Como fazer uma boa gestão de condomínio?

Diferentemente do que muitos pensam, uma gestão de condomínio não se baseia apenas na cobrança de taxas dos moradores.

A pessoa responsável pela gestão de condomínio deve ter conhecimento aprofundado em contabilidade, legislação trabalhista, civil e noções de administração, além de ser alguém com competências de um líder e que saiba mediar conflitos.

A gestão de condomínio pode ser comparada a uma gestão empresarial. Além das questões interpessoais, há muito conhecimento específico necessário para que a gestão condominial não sofra com conflitos e prejuízos.

Hoje vamos dar dicas de como administrar um condomínio da melhor forma possível, destacando quais aspectos da gestão condominial são essenciais para um trabalho de excelência.

Confira!

Como funciona a gestão de condomínio?

síndico fazendo gestão de condomínio

Administrar um Condomínio significa ter cuidado e atenção com todos os aspectos da área de moradia.

Assim, o trabalho de um síndico no gerenciamento de condomínios naturalmente envolve tarefas como reuniões de assembleia, fiscalização de funcionários, transmissão de comunicados, entre outras.

Porém, há também na gestão condominial toda a parte administrativa que precisa ser coordenada por alguém.

Muitas vezes, essa tarefa é designada a uma empresa especialista em gerenciamento de condomínios, ou seja, uma administradora condominial. Esta pode ser uma boa opção, mas que deve ser bem analisada pelo síndico e moradores.

Quais tarefas estão inclusas na parte administrativa de uma gestão de condomínio?

  • Administração financeira no gerenciamento de condomínios;
  • Recolhimento de impostos na gestão condominial;
  • Questões trabalhistas no gerenciamento de condomínios.

Vejamos um pouco mais sobre elas:

Administração financeira

A parte financeira é aquela que cuida do dinheiro que circula no condomínio.

Como sabemos, condomínios têm diversas contas a serem pagas todo mês. É preciso muita organização com essa parte, já que uma conta sem pagar pode causar muitos problemas na gestão condominial. Em geral, essas pendências são:

  • Água e energia elétrica;
  • Gás;
  • Funcionários e terceiros (porteiros, faxineiras, zelador, jardineiro, vigilância, etc).

Outro ponto crucial na parte financeira de uma gestão de condomínio é a taxa condominial. Moradores inadimplentes são um desafio constante para a gestão condominial.

É preciso manter um controle rígido para acompanhar devedores fazendo a cobrança correta, nos prazos devidos, para não cometer nenhum equívoco desagradável no gerenciamento de condomínios.

Recolhimento de impostos

O recolhimento de impostos também é uma das principais obrigações da gestão de condomínio.

O não pagamento dos impostos e cumprimento das obrigações fiscais pode resultar em problemas financeiros e até mesmo judiciais afetando não só a gestão condominial como os condôminos.

Atrasar o pagamento dessas taxas acarreta multa e juros, além de ter o nome do condomínio incluído na Dívida Ativa da União (DAU), que é uma lista de entidades devedoras.

Questões trabalhistas

A gestão de condomínio também deve garantir que as questões referentes à legislação trabalhista estejam sendo cumpridas corretamente.

Questões como carga horária, turnos, remuneração, benefícios, entre outros aspectos, devem ser respeitados na gestão condominial.

E da mesma forma também, as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho que protegem o colaborador de possíveis acidentes de trabalho de acordo com a Lei Nº 6.514.

Boas práticas na gestão de condomínio

Como vimos, a gestão condominial é muito mais do que as tarefas de mediação entre moradores e seus interesses.

Muitos aspectos são componentes de uma boa gestão de condomínio e é preciso estar atento a todos eles para executar um trabalho satisfatório. Vejamos algumas dicas de como fazer uma boa gestão de condomínio:

Mas, antes você pode querer melhorar o seu controle de acesso.

Mantenha o diálogo na gestão de condomínio

Agradar a todos é muito difícil, mas mantendo um diálogo é possível chegar a acordos mais facilmente.

Uma gestão de condomínio precisa ser aberta ao diálogo com os moradores, que são os componentes mais importantes na organização da gestão condominial.

Pensando assim, escute, fale, discuta e tente sempre propor a melhor solução em qualquer situação.

Principalmente porque pode acontecer de alguns moradores não serem cooperativos no cumprimento de regras e regulamento interno.

E isto, muitas vezes, pondo até em risco o bem estar e segurança de todos. Definitivamente ser síndico não é fácil!

Seja transparente na gestão de condomínio

Uma gestão de condomínio harmoniosa é transparente e não deixa espaço para mal entendidos. Além de permitir um controle de gastos mais assertivo, a confiança dos moradores na gestão condominial se fortalece.

Procure esclarecer os valores gastos, adote ferramentas que permitam que os moradores tenham sempre acesso a esses números e, se possível, invista em uma reserva de emergência na sua gestão condominial para imprevistos.

Automatize a gestão de condomínio

Equipamentos e sistemas eletrônicos auxiliam muito na eficiência da gestão de condomínio, como por exemplo, catracas eletrônicas, CFTV e sistemas de controle de acesso.

Estes, na gestão condominial, além de tornarem a vivência no condomínio mais segura, também auxiliam no controle e monitoramento de quem entra e quem sai do local.

Terceirize serviços complexos na sua gestão de condomínio

Como dito anteriormente, existem empresas especializadas em como administrar um condomínio .

Outros serviços são comumente terceirizados na gestão condominial de forma a potencializar o gerenciamento de condomínios e obter vantagens de investir em terceirização da mão de obra.

Serviços terceirizados devem receber atenção especial na gestão de condomínio através de contratos, comprovantes mensais de recolhimentos de FGTS, INSS e outros.

Importantíssimo na gestão condominial é a apresentação pelo prestador de serviços de Certidões Negativas de Débitos, você vai encontrar a lista completa dessas certidões no nosso blog.

No que afinal focar para uma gestão de condomínio de sucesso?

O síndico ou administrador com foco nas prioridades, ganha tempo e mantém a gestão de condomínio sem grandes problemas, ganha a confiança de todos, moradores e funcionários e tem mais tempo para as próprias prioridades.

Portanto, siga estes passos, vão ajudar e muito:

  • Foque no Recolhimento em dia de impostos e assim você vai acertar em como administrar um condomínio;
  • Cuide da saúde financeira da gestão de condomínio e acertará em cheio em como administrar um condomínio;
  • Não permita a alta taxa de inadimplência e terá sucesso em como administrar um condomínio;
  • Atenção a documentação legal de serviços contratados e não terá problemas em como administrar um condomínio.

Gostou das nossas dicas de como fazer uma boa gestão de condomínio? Confira também: Controle de acesso: Saiba o porquê esse procedimento é tão importante para a segurança.

Aqui no Grupo Iron nossos esforços estão voltados na excelência da prestação de serviços e na alta fidelização de nossos clientes. Além disso, possuímos Certificação ISO 9001 e CRS (Certificado de Regularidade em Segurança).

O Grupo Iron é uma das melhores empresas de serviços de segurança, portaria e limpeza em Campinas e região como também é uma das melhores empresas de segurança, portaria e limpeza em Jundiaí no estado de São Paulo.

Conheça nossos índices de comprovação de excelência na qualidade e depoimentos de nossos clientes.

Espero que este conteúdo tenha sido útil a você, compartilhe e deixe seu comentário isso nos ajuda a criar outros posts de seu interesse!

Nós do Grupo Iron, com quase 30 anos de experiência e reconhecimento de mercado, estamos prontos a ajudá-lo e se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar.

3 comentários em “Como fazer uma boa gestão de condomínio?”

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)