviços de portaria precisam ter profissionais de controle de acesso com postura adequada, boa apresentação, bem treinados e com habilidades em:

  • Atendimento cordial e eficiente ao público interno e externo;
  • Atenção constante ao entorno e situações suspeitas;
  • Foco na movimentação de entrada e saída de pessoas, veículos, etc;
  • Capacidade de cumprir procedimentos com rigor evitando riscos aos usuários;
  • Conhecimento para utilizar equipamentos e sistemas de acesso;
  • Experiência e bom senso para lidar com as mais variadas situações.

Ou seja, é importante ter à disposição um profissional no controle de acesso competente e de confiança, de modo que sua empresa cause uma primeira boa impressão já na entrada.

A partir do momento em que a responsabilidade da atividade é transferida para a empresa terceirizada, esta precisa fornecer um serviço que atenda não só as exigências contratuais, mas também às expectativas e necessidades do contratante.

Vale lembrar que, a terceirização de limpeza e portaria à medida que tem conquistado o seu espaço no mercado, o nível de exigência e eficiência também aumentou, isso para garantir a satisfação de seus clientes e autoridade no segmento.

Redução e estimativa de custos

Esse é um dos principais aspectos analisados pelo empreendedor ao optar pela terceirização de serviços de portaria e limpeza, ou mesmo em segurança patrimonial, manutenção, entre outras.

Isso permite que o contratante tenha o custo fixo mensal desses serviços sem variações, conforme o combinado em contrato.

Para se ter uma ideia, a empresa contratante não tem qualquer responsabilidade com os custos de folha de pagamento e benefícios dos profissionais que foram disponibilizados para prestar serviços.

Estes são de total gerenciamento e responsabilidade da terceirizada.

Essa regra é válida desde que o prestador de serviços se mantenha em dia com suas obrigações fiscais e previdenciárias, vamos falar mais sobre isso logo adiante.

Financeiramente, é aí que pode estar a redução de custo mais expressiva.

O segredo do equilíbrio financeiro de uma empresa está em saber onde cada centavo é gasto.

Cuidados que precisam ser tomados na terceirização de serviços de portaria e limpeza

A terceirização de serviços de portaria e limpeza é uma opção muito vantajosa para a empresa que decide contratá-la, porém, como qualquer outro serviço é preciso observar alguns pontos e tomar certos cuidados.

O primeiro ponto é ter definido exatamente que tipo de serviço é necessário terceirizar, de modo a evitar gastos desnecessários ou mesmo esforços com atividades que poderiam ser feitas por um terceiro.

É indispensável buscar um parceiro idôneo e com grande expertise. Antes de fechar um contrato procure por:

  • Referências financeiras e comerciais;
  • Certidões negativas;
  • Situação jurídica;
  • Certificados de qualidade;
  • Tenha, para ambas as partes, todas as tarefas e responsabilidades muito bem definidas e estabelecidas em contrato.

Pode ajudar e muito, se você baixar este conteúdo gratuito, é um guia completo para diminuir seu risco na contratação de uma empresa de terceirização.

guia contratação de terceiros

Como já mencionamos acima, apesar da característica de independência na terceirização de limpeza e portaria, a empresa contratante responde solidariamente em caso de problemas com os funcionários designados.

Para isso, verifique com a contratada os recolhimentos trabalhistas, ficha de colaboradores e possíveis questões legais.

Assim, sendo o prestador idôneo ele deve comprovar mensalmente os recolhimentos relativos aos funcionários que estão alocados em sua empresa.

Entenda que não deve existir nenhuma subordinação direta entre os funcionários que prestam o serviço e a empresa contratante. Isso pode ser caracterizado de forma ilícita, resultando em passivos trabalhistas e dores de cabeça para a sua empresa.

Por último e não menos importante, cuidado com empresas oferecendo preços muito baixos e abaixo da média praticada. Milagres não existem!

Uma boa parceria comercial é embasada em condições favoráveis para ambas as partes. É importante reduzir custos, mas também é preciso garantir que essa redução não saia caro no futuro.

Aposte na terceirização de serviços

Podemos perceber que são muitas as vantagens de uma terceirização de serviços de portaria e limpeza. Especialmente em momentos de crise, sendo uma boa alternativa de redução de custos.

Além disso, existe o ganho em qualidade e produtividade de um serviço executado por uma empresa especializada e com reconhecimento no mercado.

Busque uma empresa que atenda às suas necessidades com eficiência e alto padrão, garanta economia com qualidade.

O Grupo Iron, com quase 30 anos no mercado e Certificação de qualidade ISO 9001 desde 2002, tem autoridade e excelência em terceirização de serviços de portaria, limpeza e segurança patrimonial e está pronto para te ajudar.

Você pode saber aqui o que os clientes da Iron mais valorizam no nosso trabalho, vale a pena ver!

Somos referência no mercado com 44% dos clientes há mais de 10 anos conosco e índices de satisfação de clientes chegando bem perto mesmo de 100% medidos mensalmente.

Conheça melhor a marca Grupo Iron e tire todas as suas dúvidas.

Você achou que este conteúdo foi útil?

Compartilhe e deixe seu comentário! Até Breve!

2 comentários em “Saiba como reduzir custos da sua empresa com a terceirização de serviços de portaria e limpeza”

  1. Embora a contratacao de um terceiro, nao possa ser norteada apenas pela reducao de custos , e sim pela qualidade e eficiencia dos servicos. Porem e sempre bom ter tambem uma reducao dos custos , principalmente neste momento.

    Responder

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)