Coleta seletiva em condomínios: 6 dicas de como implantar!

Uma prática cada vez mais comum é a coleta seletiva em condomínios. Aqui trataremos de como funciona a reciclagem em condomínio, como implantar coleta seletiva em condomínio, como armazenar lixo em condomínio e outras dicas importantes. Não perca este conteúdo sobre reciclagem em condomínio!

Atualmente a questão ambiental tem ganho importância e espaço de discussão.

A prática de coleta seletiva se dá pela separação prévia de resíduos segundo sua constituição ou composição e visa auxiliar no processo de reciclagem em condomínio. 

Na coleta seletiva em condomínios, é essencial que todos os moradores estejam comprometidos com a tarefa e assumam a responsabilidade de separar corretamente os resíduos que descartam.

Se você pretende aderir à coleta seletiva, continue acompanhando este artigo.

Explicaremos a importância dessa ação, além de dar dicas de como começar o processo de adaptação a novos hábitos para a coleta seletiva em condomínios.

Se interessou? Então vamos em frente!

Qual a importância da coleta seletiva em condomínios?

Em 2010, com a regulamentação da “Lei do Lixo”, a responsabilidade de como armazenar lixo em condomínio se tornou obrigatória o que fez crescer o número de praticantes da coleta seletiva em condomínio e a conscientização ambiental.

Sabendo que cada tipo de resíduo tem seu próprio processo de reciclagem, a coleta seletiva auxilia no descarte correto daquilo que pode ser reciclado e do que não pode, levando tudo para o lugar correto e definindo como armazenar lixo em condomínio.

Além disso, a coleta seletiva em condomínios residenciais estabelece uma organização na forma como os moradores descartam seu lixo, evitando problemas como lixo espalhado no lugar errado e mal cheiro na área residencial. 

Vale dizer que a reciclagem em condomínio protege o meio ambiente de um resíduo misturado que demora muito mais tempo para se decompor.

separação de lixo reciclável

Veja que a coleta seletiva em condomínios pode inclusive trazer benefícios para os próprios moradores, além da regular a prática da reciclagem em condomínio. 

Os resíduos reutilizáveis na coleta seletiva em condomínios podem ser vendidos para empresas, cooperativas de reciclagem ou tratadoras, o dinheiro arrecadado muitas vezes é utilizado para reparos e melhorias solicitadas pelos próprios condôminos. 

Em meio a tantas atribuições diárias e mesmo contratuais síndicos de condomínios sofrem pressões para implantar uma coleta seletiva eficiente ao mesmo tempo que empenham-se em acertar em como atuar positivamente e fazer uma boa gestão de condomínio.

Mas como implementar a coleta seletiva em condomínio?

Dicas para implantar coleta seletiva em condomínios

Como vimos, conscientizar sobre a reciclagem em condomínio é uma política muito importante nos dias de hoje, além de que também traz benefícios a comunidade.

Mas, para quem nunca trabalhou com coleta seletiva em um condomínio, o processo pode ser um pouco desconhecido, por isso trouxemos algumas dicas que serão um guia para quem busca começar.

Se você quer saber como implantar coleta seletiva em condomínio, siga estes passos!

  1. Conscientização da reciclagem em condomínio;
  2. Planejamento da reciclagem em condomínio;
  3. Orientação da reciclagem em condomínio;
  4. Disponibilização de equipamentos para a reciclagem em condomínio;
  5. Treinamento efetivo da reciclagem em condomínio;
  6. Prática e monitoramento em reciclagem em condomínio;

1. Conscientização 

O primeiro passo da coleta seletiva em um condomínio é a conscientização de todos os moradores.

Assim, explicar a eles como implantar coleta seletiva em condomínio e quais os benefícios que essa prática representa é essencial para que tenham o compromisso de seguir as orientações da forma correta.

2. Planejamento

Essa etapa da coleta seletiva em condomínios residenciais é aquela em que as informações serão colocadas no papel. Faça um levantamento de:

  • número de moradores do condomínio;
  • quantidade média diária de resíduos gerados quando da coleta de lixo em condomínio residencial;
  • tipos de resíduos que impactam na coleta seletiva em condomínios (papel, alumínio, plástico, vidro, orgânicos e perigosos);
  • onde os resíduos ficarão acumulados até a coleta de lixo em condomínio residencial;
  • quem será responsável pelo transporte dos resíduos (prefeitura, cooperativa, empresa privada) da coleta de lixo em condomínio residencial;
  • para onde serão encaminhados os resíduos da coleta seletiva em condomínios;
  • definir procedimentos de limpeza dos resíduos da coleta de lixo em condomínio residencial.

3. Orientação

Após definir os principais detalhes da coleta seletiva em condomínios residenciais comunique todos os colaboradores sobre os procedimentos, esclarecendo todas as etapas de reciclagem em condomínio e a forma de como implantar coleta seletiva em condomínio. 

O quesito como implantar coleta seletiva em condomínio envolve:  

  • como armazenar lixo em condomínio;
  • onde manter as lixeiras na coleta de lixo em condomínio residencial;
  • como manter a área de armazenamento devidamente organizada e limpa;
  • frequência da coleta seletiva em condomínio residencial;
  • quais as lixeiras corretas para cada tipo de resíduo na coleta seletiva em condomínio.

4. Disponibilização de equipamentos

Alguns equipamentos são imprescindíveis para a realização da coleta seletiva em condomínios.  Sacos plásticos, botas, luvas e outros EPI’s.

Na reciclagem em condomínio lixeiras com adesivos devem estar uma ao lado da outra, em locais acessíveis e de fácil visualização mostrando como armazenar lixo em condomínio.

E mais, é preciso ter atenção com a embalagem, o lixo pode gerar odores e vazamentos na coleta de lixo em condomínio residencial.

Estes são alguns dos componentes necessários para a coleta seletiva em condomínios.

Veja algumas ideias de sinalizações para ajudar em como armazenar lixo em condomínio.

placa coleta seletiva

5. Treinamento

Treinamentos são a melhor forma de colocar em prática tudo aquilo que já foi repassado em teoria sobre a coleta de lixo em condomínio residencial.

Dessa forma, tenha certeza de passar todas as orientações e observar com cuidado se tudo está sendo feito da forma correta de como implantar coleta seletiva em condomínio.

6. Prática e monitoramento da coleta seletiva em condomínios

Após colocar todo o planejamento da coleta seletiva em condomínios residenciais em prática, não se esqueça de supervisionar esse trabalho frequentemente.

Claro que isso garante que as atividades de reciclagem em condomínio estarão sempre em conformidade com o que foi determinado. 

Empresa de coleta seletiva em condomínios residenciais

Para as cidades que não contam com um programa de reciclagem em condomínio ou para quem procura alguma opção mais prática de coleta seletiva em condomínios residenciais uma ótima solução são as empresas privadas especializadas nesse serviço.

Além de contar com profissionais treinados para a coleta seletiva, também não há a necessidade de se preocupar com os equipamentos, que são fornecidos pela empresa. 

Esta é uma forma de garantir que a coleta seletiva em condomínios seja mais eficiente e que atenderá a seus moradores, sem preocupações e gastos extras.

Gostou das dicas de como implantar a coleta seletiva em condomínios? Confira também o que fazer com barulho em condomínio!

Aqui no Grupo Iron nossos esforços estão voltados na excelência da prestação de serviços e na alta fidelização de nossos clientes. Além disso, possuímos Certificação ISO 9001 e CRS (Certificado de Regularidade em Segurança).

O Grupo Iron é uma das melhores empresas de serviços de limpeza e conservação em Campinas e região como também é uma das melhores empresas de limpeza e conservação em Jundiaí no estado de São Paulo.

Conheça nossos índices de comprovação de excelência na qualidade e depoimentos de nossos clientes.

Espero que este conteúdo tenha sido útil a você, compartilhe e deixe seu comentário isso nos ajuda a criar outros posts de seu interesse!

Nós do Grupo Iron, com quase 30 anos de experiência e reconhecimento de mercado, estamos prontos a ajudá-lo e se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)